Durante meu trajeto para o trabalho, costumo ouvir vários programas de rádio. Chamou-me a atenção o anúncio da igreja Paz e Vida, na Rádio Melodia, com a seguinte declaração:
"2012, o ano da totalidade. Venha buscar o seu projeto de vida na Paz e Vida e realizar todos os seus sonhos"
A proposta da campanha
Procurando evitar um julgamento precipitado, acessei o site da Paz e Vida com a finalidade de obter informações que me ajudassem a definir com mais precisão o sentido do termo "totalidade" no contexto do anúncio que tinha sido veiculado.
Então deparei-me com algo que confirmou o meu receio. O anúncio da rádio foi reproduzido no site num "banner" dinâmico, cujas imagens sozinhas diziam tudo: carro com fita de presente, apartamentos, mansões, lojas comerciais, até sacos de dinheiro.
Concluí então que totalidade almejada se traduz na satisfação total e absoluta de todos os nossos desejos, a concretização material de todos os nossos anseios. Confiando nessa possibilidade, o pr. nos estimula a exercitar a fé com o intuito de concretizar TODOS os nossos sonhos no ano de 2012.
Mas, a pergunta que surge é a seguinte: A conquista dessa totalidade é algo possível?
Apenas um pouco de reflexão é suficiente para concluirmos pela inviabilidade dessa proposta. Veremos que o ano da totalidade é uma meta inatingível empiricamente, subjetivamente e biblicamente.
A impossibilidade empírica da noção de totalidade
Empírico é algo que tem relação com a experiência, com a realidade. Obter tudo que desejamos significa conquistar a plena felicidade. Segundo Kant, a felicidade "é a condição do ser racional no mundo, para quem, ao longo da vida, tudo acontece de acordo com a sua vontade" (Crítica da Razão Prática, Dialética, sec. 5). Assim, a totalidade seria um estado de satisfação devido à situação no mundo. Isso é empíricamente impossível, irrealizável. De fato, não é possível que sejam satisfeitas todas as tendências, inclinações e volições do homem, haja vista as incertezas do dia-a-dia, a imprevisibilidade dos acontecimentos e a fragilidade da existência humana frente a este mundo que nos cerca de tantos perigos, preocupações e frustrações. Se o conteúdo da campanha fosse "venha buscar o seu projeto de vida e realizar ALGUNS de seus sonhos, até seria aceitável, mas TODOS os sonhos nem Alice nos país das maravilhas conseguiu!
A impossibilidade subjetiva da noção de totalidade
Subjetivo é aquilo que tem relação com o sujeito, com a interioridade. A vontade de ter as coisas nasce dentro do coração do homem e está sempre ligada à mutabilidade e expansividade dos desejos. Como consequência, as necessidades e inclinações do homem nunca se aquietam no repouso da satisfação. Se consigo uma bicicleta, passo a desejar uma moto, depois um carro, um helicóptero, um jatinho e finalmente, uma nave espacial. Praticamente não há como medir a totalidade daquilo que necessito para me sentir realizado. Amanhã, por exemplo, poderei sentir a necessidade de possuir algo que agora não está na minha consciência. Igualmente, poderei na próxima semana sentir uma certa repulsa por algo que desejo hoje. Dessa forma, estamos condenados, nessa mundana existência, a obter apenas uma fração daquilo que achamos que precisamos para ser felizes. Não existe um todo para a subjetividade, simplesmente porque ela não pode ser medida. "Todo o trabalho do homem é para sua boca, e, contudo, nunca se satisfaz a sua cobiça" (Eclesiastes 6:7).
