Cristiano Santana - Uma visão do mundo

Você é a favor da proibição de pregações religiosas nos trens?


Por Cristiano Santana

Quem utiliza o serviço de transporte ferroviário do Rio de Janeiro, administrado pela Supervia, pode facilmente encontrar cartazes afixados no interior das composições com o seguinte texto:

Processo 2009.002.02539

Em razão de ação proposta pelo Ministério Público a 12ª Câmara Cível proibiu qualquer forma de manifestação religiosa nos trens.  O descumprimento dessa determinação é passível de cessão coercitiva.

Evidentemente, tal decisão gerou intensas discussões.  O leitor deste artigo provavelmente já tem uma opinião formada a respeito. Entretanto, é preciso  ressaltar que muitas vezes adotamos opinião a respeito de determinado tema por mero impulso. Não nos preocupamos em buscar as informações necessárias ao correto julgamento da razão, principalmente aquelas pertencentes ao contexto de determinado acontecimento, fato ou notícia. 

Por isso, achei importante trazer ao público alguns trechos das decisões de primeira e de segunda instância do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em resposta à ação impetrada pelo Ministério Público.

A Constituição assegura a liberdade religiosa, sendo certo que ela se compreende em algumas formas de expressão, dentre estas a liberdade de crença e a liberdade de culto. Conforme afirma o Il. Doutrinador José Afonso da Silva, em seu Curso de Direito Constitucional Positivo: ‘Na liberdade de crença está a liberdade de escolha da religião, a liberdade de aderir a qualquer seita religiosa, a liberdade (ou o direito) de mudar de religião, mas também compreende a liberdade de não aderir a religião alguma assim como a liberdade de descrença, a liberdade de ser ateu e de exprimir o agnoticismo. Quanto a liberdade de culto ficou preceituado no art. 5º, VI da CRFB, que é assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantia,na forma da lei, proteção aos locais de culto e as suas liturgias’.

Voltando ao ensinamento do doutrinador supra descrito, este afirma naquela mesma obra que é evidente que não é a lei que vai definir os locais do culto e suas liturgias. Isso é parte da liberdade do exercício dos cultos, que não está sujeito a condicionamento. É claro que há locais, praças por exemplo, que não são propriamente locais de culto’. Ou seja, ocorre uma verdadeira contraposição entre as liberdades de crença de cada usuário da Supervia. Enquanto alguns professam a crença evangélica mediante a realização de culto dentro dos vagões, outros são obrigados a participar do culto em detrimento da sua própria crença. Deste modo, é imperioso resguardar a liberdade de crença que está sendo violada.

A proibição de realização de culto dentro dos vagões de forma alguma irá afrontar o preceito constitucional que assegura a liberdade de culto, posto que esta não é absoluta devendo ser observado o local de sua realização. Em regra, os cultos devem ser realizados nos templos posto que são edificações com características próprias da respectiva religião, ocasionalmente os cultos podem ser realizados em locais públicos, tais como praças e logradouros. É corrente que os usuários da Supervia não ingressam nos vagões em busca da participação em culto, mas sim com o objetivo de exercer seu direito de ir e vir, sendo certo que não lhes restam muitas opções diante do sistema viário operante. Enquanto que pessoas que se dirigem a uma praça em que será realizado um culto, exercem um juízo de conveniência e oportunidade para permanecer ou não no local. O periculum in mora está configura do na violação do direito supra descrito, conforme pode ser aferido no DVD juntado aos presentes autos.

Quanto ao mérito, há que destacar que, como bem foi destacado nas informações prestadas, que existe um conflito de interesses envolvendo o exercício de liberdade religiosa. Isto porque não se discute que seja constitucionalmente tutelado o livre exercício da fé pelo Impetrante, de forma que esta possa professá-la livremente. Contudo, esta mesma garantia individual também se concretiza de forma a que ninguém seja obrigado a assistir cultos, cerimônias ou quaisquer outras celebrações de outra religião que não a sua, ou até de nada presenciar, seja por não lhe ser oportuno e conveniente fazê-lo, seja por lhe ser garantido até não ter nenhuma religião.

