Por Cristiano Santana
Nível mental do telespectador brasileiro é de nove anos de idade, diz Falabella
Nível mental do telespectador brasileiro é de nove anos de idade, diz Falabella
Falando sobre a dificuldade que o público médio tem de enxergar as denúncias e críticas sérias que estão por trás do humor do programa "Toma Lá Dá Cá" Miguel Falabella diz:
"O nível mental das pessoas que assistem à tevê no Brasil é por volta de 9 anos de idade. Em comparação a um jovem francês, o que lê um jovem brasileiro? Um jovem francês lê 200 vezes mais. E um país que não tem educação nos condena à mediocridade. Aqui mesmo tem diálogos e piadas que as pessoas não entendem, porque não têm informação. É o que eu brinco: para entender o "Toma Lá Dá Cá" tem de, pelo menos, ter lido "A Moreninha" (leia)
Como não concordar com tal declaração? Vejamos o caso dos crentes que adoram assistir a novelas. Antigamente eu utilizava somente textos bíblicos para convencê-los a desistirem desse costume que só tráz prejuízos espirituais. Agora, porém, utilizo outro argumento. Os autores de novelas subestimam, eles brincam com a inteligência dos telespectadores, pois presumem que eles têm a idade mental de 9 anos, conforme disse Falabella. Vamos à prova do que eu disse:
-Os enredos das novelas costumam ter praticamente a mesma estrutura. Só mudam os personagens. Observermos o caso das cidades fictícias das novelas de época. As estórias são diferentes, mas não pode deixar de faltar o padre, o delegado, o prefeito, o mocinho, o bandido e as beatas. Toda a trama costuma girar em torno desses personagens (será que os preguiçosos mentais não notam isso?)
-Quando as cenas fazem o telespectador chegar ao ápice da emoção e do suspense, aproximando-se, assim, de um desfecho, então vem o triste anúncio: "não perca o próximo capítulo". É um artifício do autor para manter o escravo preso à sua trama.
-Os acasos e coincidências que ocorrem nas novelas é algo que afronta a inteligência de quem as assiste. A probabilidade de tais acontecimentos seria remotíssima até mesmo na vida real. Um homem tem um caso com uma mulher e depois vai morar no Japão. Vinte anos depois o filho dessa relação sai de São Paulo, por exemplo e, por acaso, vai trabalhar numa lanchonete no Japão (curioso, não é?). Então quando o pai dele vai à lanchonete tomar um "milk-shake" descobre que o funcionário que o serviu é o seu filho. Uau!
-Os personagens da novela conseguem proezas incríveis, inimagináveis no mundo real. Consideremos o caso do "Caminho das Índias": as pessoas se deslocam entre o Brasil e a Índia como se estivessem saindo de um bairro para outro da mesma cidade. Parece teletransporte. Haja dinheiro também!
-Os acontecimentos que se desdobram na novela são incrivelmente previsíveis. Em algumas situações em que tive o desprazer de assistir a novelas, na casa de um conhecido, por exemplo, cheguei a causar espanto com a minha capacidade de predizer a próxima cena. Isso não é magia. Basta usar um pouco de inteligência e seguir a intenção do autor e, então, "bingo": você acerta a próxima cena. O autor da novela sabe que tem diante de si uma multidão de telespectadores ignorantes, por isso ele não se esforça em elaborar uma trama mais complexa (se ele fizer isso vai fundir a cabeça das pobres mentes)
É lamentável isso. A novela virou o ópio do povo ignorante, cuja multidão é engrossada pela maioria dos crentes. São poucas as pessoas que têm prazer na leitura e de se envolver em atividades que possam proporcionar um aperfeiçoamento cultural. Há pessoas que ficam assistindo a novelas desde as 18h até às 23h. Quando acaba a novela da Globo, a pessoa vai para a Record, e quando acaba a novela desta, vai para o SBT. A única hora boa em que ela poderia aprender alguma coisa, que é o momento do Jornal Nacional, ela aproveita para lavar a louça, preparar a janta e ir ao banheiro. Mas quando acaba o jornal, lá está ela novamente no sofá confortável.
Um dia fiz a seguinte pergunta a uma crente: "Você leu a Bíblia hoje"? Ela respondeu que não. Logo em seguida perguntei: "E você viu a novela hoje?" Ela respondeu: "Claro que vi, não perco um só capítulo. Já vi crentes saindo correndo da igreja, ao término do culto, para não perder a novela.
Lamentável! Alguém tem de avisar a eles que um cérebro sem atividade atrofia.
Cristiano
O artigo é uma ótima reflexão.
Minha observação: não gosto do jeitão arrogante do Miguel Falabela se expressar (ele também é escritor de novelas), e, não concordo que assistir o Jornal Nacional seja uma boa opção para se informar.
Ver o JN é quase que uma desinformação. O passado condena a Rede Globo no que tange a jornalismo. A emissora é extremamente tendenciosa! Podemos acompanhar o jornalismo global? Sim, mas como telespectador crítico, fazendo comparações com outras fontes: Rede Bandeirantes; Record; O Dia; Folha de São Paulo; Jornal do Brasil...