A impossibilidade bíblica da noção de totalidade
A Bíblia está repleta de passagens que nos desencorajam a buscar a totalidade, a felicidade total. O próprio Senhor Jesus nos declara que "no mundo tereis aflições" (João 16:33). Paulo também sempre teve consciência das "aflições do tempo presente" (Romanos 8:18), ele, cuja vida foi exemplo de sofrimento do início ao fim. Somos melhores do que ele? O autor de Eclesiastes, aparentemente tinha conseguido tudo o que desejava: prazeres pessoais, riquezas e glória, sabedoria, etc.Porém, sentindo uma incômoda e desconcertante sensação de incompletude, nos declara que "tudo é vaidade e aflição de espírito". "Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento." (Eclesiastes 9:2). Alguns cristãos às vezes ficam perplexos quando ocorre uma tragédia com um irmão que sempre deu bom testemunho. A vida é isso, uma aventura arriscada do princípio ao fim. Como dizem, para morrer basta estar vivo. A única verdade nisso tudo é que, não importa a intensidade das aflições, Cristo nos garante que venceremos esse mundo tenebroso. Trata-se da vitória da fé, não da vitória financeira. Com essa fé Policarpo venceu quando estava sendo queimado vivo na fogueira.
Conclusão
Não pretendi aqui apresentar um quadro sombrio e pessimista da vida, como se não tivéssemos o direito de sentir satisfação e alegria. Mas a supervalorização da satisfação pessoal conduz a uma vida egocêntrica e consequentemente vazia. A valorização do "ter" em detrimento do "ser" é como uma sentença de morte para a alma. É preciso aceitar que a alegria é possível mesmo com o pouco. Na verdade o fim que o cristão deve buscar é a bem-aventurança, uma virtude que pode ser alcançada sem dependência da situação financeira do que a experimenta (leia aqui). Que Deus conscientize os líderes evangélicos para que estimulem as pessoas a buscarem a totalidade da SALVAÇÃO.
Não pretendi aqui apresentar um quadro sombrio e pessimista da vida, como se não tivéssemos o direito de sentir satisfação e alegria. Mas a supervalorização da satisfação pessoal conduz a uma vida egocêntrica e consequentemente vazia. A valorização do "ter" em detrimento do "ser" é como uma sentença de morte para a alma. É preciso aceitar que a alegria é possível mesmo com o pouco. Na verdade o fim que o cristão deve buscar é a bem-aventurança, uma virtude que pode ser alcançada sem dependência da situação financeira do que a experimenta (leia aqui). Que Deus conscientize os líderes evangélicos para que estimulem as pessoas a buscarem a totalidade da SALVAÇÃO.
Excelente postagem. Deus contigo!
www.michelineblogs.blogspot.com
Que tristeza ver tantas igrejas pregando um outro evangelho que só fala em prosperidade. Juntar tesouros somente aqui na terra para a traça e a ferrugem corroer.
Amigo, ao invés de ficar se OPONDO ao que é pregado, porque você não usa a internet para GANHAR ALMAS... Porque você não vai estudar sobre Umbanda, Quimbanda, Maçonaria, Espiritismo..
GENTE DO SEU TIPO é o cancer.
Você tem saudades daquele tempo que a igreja VIVIA ORANDO PRA TER UM ESPAÇO para evangelizar e depois que conquistou COSPE?
Pelo amor de Deus... vai procurar um jeito de fazer ALGO QUE EDIFIQUE MULEQUE.
Provavelmente você não tem metas na sua vida abençoado! O que precisamos neste mundo é de pessoas que nos motivem e com certeza é esse o trabalho da Igreja Paz e Vida.
shalom cristiano,pena que voce so conhece de longe e nao sabe que em todos os cultos desta igreja (todos)os pastores apos pregarem fazem um especial convite para aquele que ainda nao entregou sua vida a jesus...
e agora uma vez que a pessoa faz isso e continua caminhando com cristo a vida espiritual dela esta bem,ja que ela buscou em primeiro lugar ao reino de Deus porque na tomar posse das demais coisas.hoje sou salvo ,minha esposa e filho também moramos em uma boa casa tenho um bom salario tenho saúde .estou bem com Deus e com os homens ,MINHA VIDA ESTA COMPLETA , VOCÊ COM ESTA ? QUER TE FAZER UM CONVITE GOSTARIA DE ENTREGAR SUA VIDA PRA JESUS CRISTO E TE-LO COMO SEU ÚNICO SALVADOR U VAI FICAR QUERENDO SER DIVIDIDO COM OS ANTIGOS FILÓSOFOS,vamos você não tem nada a perder...shalom você vai precisar
Prezado, não o conheço, mas desejo relatar o que penso assim como você fez.