Sabe-se ser comum que pessoas se reúnam em parques, praças e outros logradouros públicos e ali passam a desenvolver atividade religiosa, de forma que, quem quiser, poderá dela se aproximar e assistir ou até participar, estando livre para dali se retirar quando bem o quiser ou entender, ou até passar “ao largo”, sem que ali se reúna aos outros assistentes ou participantes, como, aliás, acontece nos templos e igrejas, cujas portas, normalmente, são mantidas abertas para que quem quiser, entre, assista e até participe.

Contudo, isto já não se afigura desta forma num ambiente de transporte coletivo, no qual as pessoas tiveram de previamente arcar com o pagamento da tarifa e que, caso alguém que não esteja engajado numa prática religiosa, deverá dali sair, às vezes sem conseguir alocação em outro vagão, ou até se deparando neste outro com outra celebração religiosa que não lhe interesse. Enquanto usuário de transporte coletivo, ele pagou a tarifa exigida e tem direito à tranquilidade durante a sua locomoção. Ademais, não se trata de local de onde possa o “incomodado se mudar”, posto que as paradas nas estações acontecem entremeadas com alguns longos trechos de movimento ininterrupto.

Desta forma, é muito diversa a situação dos usuários de um serviço de transporte coletivo como este, daqueles que, passando pela rua, resolvem entrar num templo ou igreja, ou parar para assistir em logradouro público uma manifestação daquela natureza.

Remonta ao Iluminismo um brocardo jurídico que bem se adequa à hipótese vertente: “o direito de um cessa quando se inicia o direito de outrem”. Ninguém pode ser compelido a assistir ou a indiretamente participar de culto, cerimônia ou manifestação religiosa, seja porque naquele momento não possa dali sair ou mudar de vagão, seja porque soa como um verdadeiro absurdo que alguém tenha de abandonar aquele trem e ingressar noutro, simplesmente para “fugir” daquela manifestação que o incomodava e em face da qual não pretendia continuar a sofrer tal constrangimento.

Creio que agora o leitor terá mais subsídios para emitir uma opinião mais abalizada sobre a decisão do TJ-RJ de proibir pregações religiosas no interior dos trens.
Leia mais 0 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

0 comentários



Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Veja também:

Graça e Paz!

  • Busque no Blog


  • Quem Sou
      Servo de Deus e amante da boa leitura. Apaixonado por Teologia, Filosofia, Psicologia, Ciências e fatos gerais do universo cristão. Neste humilde espaço compartilho de minha visão sobre o mundo e assuntos relacionados à vida espiritual. Fique à vontade para concordar ou discordar de minhas colocações, afinal, você é livre! Aguardo seus comentários! Visualize meu perfil completo
  • Versículo do Dia