Abraço.
Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/
Caro Pb. Cristiano,
Em que pese tambémconcordar com as observações do blogueiro Elizeu Gomes, assino seu post embaixo.
É lamentável mais é verdade.
Admitindo as realidades, ainda que cruéis, somente assim poderemos iniciar um caminho de correção dos nossos caminhos.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Caro Cristiano, a paz do Senhor!
Boa reflexão.
Só não vê que a mídia manipula o povo, quem não quer.
Não vejo o programa do Falabela, realmente não sei quais são as críticas que eles fazem através do humor, mas sei que ele é um cara inteligente, tem falado com convicção e acertado em cheio neste ponto.
Como o Eliseu eu não concordo que o JN é uma boa fonte de informação, temos também o Nascimento no SBT, o Bóris e o Joelmir na Band e ainda o jornal da Rede TV, são algumas opções para não ficarmos reféns da Globo.
Quanto aos cristãos que se dão ao luxo de acompanharem novelas, infelizmente vão colher o que plantão. Plantão alienação, viverão alienados, manipulados ao bel prazer não só da Globo.
Quando o conselho dado a Josué para meditar nos mandamentos do Senhor dia e noite, muitos crentes não o fazem nem de dia e nem de noite.
Abraço.
Prezados irmãos Elizeu, João Carlos e Pr. Carlos Roberto
Logicamente a minha intenção não foi elogiar o Miguel Falabella. Compreendo que o Falabella faz parte desse império de desinformação que é a Globo.
É certo que os ímpios às vezes falam coisas que são a mais pura verdade. De acordo com o livro de Atos, sumo-sacerdote Caifás, ainda que ímpio, fez uma declaração o escritor inspirado reputou como verdadeira.
Através desse tópico eu quis focar a pobreza mental da maioria dos crentes atuais. Eles têm total aversão ao conhecimento, à leitura, à cultura.
Um irmão mandou um recado, ainda há pouco, dizendo que uma pesquisa levantou que a maioria das pessoas praticam a leitura 4/5horas por semana mais veem televisão 28horas na semana,o que é uma verdadeira jornada de trabalho.
Nesse caso o povo de Deus perece, literalmente, por falta de conhecimento.
Abraços
Cristiano
Graça e paz Cristiano!
Ótima postagem!
De fato eu tenho algumas pessoas da minha familia que supostamente são crentes desde que se entendem por gente mas que passam sim essa jornada diaria em frente a tv assistindo novelas, mudando de uma canal para o outro. O pior é o nível de inteligencia dessas criaturas que mal conseguem distinguir (acredite) a diferença entre uma nota de 5 e uma de 10R$...o negócio é serio!
Querida irmã Lucrécia
Há uma pesquisa que diz que pessoas que não exercitam o cérebro têm mais chance de adquirir doenças cerébrais como demência, mal de Parkinson, etc.
A sugestão é fazer atividades como ler, jogar dama ou xadrez, fazer palavras cruzadas.
É claro que ver televisão não foi colocada na lista das atividades, visto que é consenso que quem assiste a televisão entra em um estado completamente passivo, com pouquíssima atividade neural.
Um abraço, irmã Lucrécia
Cristiano
Caro Cristiano,
Com o objetivo de demonstrar o valor que o sr. tem para mim e demais leitores usuários de Internet, indiquei seu blog, e outros quatro, ao recebimento do selo Grandes Pensadores da Blogosfera.
Trata-se de uma campanha, cuja característica é uma corrente de indicações que visam criar um lastro de navegação virtual de alta qualidade. Ao aceitar o selo e as regras de indicações, conforme detalhado em meu blog, o seu blog será rastreado pelos robôs de sites de pesquisas como o Google, e ganhará maior visibilidade por parte de quem faz buscas neles. Além disso, colaborará para salgar e iluminar a navegação virtual, nesta rede de computadores tão cheia de conteúdo mundano.
Sinceramente, escolhi seu blog por ser uma bênção na minha vida. Faça o mesmo, aceite o selo e indique mais cinco que reputar como importantes para a nossa edificação espiritual.
Participe!
Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/
Prezado
Muito obrigado pela indicação. Isso só nos incentiva a prosseguir com o nosso trabalho.
Amanhã estarei colocando o selo no meu blog e indicando outros blogs.
Um abraço
Cristiano
Paz do Senhor, meu irmão.
Ótimo texto, me fez lembrar da polêmica na novela A Favorita, cujo autor tentou fazer uma trama que levasse o telespectador a tentar entender quem era a irmã boa e quem era a irmã má. Como menos de 1 mês de novela tiveram que mudar o roteiro e revelar o segredo, pois a audiência estava caindo em razão do público achar a novela "difícil, que faz pensar".
Quanto ao Jornal Nacional, comparo assistí-lo à mesma sensação de comer um Big Mac: satisfação imediata, mas poucas horas depois o mesmo vazio no estômago. Tente lembrar, no final do Jornal Nacional, qual foi a primeira reportagem noticiada... muito conteúdo com pouca profundidade.
