Por: Cristiano Santana
Grande parte das mensagens sobre o duelo entre Davi e Golias apresentam a Davi como um adolescente franzino, fraco ,que era muito pequeno para utilizar armaduras. Mas será que essa caracterização corresponde à realidade? A análise bíblica mostrará que essa imagem de Davi é totalmente equivocada.
"Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte (giboowr) e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o SENHOR é com ele." (I Samuel 16:18)
Gibbowr(hebraico) significa: forte, poderoso, guerreiro, campeão. Essa passagem mostra que Davi já tinha uma ótima compleição física, um condicionamento físico notável.
"Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade." (I Samuel 17:33)
Quando Davi apresentou-se a Saul para lutar, este tentou dissuadi-lo utilizando como argumento o fato de que ele não tinha experiência na guerra, ao passo que Golias já tinha um cartel enorme de batalhas. Não vemos, em momento algum, Saul fazer referência ao porte físico de Davi.
"Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu." (I Samuel 17:34-37)
Será que um adolescente fraco é capaz de matar um urso? Ou pegar um leão pela barba e o ferir? Deus livrou a Davi da morte nesses enfrentamentos utilizando as potencialidades físicas que ele já tinha.
"Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei." (ISamuel 17:38-39)
Não é dito no texto que armadura era grande demais ou pesada demais para Davi. Simplesmente Davi não estava acostumado a utilizá-la ("nunca o usei"); o caso era de mera falta de adaptação. Lembremos dos soldados na Segunda Guerra Mundial. Eles praticamente sumiam debaixo de tantos equipamentos amarrados ao corpo. Mesmo um lutador de "vale-tudo" não iria conseguir utilizá-los sem treinamento e instruções prévias.
"Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência." (I Samuel 17:42)
Por que Golias desprezou a Davi? Foi por causa de um porte físico insignificante? Claro que não. Davi foi desprezado porque era ruivo e de boa aparência. Resumindo: Davi tinha cara de "playbozinho", de "nerd", de galã de novela, não se parecia com um guerreiro; por isso foi desprezado.
Depois dessas explicações eu peço a todos os pregadores: Pelo amor de Deus, não preguem mais que Davi era um molequote.
Caro Cristiano,
No dia em aque aparecer um Davi, do jeito que era o da Bíblia, esses pregadores narradores de histórias vão sair correndo! rsrsr
Obrigado e parabéns pela exposição.
Um grande abraço!
Seu conservo em Cristo,
Pr. Carlos Roberto
Amado Pr. Carlos Roberto
Tenho uma série de outras crendices evangélicas para tratar.
Há temas bastante interessantes como esse de Davi.
Um abraço
Cristiano
Prezamado Cristiano Santana,
A Paz do Senhor!
Excelente informação com lógica saudável à Palavra de Deus.
Creio que este forte texto, poderá eliminar a orientação de que Davi, era tão fraco.
O Senhor seja contigo!
pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Obrigado amado pr. Newton, por seu comentário.
Quem visse Davi, naquela época, certamente diria, como o Zeca Pimenteira: "eu queria ter um corpo assim" (risos)
Caro Cristiano,
Tal qual essa interpretação, tem tantas outras em moda no meio evangelico, sempre tentando ajudar a Deus em algumas respostas teologicas que alguns não se dão ao trabalho de seguer ler o contexto ou pesquisar sobre o assunto na propria biblia. Ouve-se aberrações bem piores, tais quais já narrei, que Pedro pulou no mar porque estava nu (2a pesca maravilhosa)em João 20, desprezando-se totalmente o contexto. A de que é possivel se obter cura mediante jejuns, citando Davi(no episodio da morte de seu filho recem nascido), não sei como chegaram a essa conclusão, visto que o menino morre. Mas é isso aí, e vamos empurrando essa comida enlatada paro o povão, (já que este não tem nenhum entendimento e menos discernimento ainda), esse investimento, é claro, tem retorno. Não espiritual, mas financeiro.
Meu querido Pastor,
gostei muito do esclarecimento!
quantas das vezes não damos a atenção merecida a palavra e aceitamos esses "alimentos".
a paz.
Querido Gilson.
Outra que nos põe de cabelo em pé é a que diz que "a letra mata mas o Espírito vivifica" que é utilizada pelos anti-intelectuais para defender a idéia de que a teologia mata, mas a unção do Espírito vivifica. Basta uma análise simples do texto para concluir que a "letra" aqui é a Lei de Moises.
Um abraço
Cristiano
Querido irmão Diogo
Obrigado por sua visita. Venha mais aqui!