    Ache-me no Facebook

    Cristiano Santana Uma Visao Mundo

    Criar seu atalho

    Meus Tweets

    Seguidores

    Siga @cristianowriter

    Blogs que acompanho

    • POINT RHEMA
      Assembleia de Deus no Japão comemora 33 anos de fundação
      Há 4 horas
    • Cristianismo Radical
      Jimmy Swaggart, televangelista americano, morre aos 90 anos
      Há 2 dias
    • Voltemos ao Evangelho
      Por que doutores em Teologia cometem adultério?
      Há 2 dias
    • Púlpito Cristão
      How to Login and Start Betting Game on Win123
      Há 3 dias
    • Desafiando a Nomenklatura Científica
      Darwin, nós temos um problema muito sério - já estão intitulando artigos com a palavra proibida: Design!
      Há uma semana
    • Confraria Pentecostal
      Romanos 9
      Há 3 semanas
    • Olhar Cristão
      A luta do Papa Francisco contra a chaga da pedofilia aberta pelos padres católicos.
      Há 2 meses
    • Amigo De Cristo Notícias Cristãs
      Hello world!
      Há 4 meses
    • [Blog do Ciro] ®
      A Promessa de Provisão | ​⁠Lição 11 | CPAD | EBD | ​⁠​⁠​⁠​⁠​⁠​⁠​⁠@cirozi...
      Há 6 meses
    • Eliseu Antonio Gomes
      Luciano Bacci usa nome da Record TV e Cidade Alerta para propagação de fake news?
      Há 2 anos
    • Micheline Gomes
      Vivo Y55 Schematic Diagram
      Há 3 anos
    • Renato Vargens
      Por que estudar teologia avançada?
      Há 3 anos
    • BLOG DO PR. ALTAIR GERMANO
      A Teologia do Espírito Santo nos Pais da Igreja
      Há 5 anos
    • Bereianos | Apologética Cristã Reformada
      Confessionalidade madura também se expressa através de submissão e coerência
      Há 5 anos
    • Newton Carpintero, pr. e servo
      Como poderei agradecer a Deus com a frase mais correta?
      Há 6 anos
    • Design Inteligente
      A Origem: como começou a vida na Terra (em português)
      Há 6 anos
    • CRISTIANISMO EM DIA
      HOMO LUPUS HOMINI
      Há 6 anos
    • Genizah
      A ONFALOLOGIA SISTEMÁTICA
      Há 7 anos
    • Cinco Solas
      Disjunções arminianas injustificadas
      Há 7 anos
    • O contorno da sombra
      O pastor que virou caminhoneiro crossdresser
      Há 7 anos
    • Blog do Antonio Wilmar
      O Futuro Governo Mundial
      Há 7 anos
    • Púlpito Cristão
      Atriz pornô se converte: "Deus mudou minha vida"
      Há 8 anos
    • Prossigo para o Alvo... Fp 3.14
      A NOBRE MISSÃO DE ENSINAR... E SEUS CUIDADOS.
      Há 8 anos
    • A Igreja ao Gosto do Freguês
      Pastor faz fiéis beberem óleo de motor para demonstrar "poder de Deus"
      Há 8 anos
    • Blog do Cantini
      Agradecimento II
      Há 8 anos
    • Geração que Lamba
      Mudança de Endereço
      Há 8 anos
    • Teologia Pentecostal
      A Reforma Protestante não tem dono!
      Há 8 anos
    • Blog do Pr. Marcos Serafim
      Verdades do Evangelho
      Há 8 anos
    • Marketing para a Escola Dominical
      O BIG BANG, O UNIVERSO ETERNO E O CRIACIONISMO - PARTE 7
      Há 9 anos
    • Geremias do Couto
      Porque não sou devoto de "teologia brasileira"
      Há 9 anos
    • Mestres - Teologia & Debates
      Reforma para a vida
      Há 9 anos
    • ASSEM-BEREIA DE DEUS
      AD de Pernambuco apresenta 250 diáconos do Recife e dos setores no quinto dia de sua EBO
      Há 9 anos
    • Humor Cristão
      BRIGA DE MALAFAIA COM BOECHAT
      Há 10 anos
    • A ÚNICA VERDADE DENTRO DA SUA PRÓPRIA BÍBLIA
      Onde você quer passar a eternidade???
      Há 10 anos
    • Verba volant scripta manent
      Cuidado com a idolatria
      Há 11 anos
    • Visite nosso novo endereço www.adonainews.com.br
      Rodolfo Abrantes (ex- Raimundos) fala sobre idolatria gospel na igreja Batista da Lagoinha
      Há 11 anos
    • Hermeneutica
      Há 12 anos
    • veSHAME gospel
      Teste. A sua mente está sendo controlada?
      Há 12 anos
    • Sem forma!
      Confissões, desabafo e a promessa de volta
      Há 13 anos
    • Exejegues
      IDÉIA BRILHANTE! GRANDE PROPOSTA! DE UM CASAL DA UNIVERSAL
      Há 15 anos
    • Tiago Bertulino

    Últimos Artigos

    Powered by Blogger Widgets

    Sites que me indicam

    www.e-referrer.com

    Inscreva-se

    Postagens
    Atom
    Postagens
    Comentários
    Atom
    Comentários

    Newsletter

    Informe seu endereço de email

    Delivered by FeedBurner

    Central Blogs
    Religion
    billiga flyg till london

    Divulgue este blog!