No mundo de tantas desilusões,onde a grande maioria das pessoas sofrem de diversos problemas da vida material, precisamos motivar as pessoas a acreditarem que elas podem, basta tão somente exercitarem sua fé em Cristo Jesus, saber que o possivel é para nós meros mortais e que o impossivel é para Deus, que tudo pode.
Veja que a conquista finaceira, familíar, profissional, depende de muito esforço da pessoa que almeja, mas vale lembrar que isso é o possivel, enquanto que o ar que respiramos, a saúde, a força fisíca e tantos outros representa o impossivel que o nosso Deus nos dá graciosamnete. Mas para conquistar se faz necessário acreditar que Deus vai agir de forma a transformar o impossivel em possivel, como fez com José no Egito, tiro-o da prisão para ser o homem mais importante daquela provincia, devolveu toda a riqueza de Jó até mais doque ele possuia, isso representa um ato de fé, onde humanamente falando é impossivel acontecer, mas que o Deus do impossivel fez acontecer, você já imaginou o mar vermelho se abrindo e todo o povo passando a pés enxutos?
"sem fé é impossivel agradar a Deus"
Nobre colega, não concordo com certos tipos de abusos comentidos pelas Igrejas, porém não concordo com a sua interpletação com relação a igreja Paz e vida, apesar de não fazer parte dela, pois conhece a integridade desta ministério e sei que há sinceridade na pessoa de seu presidente Pr. Juanribe Pagliarim, aconselho você a ssistir mais cultos e procurar saber o principal objetivo da igreja, senão ganhar almas para o reino de Deus. Procure excercitar sua fé, e tenha certesa de que o impossivel vai acontecer na sua vida.
Att.,
Geraldo
O ZE MANE NEM CRENTE EU SOU MAIS TIPOS INGUAL A VC NOS VEMOS EM TODO O LUGAR SE VC NAO DEFENDE AQUELES QUE PROFERE A MESMA FE QUE VOÇE. NAO QUERO NEM IMNAGINAR QUEM VOÇE É NO SEU AMBIENTE DE TRABLHO. VOÇE DEVE SER PESSIMO CARA!
Vai se converter! leia mais a Bíblia antes de falar as coisas seu burro, pensando deste jeite vc vai para o inferno.........................
Deus ele é o Deus do impossivel
um dia vc vai precisar de um aoração do Pr. Juanribe para ser curado, espere e aguarde
Penso que este espaço, poderia ser utilizado para ganhar almas para Jesus.
A paz e vida é uma igreja considera pequena perto de tantas outras, mais que leva a mensagem do evangelho para lugares bem distantes.
Meu amigo vá pregar o evangelho.
Vi alguns comentários inflamados em favor da paz e vida. imagino quem sejam congregados de lá. bem, eu congrego na paz e vida, mas infelizmente tenho que admitir: o objetivo mercantilista já se estabeleceu completamente por lá. pra td tem "campanha com propósito". houve uma campanha em 2012 onde os fiéis foram convocados a "dar o seu isaque" e como disse o pastor, um cordeiro custa em média R$ 500,00, seria esse então o valor mínimo. e quem não tem condição? certamente se sente constrangido e culpado por não estar participando. honestamente isso me assusta. fico pensando em que se transformou o evangelho. é interessante como em todos os cultos se ensina (e muito) sobre dízimos e ofertas, mas não se ensina em todos os cultos sobre amor, obediencia, salvação, santificação, dons, adoração...seriam esses menos importantes?? concordo que esse deva ser um espaço para evangelizar, mas é preciso ter muito cuidado com o que se quer com as novas vidas: mais um contribuinte pra obra ou mais uma alma para o reino. quero deixar claro que não sou contra dízimos e ofertas, é biblico. sou dizimista e ofertante fiel. só penso que talvez esteja faltando desequilíbrio, ou seja, uma supervalorização financeira. Esses pastores precisam ser ministrados sobre temperança.