Pois é...
Alguns precisam do leite espiritual, outros precisam do leite sólido.
Um grande abraço
Cristiano
Que maravilha de comentário!Sempre ouvi dizer que Davi era um fraco!Parabéns !!!!!!!!!Aprendi bastante!!!
É verdade, já vi muitos pregadores dizerem que Davi era um tampinha.
Inclusive na igreja onde congreguei tinha um obreiro de 1,50m de altura que dizia que Davi era do tamanho dele, e mais, ainda por cima dizia que Davi era feio, eu não sei em que parte da bíblia ele encontrou tal relato, porque entendo também que Davi ao contrario do que muitos pensam, era forte e formoso.
Amado pastor é interessante, também já ouvi uma pregação com essa base e mais ouvi ainda uma em que o pastor dizia que José pecou e muito em contar seu sonho aos seus irmãos, que se ele não fosse linguarudo, não teria sido jogado no poço e nem vendido como escravo. O pior de tudo é que as pessoas dizem amém e dão "glórias" a isso.
Oi Cristiano, achei muito interessante a sua visão sobre Davi, daqui pra frente vou pensar mais antes de falar alguma coisa..rs sr rsQue Deus continue te usando dessa maneira maravilhosa.
Graça e paz.
A Paz do SENHOR!
Caro irmão e chara, infelizmente hoje temos muitos papagaios... as pessoas ouvem algo e repete sem saber se isso é realidade ou não, mas graças a Deus Ele sempre tem os seus remanescentes. continue sendo assim um bom Bereiano. rsrs
A propósito se você permetir-me queria reproduzir esse estudo em meu site (www.heresiatofora.com.br).
Um forte abraço.
Cristiano R. Braga
Paz do Sr. Pastor.
Gostaria ainda de um esclarecimento. Em I Samuel 16:11 e 17:14, O MENOR referes-se a Davi como sendo o mais novo ou o MENOR em estatura, visto que em I Samuel 16:7 Deus fala ao profeta da GRANDEZA da ESTATURA do seu irmão Eliabe?
eu gostei
eu gostei valeu
Parabens pelo comentario, sempre quando falo de Davi procuro mostrar a realidade, o equivoco está na idade e não no tamanho, a biblia diz que Saul era o maior homem de Israel e no entanto ele oferece a sua vestimenta de guerra para Davi, ou seja Davi no minimo tinha o mesmo porte fisico de saul!
faz sentido irmão, obrigado pelos esclarecimentos
Excelente esclarecimentos. Já discuti este tema com um pastor amigo meu e ele tentou me dizer que Davi era pequeno e feio. Rsrs. Mas no final ele entendeu que era Davi um homem forte e formoso. Ótimos esclarecimentos Pastor. Deus o abençoe.
CONCORDO PLENAMENTE IRMÃO. EU SEMPRE DIGO, DEUS NÃO NOS VÊ FRACOS, FEIOS E INCAPAZES. ISTO É CONCEITO DE HOMENS. DIZIA SE QUE ESPERAVAM QUE FOSSE O IRMÃO MAIS VELHO PORQUE NAQUELA ÉPOCA, PELAS LEIS HEBRÉIAS, O PRIMOGENITO HERDAVA O TRONO DE UM REINADO, OU A HERANÇA DO PAI, DESDE QUE O PAI NÃO PASSASSE A OUTRO, COMO NO CASO DE JACÓ DEU A PRIMOGENITURA A JOSÉ E ABRAÃO A ISAQUE (FILHO DA PROMESSA MAIS NOVO). PORTANTO AMADOS, NÃO DERAM NADA A DAVI PORQUE ELE REALMENTE, ERA MUITO JOVEM EM RELAÇÃO A SEUS IRMÃOS, NÃO O MAIS FEIO OU O MAIS PEQUENO COMO MUITOS PREGAM.
isso mesmo, concordo plenamente.
Como ensino as crianças, sempre busco conhecimento aprofundado do tema. E tenho muito receio em dizer algo que possa virar um mito na vida cristã deles. Foi de suma importância o seu texto, com certeza gerara entre eles muitas perguntas. Pois as crianças tem sede de conhecimento e são esponjas que precisam ser cheias da verdade e não de achismo. Muito obrigada e que sempre deixe Deus te usar.
A Paz aos irmãos que zelam pela essência dá palavra de Deus.
Dentro destes desvios interpretativos que alguns insistem em propagar, gostaria de saber sobre Jacó, se esse nome realmente significa "enganador" como muitos verbalizam em seus sermões.