Por: Cristiano Santana
A palavra “inferno” tem o poder de nos causar medo e ceticismo e curiosidade. Medo porque ninguém quer ir pra lá; ceticismo porque muitos são aqueles que não acreditam na sua realidade, sob o fundamento de que colide frontalmente com o amor de Deus, e curiosidade porque a Bíblia traz pouquíssimos detalhes sobre o Inferno.
A palavra “inferno” tem o poder de nos causar medo e ceticismo e curiosidade. Medo porque ninguém quer ir pra lá; ceticismo porque muitos são aqueles que não acreditam na sua realidade, sob o fundamento de que colide frontalmente com o amor de Deus, e curiosidade porque a Bíblia traz pouquíssimos detalhes sobre o Inferno.
Talvez a curiosidade tenha sida a causa da elaboração da mais célebre descrição do Inferno, conhecida como “A Divina Comédia” de Dante Alighieri, escrita na Idade Média, obra esta dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Trata-se de uma poema de estrutura épica e com propósitos filosóficos.
Ao contrário da “A Divina Comédia”, a “Divina Revelação do Inferno” pretende ser uma descrição real do inferno, revelada pelo próprio Senhor Jesus Cristo a uma mulher chamada Mary K. Baxter. Gostaria de apresentar, aqui, qual foi a impressão que tive dessa obra, mediante a leitura, através de uma análise bastante breve.
O livro inicia com as seguintes palavras do Senhor Jesus: "As coisas que você está para ver são um aviso. O livro que você vai escrever salvará muitas almas do inferno. O que você está vendo é real. Não tema, porque estarei com você." Apesar dessa ordem de Jesus se assemelhar à ordem que ele deu a João Batista na ilha de Patmos (“escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.”), não podemos de formar algum atribuir à “Divina Revelação do Inferno” o caráter de escrituras inspiradas, infalíveis e inerrantes, à semelhança dos 39 livros do AT e 27 do NT, visto que cânon sagrado já foi encerrado. Nenhum cristão está obrigado a crer nos relatos desse livro. Não se pode dizer "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia.”
A autora informa que Jesus Cristo a visitou e, em seguida, arrebatou a sua alma com o objetivo de levá-la ao inferno e assim testemunhar os seus horrores. Em sua viagem espiritual, acompanhada do Senhor, Mary Baxter tomou conhecimento da “anatomia” do Inferno e testemunhou as conversas que Jesus teve com várias almas em tormento, que em vida pregressa, tinham cometido inúmeros pecados, adultério, bruxaria, mentira, sacrilégio, etc.
Quanto à “anatomia” do Inferno, nos surpreende a informação de Mary Baxter de que o lugar de tormento é um corpo. "O inferno tem um corpo (semelhante ao corpo humano) deitado de costas no centro da terra” disse o Senhor Jesus a ela. Ao longo do livro vamos tomando conhecimento da “anatomia” do Inferno: ele tem pernas, braços, entranhas, boca e, pasmem, até um coração que pulsa. Não há nada nas Escrituras que nos permita inferir esse desenho do inferno. O máximo que nos é permitido é imaginar o Inferno como uma cidade, visto que Jesus disse que ele tem portas. O Inferno é um corpo e não é só isso, ele está deitado de costas!
Jesus disse a ela: “Assim como Eu tenho um corpo de crentes, o inferno também tem um corpo de pecado e morte." Assim como o corpo de Cristo é formado diariamente, o corpo do inferno também é.” Sabemos que o corpo de Cristo tem caráter totalmente simbólico; a Igreja como um corpo apenas transmite a idéia da dependência que temos de Cristo, o cabeça da Igreja, da nossa união como membros individuais e da completude da Igreja, nada mais. Acrescentar uma literalidade a isso é algo, em minha opinião, meio complicado.
