"Contradições bíblicas": Se Deus é amor, como pôde ele matar os primogênitos de todos os egípcios (Êxodo 12:29)
PROBLEMA: Êxodo 12:29-30 descreve aquela terrível noite quando Deus feriu, na terra do Egito, "desde o primogênito de Faraó, que se assentava no seu trono, até o primogênito do cativo que estava na enxovia; e todos os primogênitos dos animais". Esse juízo miraculoso foi levado ao Egito porque Faraó se recusara a deixar o povo ir. Entretanto, o povo do Egito não tinha controle sobre os atos de Faraó. Como um Deus de amor poderia então ferir os primogênitos dos egípcios, que não eram responsáveis pelas decisões de Faraó?
SOLUÇÃO: Primeiro, não é certo presumir que, pelo fato de o povo egípcio não ter tido controle sobre as decisões de Faraó, eles eram completamente inocentes. Cada pessoa egípcia teve, de certo, a oportunidade de, por toda a dura prova dada por Deus sobre o Egito, fugir para Moisés e os hebreus atrás de proteção daqueles juízos. De fato, Êxodo 12:38 afirma que "subiu também com eles [os filhos de Israel] um misto de gente".
Sem dúvida, muitos egípcios juntaram-se aos hebreus em decorrência dos juízos de Deus. O fato de que a maioria não quis se voltar ao Deus vivo, mesmo depois daquelas nove pragas anteriores, indica que eles não eram apenas observadores inocentes.
Segundo, simplesmente porque o povo egípcio não mudou o pensamento de Faraó, não quer dizer que esse povo não poderia tê-lo feito. Embora o poder do povo seja severamente limitado num regime ditatorial, como o do Egito, pode-se admitir que o povo poderia ter se revoltado, ou para forçar Faraó a mudar de idéia, ou para destituí-lo. De fato, Êxodo 12:33 afirma: "Os egípcios apertavam com o povo, apressando-se em lançá-los fora da terra".
Até esse ponto, o povo egípcio aparentemente não fez esforço algum para apressar a saída dos hebreus daquela terra. Os egípcios obviamente estavam contentes em deixar essas questões nas mãos do seu rei. Por agirem assim, eles não eram inocentes das decisões que foram tomadas pelo seu rei. O juízo de Deus não se dirigiu somente a Faraó ou aos chefes de estado da terra, mas ao Egito como um todo, já que eles eram igualmente responsáveis pela opressão e escravidão imposta ao povo de Deus.
Fonte: Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia
Querido irmão Cristiano,um FELIZ 2012 pra você,que este ano que aproxima-se possamos estar sempre sabiamente na presença do nosso Deus,muito obrigada pela atenção e pelo carinho dispensado....
http://cristisantana.blogspot.com/
Boa tarde, tudo bem?
Adorei o post e o conteúdo do seu blog :)
Dá uma passadinha lá no meu cantinho e da minha amiga, acabei de postar dicas sobre os melhores lugares para viajar sozinho nas férias!
Se gostar de lá, siga-nos.
Um beijo e um Feliz 2012!
Thaís Santos, Equipe Love Me.
olá a todos.
senhores, a pergunta não foi respondida.
A pergunta é: Porque Deus, que é amor, matou (assassinou) crianças, bebês, etc?
Os adultos são responsáveis, todos nos sabemos. Agora, as crianças e bebês.
vão me desculpar, postar o assunto e não responder a altura, é vergonhoso, ultrajante e é tratar todos os brasileiros como imbecis.
Assassinar crianças e bebês aconteceu várias vezes e está relatado na Bíblia. só o diluvio matou centenas ou milhares de pequeninos.
Esta pergunta não tem resposta. estou pra ver algum teologo, filosofo, sacerdote, que explique o porque Deus mata inocentes.
Pago pra ver.
Até mais.
Sérgio Santos.