Como ovelha de cristo quero parabenlizar Cristiano Santana pelo seu comentário crítico -reflexivo - inofensivo que na mimha foi o melhor comentário de todos Parabens!
fboalv@ig.com.br
Alha sempre ouvi a radio e perguntava é certo um pastor pedir dismo a menbros de outra igreja sendo que essa tem audiencia nacinal , e como fica a igreja desse suposto dizimista .Meu não concordo isso tem que ser feito para dele pois ele usa de cadeia nacinal de radio pra isso toda igreja tem sua manutenção dismo e oferta é Biblico , Mas tirar proveito da situação é intrigante penso que existe outras igrejas ou denomicões precisando desse recursso que ele prega querer. Pois como se diz dai Cesar oque é de CESAR.
Olha quando eu acreditava em religiões andei por várias igrejas que mais pareciam seitas, uma delas foi essa igreja Paz e Vida que vem pregando o evangelho da prosperidade, entrou na mesma batida da IURD, IIGD, IMPD, e outras. É óleo ungido de Israel, a doutrina do 5º, oferta dobrada igual ao dizimo, inventaram que os bolaines do mar morto era profecia só para divulgar viagens a Israel (vendem pacotes de viagens ) no final de ano para justificar de não fazer culto da virada, fizeram um culto as 18hs justificaram que Deus fazia visitas ao Éden na virada do dia as 18 hs e por isso o culto ficaria mais forte (nada haver) , trocam os pastores constantemente quando a igreja não arrecada bem, o líder é maçon, casou-se pela 2ª vez com uma moça mais jovem e apoia parentes politicos...Ou seja é uma típica neopentecostal, duvidas pesquisem que vcs vão me dar razão.
Malaquias 3 ;10 é uma repreenção ao sacerdote não ao povo .
caro amigo que critica otrabalho de igrejas sejam evangelisticos ou cultos de prosperidade nao sou membro da paz e vida mas atraves de palestras de juan palharim tenho me tornado acristo voce com seus comentarios presta um desserviço ao reinoo de DEus se es perfeito o que fazes ainda neste planeta!
Ola gostaria de deixa meu comentario vemos muitas campanhas de prosperaçao muitos vao busca bens e nao a presença do espirito santo imagina quem nao tem esperiencia com deus vc ter a certeza de uma vida eterna pare e pense vive eternamente e isso que eu busco um dia te a sastifaçao de viver a eternidade agora imagine vc amigo te uma vida na eternidade com deus mais como ja deixo escrito os profetas muitas coisas vao acontece e nos ficaremos de boca aberta outra coisa fui da paz e vida la eu aprendi muito me recuperei dos vicios da cocaina do cigarro la aprendi muito aprendi ser um cidadao mais cai no mundo vi as consequencias como voçe vc tira uma indentidade a 1 via e de graça a segunda vc paga o preço mais com força nesse deus estou de pé obrigado deus tome cada vida desses comentarios .
não tem oque faz essa cara, monta um blogzinho para falar merda
EU GOSTARIA DE DEIXAR MEU COMENTÁRIO DIZENDO GRAÇAS AO MEU BOM DEUS POR ESSA IGREJA SABENDO QUE A IGREJA SOMOS NÓS. QUERO QUE SAIBAM QUE DEPOIS QUE PASSEI A FAZER PARTE DESSE MINISTÉRIO ,MEU MARIDO E EU FOMOS INCENTIVADOS PELOS PASTORES A CONHECER MAIS A BÍBLIA E HOJE FAZEMOS CURSO TEOLÓGICO GRATUITO PELA IGREJA E ISSO NOS IMPULSSIONOU A ESTUDAR A BÍBLIA DURANTE A SEMANA . QUERO DIZER QUE SEMPRE ESTUDÁVAMOS MAS HOJE TEMOS MAIS PRAZER NAS LEITURAS .
