Quero parabenizar à Igreja Assembléia de Deus em Belo Horizonte por essas importantes medidas:
-Reformulação de Estatuto Social e do Regimento Interno
-Disponibilização do Estatuto Social e do Regimento Interno no site da igreja.
-Realização de seminários nas congregações com o fim de transmitir e esclarecer as normas do Estatuto Social e do Regimento Interno.
Retirei do site da AD em Belo Horizonte, o texto sobre o assunto, com marcações de trechos que considerei relevantes:
No domingo, 30 de dezembro, a Diretoria da Assembléia de Deus realizou uma Assembléia Geral Extraordinária de Membros, onde foi apresentado e aprovado o novo Estatuto e Regimento Interno da Igreja.
Os novos instrumentos de comando da Igreja trouxeram modificações no tratamento de membros e ministros da Igreja, além de profundas mudanças na organização administrativa da instituição.
De acordo com o novo Estatuto e Regimento aprovados, a disciplina de membros e ministros depende da realização de um procedimento disciplinar, garantindo-se ao membro ou ministro denunciado o direito de contraditório e de defesa, bem como a apresentação de provas, evitando-se com isso, a aplicação sumária de disciplina na Igreja.
Além disso, na organização administrativa, um novo modelo de administração foi aprovado, mudando-se a atual Diretoria Geral que passa a ser composta pelo Presidente, 3 Vice-Presidentes, o Diretor Administrativo e seu Vice, e o Diretor Financeiro e seu Vice. As figuras dos secretários e tesoureiros desapareceram, sendo levadas para o nível departamental, onde poderão exercer suas funções mais tecnicamente, sem participar do processo decisório, como até então o faziam.
Outra mudança significativa foi na representação da Igreja. A assinatura de documentos e papéis em nome da Instituição agora será feita pelo Presidente, sempre em conjunto com outro Diretor, não valendo mais a assinatura individual do Presidente. Essa medida foi tomada para preservar a pessoa do Presidente que assumia, sozinho, a responsabilidade por toda a documentação da instituição. Com a necessidade de outra assinatura para a validade do documento, essa responsabilidade fica dividia entre os dois signatários.
O Regimento Interno trouxe ainda normas de organização para registro das reuniões da Diretoria e da Assembléia Geral, e também, instituiu um Protocolo Geral na sede da Igreja, para onde deverão ser encaminhados todos os documentos endereçados a quaisquer dos órgãos administrativos da Igreja.
É intenção da Diretoria Geral a realização de seminários em todas as regiões/filiais da Igreja, a fim de fazer conhecidas as normas do Estatuto e RI da Assembléia de Deus. “Temos que ensinar essas normas para todos os auxiliares, ministros e membros da Igreja. Quando elas forem conhecidas por todos nós teremos uma igreja mais uniformizada quanto às questões administrativas e poderemos melhorar a eficiência de nossa administração e o atendimento aos anseios de nossa membresia” afirmou o Diretor Administrativo da AD.
No dia 30 de janeiro de 2008, será realizada nova AGE de membros, onde far-se-á a eleição dos cargos da Diretoria Geral para o biênio de 2008/2009, já nas normas do novo Estatuto aprovado.
Não acompanho o dia-a-dia dessa igreja para saber se as metas do referido texto foram atingidas, mas só a iniciativa já merece louvor. Os interessados, que quiserem ler, na íntegra, o Estatuto Social e o Regimento Interno dessa igreja é só acessar esse link:
O Estatuto Social é um importante documento. É o equivalente ao "contrato social" que as sociedades anônimas (S.A) devem redigir e registrar no cartório. Onde os sócios devem fixar suas responsabilidades, deveres e direitos, valor do capital social da sociedade, administrador, direito de retirada etc. É o documento que dá origem à sociedade e que a rege durante seu funcionamento.
Os estatutos das igrejas geralmente têm vários capítulos, entre eles:
- Da denominação, seus fins, Sede, duração e foro
- Dos membros, seus direitos e deveres
- Da disciplina e penalidades
- Dos recursos, aplicação e patrimônio
- Da administração
- Das assembléia gerais
- Do Ministério
- Do Ministério
- Da Diretoria
- Diversos
O Regimento interno é um conjunto de regras estabelecidas por um grupo para regulamentar o seu funcionamento. Podendo ser usado em diversas atividades, nos mais variados campos. Geralmente é um desdobramento do Estatuto Social, tratando de assuntos mais específicos e abordando o funcionamento da igreja em maiores detalhes.
Sabemos que a divulgação do Estatuto Social e Regimento Interno, por parte de uma igreja, não garante a solução da maioria dos seus problemas, mas devemos reconhecer que trás inúmeros beneficíos. A igreja torna-se uma instituição mais democrática e participativa. O conhecimento das normas é um importante fator de estimulação para os membros, pois faz com que eles se sintam, de fato, integrantes efetivos e ativos da igreja; importantes colaboradores e co-administradores da obra do Senhor. A vigência dessas regras também é importante fator de inibição de obreiros autocratas e de diversas arbitrariedades. Não há dúvida de que a divulgação desses documentos confere à administração da igreja uma maior transparência e aumenta a credibilidade do pastor-presidente diante dos membros, tendo importantes reflexos positivos, entre eles o aumento da arrecadação de dízimos e ofertas.
Infelizmente, ainda há muitas igrejas longe desse perfil. Os membros não tem voz ativa, não sabem de seus direitos e deveres. O seu líder comporta-se como senhor feudal frente a seus vassalos, cujo único direito é aceitarem tudo calados. As "maracutaias" administrativas são executadas na surdina, sem o conhecimento da igreja que, às vezes excede os estados totalitários, em matéria de centralização e absolutização do poder. Se perguntarmos aos membros dessas igrejas se já leram o regimento interno e o estatuto social eles dirão: o que é isso?
Importante ressaltar isto aqui: não quero dizer que igreja que deixa de divulgar esses documentos necessariamente tem um líder autocrata que se comporta como o dono do rebanho. Alguns líderes não tomam essa medida por mero descuido. Mas é inegável que muitos não querem criar normas que venham a limitar o seu próprio poder, normas que venham a impedir a perpretação de abusos de autoridade e de impobridade administrativa.
Se fizemos uma pesquisa no Google, com as palavras "Assembléia de Deus e "estatuto Social" encontraremos algumas igrejas que já estão seguindo essa tendência. Que Deus abençoe seus líderes.
Obrigada por seguir meu blog, sempre que quiser dar uma pssadinha la sera bem vindo, ele é atualizado td dia.
Fica com Deus
Temos o regimento interno aqui em Santa Cruz? Foi publicado? quando? Porque não foi amplamente divulgado? é segredo? Ninguém deve saber? Se foi feito porque esconder ou não falar nele? Sera que é igual a pé de cobra? quem ver morre?
É sempre bom estar aqui neste seu espaço!
E agradecer a você por seguir o meu blog.
Peço-lhe encarecidamente a sua visita em meu blog no intuito de merecer o seu voto (em meus selos de participações). Vote e faça um blog que fala de EDUCAÇÃO estar junto dos demais blogs.
Grato pela cooperação,
Prof. Israel Lima
Assuntos interessantíssimos e de uma relevância ímpar!
Continue nessa jornada meu irmão. Parabéns!