Mary Baxter, também, em diversos pontos, fala sobre os demônios que torturam as almas no Inferno. Ela diz :Havia uma névoa suja e acinzentada, que permeava o caixão por dentro. Era a alma de um homem. Enquanto eu olhava, os demônios espetavam suas lanças na pobre alma no caixão.” Não consigo encontrar passagens nas Sagradas Escrituras que me permitam imaginar esse quadro. O Inferno é um lugar de tormento não só para as pessoas, mas também para os demônios. Os demônios, segundo esse livro, estão bem à vontade no Inferno como se fosse a casa deles. Jesus disse que os ímpios seriam jogados na fornalha acesa, e que ali haveria pranto e ranger de dentes (Mateus 13:42). Trata-se de um lugar de muito sofrimento. Ocorre que, originariamente, esse lugar foi preparado para o diabo e seus anjos (Mateus 25:41). Se o Inferno foi preparado para o diabo, então deve ser um lugar de sofrimento para ele também. Além disso a Bíblia parece fazer uma separação entre o inferno atual dos demônios e o inferno atual dos mortos. A Bíblia diz que inferno dos demônios é o “abyssos”, lugar de prisão, de onde eles não podem sair (Lc 8:31 e Apoc. 9:1,2) ao passo que o inferno dos homens é, predominantemente, o “hades” ou “seol” (Mateus 11:23, Lucas 10:15, Mateus 12:40), lugar de habitação dos mortos. A união das almas dos homens e dos demônios num só lugar de sofrimento, conforme a boa interpretação bíblica, acontecerá somente no futuro, na ativação da “geena”, o terrível lago de fogo e enxofre (Mateus 25:41, Mateus 13:42,50; 25:41,46)
Mary Baxter também nos diz que os demônios se reúnem no Inferno e recebem determinações de Satanás para irem à superfície da terra para seduzirem pessoas e realizerm maldades. Em Lucas 8:31 os demônios rogam a Jesus para que não os mandem para o abismo. O pedido dos demônios se justifica pelo fatos de eles saberem que, uma vez no abismo, não há como retornar à terra; trata-se de uma prisão. É difícil imaginar um inferno no qual os demônios entrem e saiam à hora que bem quiserem.
Outra coisa muita estranha é a afirmação da autora de que no Inferno há um “Centro de Diversões”. Diz ela : “Jesus me revelou que há um lugar no inferno chamado de "Centro de Diversões'", onde as almas que estão confinadas nos buracos não podem ir. Ele me disse também que embora existam diferentes tormentos para cada alma, todas são queimadas com o fogo.” Tudo bem que Deus tenha o direito de punir as almas dos pecadores. Agora, seria o cúmulo do sadismo Deus permitir que haja um circo no inferno, com picadeiro e tudo, onde os demônios possam se divertir com a alma dos pecadores.
Noutra passagem a autora informa que Jesus a abandonou e ela foi capturada pelos demônios, sendo depois torturada e maltrada por eles. A alma de Mary também de desfigurou e ela se tornou em mais uma alma penada, com as carnes apodrecendo e os vermes rastejando por dentro do seu corpo e olhos. Tudo bem que Jesus nos leve ao Inferno para conhece-lo. Agora, permitir que os demônios nos toquem, nos que somos lavados e remidos no sangue do Cordeiro, que temos as promessas de João: “aquele que é de Deus o maligno não lhe toca” – acho meio inconcebível.
Tinha outras comentários sobre esse livro, mas meu tempo é curto. Acho que o que escrevi já basta para que vocês façam um julgamento a respeito da veracidade da revelação recebida por Mary Baxter.
Fonte: Pb. Cristiano Santana
CONCORDO COM VC IRMÃO...ACHO QUE ESSE LIVRO É DIGNO DE UM FLIME DE TERROR NO CINEMA AMERICANO. NÃO VAMOS CONQUISTAR MAIS PESSOAS PARA O REINO AS AMEAÇANDO COM O FOGO DO INFERNO.
Eu li parte desse livro, fiquei até impressionada; questões que nunca tinha pensado antes afloraram em minha mente: Misericórdia de Deus e sua Justiça, Pregação do Evangelho... Cada vez que olho para alguém que não posso chegar até ele, me vem pensamentos sombrios sobre seu destino. Penso nas pessoas que, antes da Vinda terrena de Jesus, não o conheceram.
Eu conheci Deus através de Seu Amor... Me dói saber que há pessoas conhecendo a Deus atravez desse Horror...
Tbm achei o livro bizarro.
Concordo com seus comentários.
Pr Cleber
http://confraria-pentecostal.blogspot.com/
É bota bizarro nisso irmão Cleber.
Vou arrumar um tempinho para ler tambem a Divina Revelação do Céu, da mesma autora. O que nos espera?