NÃO É BOM E NADA PROVEITOSO FALAR MAL DE MINISTÉRIO ALGUM!!
MAS QUERO DIZER MINHA FAMÍLIA TEM A CADA DIA SE APROXIMADO DO SENHOR ATRAVÉS DA AJUDA E ORAÇÕES DA PAZ E VIDA ! SOMOS MEMBROS DE LÁ E COM MUITO ORGULHO .
Quero deixar meu comentário. Caro amigo,possa ser que tudo isso que publicou seja verdade. E faça sentido, mais reflita comigo, não podemos julgar ninguém! Se os pastores estão pregando enganosamente já tem quem julgue, não somos nós ! Como eu não estou para te julgar ! Entendo tudo que você publicou ! Só não faria o mesmo!!! Porque eu sei que quando deus quer ele transforma nossa vida no piscar de olhos, basta crê !
Janiodiscipulo@gmail.com me escreve que eu quero te mostrar algo.
Janiodiscipulo@gmai.com me escreve que quero te mostrar algo
BUSCAMOS A JESUS CRISTO DE TODO O NOSSO CORAÇÃO, AMANDO O NOSSO PRÓXIMO QUE TAMBÉM PODE SER O NOSSO INIMIGO; ORARMOS PELOS QUE NOS MALTRATAM E NOS PERSEGUEM; E BEM DIZEMOS AOS QUE NOS MALDIZEM; DEVEMOS COMBATER TODO O MAL COM O BEM PORQUE A VINGANÇA PERTENCE SOMENTE AO NOSSO DEUS. A pior situação de um ser humano não é ele ser pobre e humilde, trabalhador sincero e honesto, sofredor na necessidade de leite e pão, sofredor na necessidade de roupas e agasalhos, sofredor na necessidade de dinheiro para comprar a casa própria; e sofredor na necessidade de dinheiro para cobrir despesas, taxas e impostos governamentais. Isso tudo é óbvio que aconteça. Mas não somente digo como afirmo que a pior situação mesmo é: Ser tudo isso que citei acima, mais ainda debaixo da injustiça dos homens roubadores; porque eu os vejo e os enxergo, escuto e os ouço, “cheiro o mal” deles e os percebo. Porque fazem leis pesadas com fardos pesados, que nem mesmo eles com os seus dedos as consigam tocar, quem dirá carregá-las. Fazem-se doutores na lei dos homens, não as cumprindo e devorando os que as cumprem; ignorando as leis de Deus, pisando naqueles que seguem, não somente as leis como também os caminhos desses; procurando ser moralistas, sem um só pingo de moral, sem darem glórias a Deus em tudo. Vivem devassos nas próprias leis, usufruindo do salário do pobre assalariado o parasitando, certamente que Deus abriu a porta do inferno a todos esses (youtube = Os arrebatados do inferno). O povo está nas mãos dos roubadores, enquanto o trabalhador pobre e humilde trabalha oito horas ao dia em todos os dias, vezes também trabalhando nos sábados, vezes também trabalhando nos domingos, vezes também procurando “fazer bicos” a noite para dar vida melhor aos seus filhos; os injustos trabalham somente em meio expediente, nem aparecem para trabalhar e já saem na sexta feira em direção às praias, ganham salários altíssimos de campanhas eleitorais e cumprimento de eleição, salários de nomeações injustas de “cabide de emprego”, “salário de confiança”; enfim: as vezes somente “batem pontos”; e não sabem que estão sendo filmados e carimbados por Deus e já condenados ao inferno. Tais injustos vivem debaixo de privilégios, mordomias, folgas, e férias, além do que é necessário; além do que é a lei, mesmo a lei sendo lei de homens. Quando um trabalhador que é mais humilde, ou um simples coitado assalariado solicita um favor, tipo assim: - Eu preciso de quatro dias para ir ver meus pais; (ou) eu preciso de quatro dias para ir a um congresso de oração a Deus; pois estou precisando que Ele me socorra nas minhas aflições, por