Por Cristiano Santana
Em razão da gravidade do aviso, é preciso destacar, de antemão, que a grande maioria dos pregadores que vivem do Evangelho, são homens de Deus e portadores de bom testemunho. É importante ressaltar isso para que não venhamos a tomar fatos isolados como generalizados.
Feita a devida ressalva, quero alertar a todos os líderes eclesiásticos, principalmente das igrejas assembleianas e congêneres, que se acautelem contra vários "pregadores" golpistas que têm vagueado pelos vários estados brasileiros, lesando os irmãos que de bom coração os convidam para seus eventos.
Tenho tomado conhecimento de casos estarrecedores, envolvendo pregadores, até mesmo famosos. Exemplos de golpes:
- O pregador é convidado para pregar e, sem nenhum aviso prévio, envia um substituto que prega e depois recebe a quantia combinada. Não raro o substituto depois divide a "féria" com aquele que o enviou ( que acabou ganhando também indo pregar em outra igreja que lhe fez uma proposta mais vantajosa.)
- O pregador recebe metade do valor combinado, mas não comparece ao evento. Depois não tem sequer a dignidade de justificar o descumprimento de uma obrigação. Quanto à passagem de avião? Ao invés de devolvê-la, ele ainda tem a ousadia de remarcar a viagem para dia e destino diferentes.
- Quando o pastor decide pagar a metade do combinado só na presença do pregador, a tática é outra. O salafrário pega o avião, chega um dia antes do evento, hospeda-se no hotel reservado pela igreja e recebe finalmente o adiantamento. No dia seguinte, antes que percebam, vai para o aeroporto e some no mapa.
Não vejo necessidade alguma de confirmar a veracidade dessa informações, pois eu mesmo já testemunhei comportamentos semelhantes a esses, cometidos por aqueles que deveriam ser exemplos de boa conduta.
Pastores, sigam o conselho do apóstolo Paulo: guardai-vos dos cães!
É verdade!
muito interessante ja vi esse filme alem dos golpes que aplicam no povo tipo falsos milagres