    Image Hosted by ImageShack.us

    Blogs Parceiros



    Arquivo do blog

    • ► 2013 (2)
      • ► novembro (2)
    • ► 2012 (75)
      • ► julho (9)
      • ► maio (4)
      • ► abril (6)
      • ► março (4)
      • ► fevereiro (21)
      • ► janeiro (31)
    • ▼ 2011 (38)
      • ▼ dezembro (31)
        • "Contradições bíblicas": Se Deus é amor, como pôde...
        • Estudos e esboços bíblicos: "O lugar onde Jesus qu...
        • Assim diz a Sociologia Jurídica: PLC 122/2006 apro...
        • Assim diz a Sociologia Jurídica: PLC 122/2006 apro...
        • Igreja que prega "cura de gays" na TV deve ser pun...
        • A depravada Lady Gaga cantando uma canção de Natal?
        • Devem os cristãos celebrar o Natal?
        • O nascimento de Jesus: Um genial cordel sobre o ve...
        • Esboços bíblicos: Uma mensagem de Jesus à Laodicéi...
        • Você é a favor da proibição de pregações religiosa...
        • Enganoso é o coração: o perigo da autoilusão
        • A desproporcionalidade entre as aflições deste tem...
        • Onde está Deus? Veja a resposta de Bono Vox da ban...
        • A morte de Steve Jobs e a sua relação com o excess...
        • Afinal de contas, os evangélicos são ou não bem ed...
        • Alerta aos pastores sobre um grupo de pregadores g...
        • Cientistas anunciam avanço na busca por ‘partícula...
        • Resenha de livros: O caso [de canibalismo] dos exp...
        • Planejamento para o concurso público: Onde você qu...
        • Criança vê, criança faz!
        • Deputado da causa gay Jean Wyllys vira fã do pasto...
        • O que fazer (além de apenas orar) para passar em c...
        • Debate sobre homofobia termina em bate-boca no Senado
        • Dinâmicas de grupo para EBD (Escola Bíblica Domini...
        • Pregações bizarras: a traumatizante mensagem "Trau...
        • Pregações bizarras: a traumatizante mensagem "Trau...
        • Partido Social Cristão (PSC) mudará o nome para Pa...
        • Série Bíblias Eletrônicas: PC Study Bible
        • Justiça obriga cemitério evangélico a enterrar cor...
        • A infeliz campanha da Igreja do pastor Juanribe Pa...
        • O que é o tempo?
      • ► novembro (4)
      • ► setembro (1)
      • ► junho (1)
      • ► maio (1)
    • ► 2010 (71)
      • ► outubro (6)
      • ► setembro (16)
      • ► agosto (9)
      • ► julho (11)
      • ► junho (5)
      • ► maio (1)
      • ► abril (4)
      • ► fevereiro (2)
      • ► janeiro (17)
    • ► 2009 (115)
      • ► dezembro (20)
      • ► novembro (1)
      • ► julho (1)
      • ► junho (23)
      • ► maio (25)
      • ► abril (30)
      • ► março (14)
      • ► janeiro (1)
    • ► 2008 (57)
      • ► dezembro (7)
      • ► novembro (21)
      • ► outubro (29)

    Link-Me

    link-me
    20 minutos
    Linkerama: Os melhores blogs da Internet estão aqui!

    © Copyright Cristiano Santana - Uma visão do mundo. Todos os Direitos Reservados. O conteúdo deste Blog pode ser divulgado livremente. Deus o abençoe!
    Desenvolvido por CrisDesignWeb

    Voltar ao Topo