Por Cristiano Santana
Os irmãos que acompanham este blog participaram da minha alegria quando, numa postagem anterior, comuniquei que tinha sido aprovado no concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 1a. Região (Rio de Janeiro)
Decorridos quase três anos desde a minha posse, resolvi postar neste blog alguns segredinhos que segui para passar. Pois é, não basta apenas orar! A ação é necessária!
O material ao qual você terá acesso a partir de hoje é resultado de idéias minhas e de outras fontes que compilei em um só trabalho que utilizei para dar palestras sobre concursos públicos em minha igreja. Sempre que necessário, darei créditos aos autores através da devida bibliografia.
Comecemos então!
Definindo os objetivos
1) Planejar e organizar os estudos
Há pessoas que entram de cabeça num concurso público sem definir o que vão estudar, quando vão estudar e de que forma vão estudar. Isso significa planejamento e organização. Você verá como fazer isso em postagens futuras.
2) Desenvolver a memória
O pesquisador Ebbing Haus, após anos de estudo, concluiu que:
• em uma hora, esquecemos mais de 70% do que é lido;
• em nove horas, esquecemos mais 8%;
• em dois dias, esquecemos mais 6%;
•em um mês, esquecemos mais 7%.
Precisamos então utilizar técnicas que nos permitam não só aprender, mas também reter na memória o conteúdo aprendido. Você aprenderá como fazer isso.
3) Criar estados emocionais de excelência
Há pessoas fazendo cursos preparatórios porque todos fazem, porque a família quer, porque se precisam "enganar" de que estão tentando. Essas pessoas não se esforçam, porque no fundo não acreditam sinceramente que podem conseguir. E é preciso acreditar que o objetivo pode ser alcançado. De certa forma os psicólogos estão certos quando dizem que somos o que pensamos.
O que escrevi hoje é apenas um resumo do que teremos pela frente. Não prometo postar todo o material rapidamente até porque tenho de abordar outros temas em minhas postagens. Minha intenção é efetuar duas postagens por semana sobre o tema. Que Deus me ajude!
Postar um comentário