Por Cristiano Santana
Este vídeo é um importante exemplo de como o comportamento humano pode ser condicionado. A socialização é um dos meios mais importantes de condicionamento humano, pois através dela o indivíduo pode ser integrado à sociedade mediante o aprendizado contínuo de costumes, crenças e conceitos morais.
O termo "socialização" pode ter um destes sentidos:
1) ação ou efeito de desenvolver, nos indivíduos de uma comunidade, o sentimento coletivo, o espírito de solidariedade social e de cooperação;
2) processo de adaptação de um indivíduo a um grupo social e, em particular, de uma criança à vida em grupo
A abordagem que aqui fazemos tem relação especificamente com o segundo sentido, que é amplamente utilizado pela disciplina da Sociologia, a ciência que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
Há que se tomar muito cuidado quanto ao processo de socialização das crianças, isto porque é na infância que se estabelecem os fundamentos e as raízes do ser. É um período crucial para a formação e desenvolvimento da personalidade do indivíduo. Todo condicionamento comportamental, nesse período, certamente terá profundos reflexos por toda a existência do ainda infante.
Como é um período de formação, não é à toa que na infância o ser humano encontra-se muito mais predisposto a ser condicionado pelo que podemos chamar de “processo de imitação”. Existe na criança uma tendência inata a repetir as palavras e os atos de outras pessoas, tendência que é fortemente potencializada pela curiosidade.
Desconhecedores ou negligentes quanto à necessidade de a criança ter uma boa formação psíquico-social, para que assim venha a ser um adulto mentalmente saudável no futuro. Infelizmente, grande parte dos pais de hoje cometem monstruosa violência contra suas crianças ao permitirem que elas presenciem comportamentos impróprios, seus ou de outros adultos, tais como xingamentos, violência, promiscuidade, consumo de drogas, etc.
É necessário que várias medidas sejam tomadas: um comportamento mais moderado dos pais diante dos filhos, a transmissão de bons exemplos às crianças, o controle do acesso à internet com limitação de horários e monitoração das páginas visitadas, a seleção adequada de programas televisivos, etc.
Se as nossas crianças não aprenderem o bom exemplo agora, com certeza, a sociedade experimentará um processo de degeneração moral e social que se intensificará a cada geração.
"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele" ( Provérbios 22:6)
Vim visitar seu blog, desejar de todo o coração que continue a ser uma benção, e que se deixe usar pelo Grande Mestre.E ao mesmo tempo desejar um natal feliz, também convidar você a fazer parte de meus amigos no blog, "A Verdade Que Liberta", unidos em Cristo somos uma verdadeira muralha contra qualquer calamidade, espero por sua visita. Um abraço.