causa das injustiças dos homens que estou sofrendo, também para que eu não caia em tentação e fique depressivo (a) e desfaleça. Conclusão: o favor é descontado das férias, e se não paga nas férias leva falta sem piedade, e querem descontar até o sábado e domingo. Injustos vivem nos deleites desse mundo pecador, são amantes de si mesmos; com carros, casas, casas na praia, tudo com avareza e luxo; esquecendo o amor de Deus e nem se importando em lhe dar glória, pois sabem que são desonestos perante Ele, sabem que pelas suas consciências não tem parte com Deus, e vão para o inferno se não se arrependerem dos seus pecados. Falo a verdade do que “vê meu nariz”. Está escrito: - Ai daquele que tocar num só fio de cabelo de um ungido do Senhor, porque foi profetizado que sou o Atalaia (profeta), portanto sou obrigado a avisá-los, tanto ao ímpio e pecador como também ao justo que tropeça e cai (Ezequiel 3: 17-21).
PARABÉNS IRMÃO, PELA FÉ CONSCIENTE.
NÃO LIGUE PARA OS QUE FAZEM QUESTÃO DE CAÍREM NO CONTO DO PASTOR.
É muito triste quando nos deparamos com esse tipo de situação,crente denegrindo a imagem de crente quando não vemos católicos falando de católicos ou espírita falando de espírita.não julgueis diz a palavra do Senhor.
Não fala besteira não irmão, ele está certo, e vc ainda faltou com respeito!!! Misericórdia
que diremos de nossos irmãos perseguidos, oram para ter mais um dia de vida, pelo um prato de comida, morrem mais não neg a sua fé este evangelho da prosperidade nos proporciona o que?satisfação de nossos desejos material, que DEUS nos disperte para o verdadeiro evangelho do SEMHOR JESUS o nosso reino não é as coisas deste mundo
meu amado irmão acabei de conhecer esse comentário sobre a paz e vida,não posso concordar com sua tese,o Pr juanribe ele faz um apelo para obra de Deus não obriga ninguém a ofertar,mas aquele que tem um coração voluntário o ajuda a pregar o evangelho de Cristo,procure saber mais sobre o trabalho da Paz e Vida e olhe em quantos países ela evangeliza e dos testemunhos que tem sido anunciado pela rádio e pela igreja,te convido a participar do culto de Paz e Vida assim você entendera que é uma obra seria,e cada um que contribui nessa obra terá o seu galardão.Que Deus o abençoe
Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
(Lucas 12:34 - ACF)
Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;
Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.
Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito.
Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.
Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.
(Judas 1:17-25 - ACF)
Paulo e os demais apóstolos, sofreram todo tipo perseguição, a igreja primitiva foi perseguida, cristãos nos dias de hoje são perseguidos em muitos outros países, principalmente os do oriente, mas Deus resolveu abençoar apenas a igreja do Brasil! Claro que a perseguição depende muito da questão cultural e legal de um país e isso define seu grau de perseguição!
O apóstolo Paulo diz que, quando era amaldiçoado pelas pessoas por causa do evangelho ele os abençoava! Aqui, vejo comentários cheios de ira, simplesmente por descordarem com o autor do texto, alguns lhe atribuem julgamento, porém lhe julgam da mesma forma!
LEIAM COLOSSENSES 3 E VEJAM QUE UM DOS OBJETIVOS DO EVANGELHO É DIRECIONAR NOSSOS OLHOS PARA TÃO SOMENTE AS COISAS DE CIMA QUE SÃO ETERNAS!