Cansei! Entendo que o mundo evangélico não admite que um pastor confesse o seu cansaço. Conheço as várias passagens da Bíblia que prometem restaurar os trôpegos. Compreendo que o profeta Isaías ensina que Deus restaura as forças do que não tem nenhum vigor. Também estou informado de que Jesus dá alívio para os cansados. Por isso, já me preparo para as censuras dos que se escandalizarem com a minha confissão e me considerarem um derrotista. Contudo, não consigo dissimular: eu me acho exausto.
Não, não me afadiguei com Deus ou com minha vocação. Continuo entusiasmado pelo que faço; amo o meu Deus, bem como minha família e amigos. Permaneço esperançoso. Minha fadiga nasce de outras fontes.
Canso com o discurso repetitivo e absurdo dos que mercadejam a Palavra de Deus. Já não agüento mais que se usem versículos tirados do Antigo Testamento e que se aplicavam a Israel para vender ilusões aos que lotam as igrejas em busca de alívio. Essa possibilidade mágica de reverter uma realidade cruel me deixa arrasado porque sei que é uma propaganda enganosa. Cansei com os programas de rádio em que os pastores não anunciam mais os conteúdos do evangelho; gastam o tempo alardeando as virtudes de suas próprias instituições. Causa tédio tomar conhecimento das infinitas campanhas e correntes de oração; todas visando exclusivamente encher os seus templos. Considero os amuletos evangélicos horríveis. Cansei de ter de explicar que há uma diferença brutal entre a fé bíblica e as crendices supersticiosas.
Canso com a leitura simplista que algumas correntes evangélicas fazem da realidade. Sinto-me triste quando percebo que a injustiça social é vista como uma conspiração satânica, e não como fruto de uma construção social perversa. Não consideram os séculos de preconceitos nem que existe uma economia perversa privilegiando as elites há séculos. Não agüento mais cultos de amarrar demônios ou de desfazer as maldições que pairam sobre o Brasil e o mundo.
Canso com os estereótipos pentecostais. Como é doloroso observá-los: sem uma visitação nova do Espírito Santo, buscam criar ambientes espirituais com gritos e manifestações emocionais. Não há nada mais desolador que um culto pentecostal com uma coreografia preservada, mas sem vitalidade espiritual. Cansei, inclusive, de ouvir piadas contadas pelos próprios pentecostais sobre os dons espirituais.
Muito interessante o que acabo de ler.
Tive um encontro com o Senhor Jesus em setembro de 1998 e fui comtemplada pelo senhor com uma alegria enorme, muita vontade de ler a Sua palavra e uma fé profunda que ele colocou no meu coração.
Mas todas as vezes que entro numa igreja e ouço as pregações de alguns pastores ou pregadores e que NÃO estão de acordo com o que leio na Palavra de Deus, eu me entristeço profundamente, e sei que o que ouvi, não veio do Espírito de Deus e reconheço a fonte... e só me resta uma saída... oração!
O inimigo pregando (muitas vezes) nos pulpitos das igrejas e a maioria das pessoas sem discernimento, seguindo em direção errada... como isso nos deixa triste!
Voltamos para a Palavra de Deus e está lá escrito a respeito dos falsos profetas, do diabo transformado em anjo de luz e outras coisa mais. Então percebemos que a Palvra de Deus já está se cumprindo.
Li a reportagem "Estou cansado" achei interessante e me identifiquei com o que pensa o autor. Só que não podemos cansar... temos que nos levantar, (de alguma forma) eu particularmente me levanto em oração.
Graça e Paz do Senhor Jesus