Deus abençoe seu ministério! Abraços
Caro irmão Cristiano!
Só passei aqui para retificar uma coisinha de nada...meu nome é Luclécia e não Lucrécia. Mas fique tranquilo que isso já acontece.
A paz!
Paz do Senhor, irmão Cristiano.
Houve um filosofo que disse que religião era o ópio do povo. Muita gente ate poucos anos discordava de tal afirmação, até que começaram a acontecer umas doideiras nos meios evangélicos. Se fosse so doideiras seria até razoável. O problema alastrou-se como vírus supercontagioso que foi sofrendo mutações. Com o passar afetou a pregação do evangelho de uma forma assombrosa. Hoje é raro estar em um culto onde não se houve uma confissão positiva, ordem aos anjos, a Deus (como realizar algo), incentivo a sacrifícios para alcançar o favor divino (principalmente ofertas e dízimos), distorções flagrantes no texto (interpretação particular) e pasmem, até mudança de palavras para provar doutrina particular e “costume adquirido”. Se isto tudo não for sintoma de quem esta dopado e totalmente alienado da verdade então não sei o que é.
A fé hoje e tomada como se fosse um ato de clonagem espiritual de algum personagem biblico com distorção de interpretação.
Ao fazerem isso jogam por terra todas as PROMESSAS (que se tornam realidade para os que crêem) da Palavra e geram uma anti-fé e decepção em quem vai atrás disso.
O post completo em meu blog "contraheresias" sob o titulo "Sera que MARX tinha razão?"
É lamentável mesmo irmão Cristiano, os crentes dizem que não tem tempo para ler a bíblia, mas tem tempo suficiente para assistir novelas.
Será que não percebem que as novelas além de ter intenções diabólicas, também são medíocres e não acrescentam em nada culturalmente falando?
Agora pior ainda do que as novelas é o BBB, como é que alguém consegue perder tempo com aquilo? Eu sinceramente tenho vontade de vomitar quando vejo alguém fazendo comentários sobre tal programa, não tem a menor graça.
Pra ser bem sincera, o que diz respeito à televisão eu ando bem mal informada, porque não tenho mais saco nenhum pra assistir nem mesmo os jornais.
Prefiro ouvir noticias na radio bandeirantes ou na CBN, gosto de pesquisar noticias também na internet onde vejo aquilo que quero e não o que querem me informar.
Agora pergunte no culto quem já leu a bíblia toda e peça para levantarem as mãos, somente uns gatos pingados levantarão. É uma vergonha sem cabimento.
Educação e boa cultura meu irmão. Isso que falta ao povo brasileiro. Aprendi desde cedo a buscar minha própria opinião e não ser uma marionete da mídia. Sei tirar bom proveito da tv. Aprendi espanhol básico no programa Telecurso 2o. grau. Assistia a TV cultura regularmente junto com meus filhos , principalmente um programa onde mostrava como vivia as crianças de outros países. Telejornais de vez em quando, pois notícias ruins fazem mal. Nunca fomos de comprar algo porque saiu na propaganda. Aprendi autonomia e ensinei. Minhas amigas brasileiras - crentes-assinam a Globo, Record para terem notícias do Brasil e verem novelas.Eu nem tenho tempo para assistir os canais daqui. Pois é, a Bíblia diz: as pessoas boas tiram do bom tesouro coisas boas.
Parabéns pelo Blog!
Oi adorei seu post,e Graças a Deus eu não assisti mais novela, mais infelizmente ainda não consegui convencer os meus pais a abandonar esse péssimo hábito, e olha que aqui em casa tem TV a cabo...E eles durante a semana inteira fazem o que?Só assistem a globo.E no domingo Sbt.Não achava que os evangélicos assistissem novela, pois ouvi dizer em algum lugar que era proibido.Tenho uma certa pena de quem é viciado em novela,pois ali não tem nada de bom para se aprender.Agora consigo enxergar a realidade das novelas em querer obrigar a nós a achar certos comportamentos normais.Ainda bem que eu sou louca por livros,é o meu único vício que mais gosto de alimentar,tô tentando deixar a internet de lado um pouco, para que futuramente eu não seja mais "escrava" dela,por assim dizer.Se pudesse não dependeria de tecnologia nenhuma.As modernidades ao invés de ajudar,só atrapalham a nossa vida,penso eu.Já estou seguindo o blog!
"A única hora boa em que ela poderia aprender alguma coisa, que é o momento do Jornal Nacional, ela aproveita para lavar a louça, preparar a janta e ir ao banheiro."
Peraí camarada, tá brincando né ? o Jornal Nacional é totalmente previsível, genérico, formador de opinião e poucas notícias são relevantes. A maioria ou são sensacionalistas, ou são casos isolados, ou fazem média pra dizer que estão trazendo notícia ao povo ou simplesmente manipulam a opinião política do cidadão. Não é bem assim.