Abraços
Cristiano
Mais uma baboseira idiota desse bando de hereges. Até já virou moda no meio pentecostal e neopentecostal desde há muito tempo. Vez por outra aparece alguém (geralmente uma mulher fleumática, voz tonitruante, modos de se comportar um tanto quanto esquisitos,usando uma autoridade messiânica arrogante, pretextando uma mensagem infalível, vindo da boca do próprio Deus, sendo portanto inquestionável e incontestável) e que não admite nenhum tipo de exame ou dúvida da sua procedência celestial. Isso, por si só,desmerece qualquer tipo de "revelação". Esses "reveladeiros" são a personificação de seu próprio ridículo e da sua própria insensatez. O pastor ou líder que permite esse tipo de coisas em sua Igreja, sem o devido exame e sem o devido cuidado, não merece estar à frente do trabalho de Deus. Essa senhora Baxter (seu sobrenome não é japonês, nem malaio, nem indiano e nem árabe. De qual povo será heinnnnnnn???)é mais uma "turista" que "deus" leva para visitar o inferno. Ah...e também o céu, é claro!!! São tantas "arrebatações" (sim, porque 'arrebatamentos' é que não são!), que causariam inveja a Enoque e ao profeta Elias! Eu não quero nem saber se vão me chamar agora de "baxtericida", mas eu vou pegar pesado nessa leseira "revelada". Quanto ao inferno ser literalmente um corpo físico, menos mal, especialmente para os que estiverem perto da saída (nem me atrevo a dizer aqui o nome dessa saída)! Mas, por outro lado, é desanimador saber que o tal corpo está "de costas". Se estivesse "de bruços", poderia ser mais fácil usar a "saída"! Vejam só a bobagem que a Mary me obriga a dizer! Aliás, todos esses "reveladeiros" deixam qualquer pessoa, que tiver um mínimo de bom senso,com uma bruta vontade de usar uma boa palmatória ou um bom chicote de 2 ou 3 tranças. Ora essa, dona Baxter, vá mentir assim lá nas profundezas do inferno mesmo! Mas não literalmente, só no sentido simbólico. No mesmo sentido simbólico que eu lhe digo: "ora, vá pra China"! Pobres chineses! Como se eles já não tivessem as suas próprias desgraças e os seus próprios desvarios religiosos e filosóficos! E agora, do alto dos meus 1,63 metros (1,66 estando de sapatos),eu questiono essa necessidade de ir ao inferno para poder falar sobre ele, como se a Bíblia já não o tivesse mencionado suficientemente. Parodiando a própria Bíblia, eu digo: "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que o odeiam"! Porque cargas d'água eu preciso saber como é a topografia (ou a exata geografia), ou ainda a "anatomia" (sic! E bota 'sic' nisso!)do inferno, se eu não pretendo ir pra lá? O único lado "bom" do inferno é que ninguém precisa comprar fogão, pois fogo é que não falta por lá! Mas como alguém poderia sequer pensar em comer, sentindo dores lancinantes e tormentos de toda espécie? O rico (da parábola do rico e do Lázaro) teve sede e desejou beber água. Mas comida nem pensar, num fogo daqueles só iria conseguir arroz queimado e feijão torrado. Quanto ao "parque de diversões", qual a graça de deslizar num tobogã e cair dentro de uma lagoa de fogo líquido? A gangorra até que seria uma boa, enquanto alguém estivesse subindo, se distanciando do fogo. Depois, na descida, queimaria os fundilhos outra vez. Mas sempre teria alguns segundos de alívio. Mais ou menos assim: "yahoooo! Ai,ai,ai!!! Yahooo! Ai,ai,ai"! Viram só no que dá acreditar nas bobagens da senhora Baxter? O pior é que o pessoal e os assinantes do Yahoo vão pensar que estou de gozação pra cima deles. Minha gente, vamos usar a Bíblia, e tão somente a Bíblia, para o nosso fortalecimento e para as nossas pregações. Deixemos de lado essa balela de "revelações" de meia tigela, "profetadas" de araque e "visões" de anjos mixuruca. Chicotadas e muita palmatória na senhora Baxter e em seus seguidores! E glórias ao único Senhor, o Senhor Jesus Cristo, esse sim, infalível e inquestionável. E crédito total unicamente à Sua santa Palavra, a Bíblia Sagrada, única fonte inerrante da verdade eterna, única "lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos"! Vade retro "Baxtarnás"!!!
Pr. Sérgio.
Infelizmente o tal livro tornou-se praticamente um best-seller no meio evangélico. É impressionante a capacidade que o povo de Deus tem de acreditar em crendices dessa espécie. Não basta pra eles ficar no que já está escrito, eles sentem necessidade de acreditar em histórias fantasiosas, alegadamente inspiradas por Deus, mas frontalmente contraditórias à Bíblia Sagrada.
Obrigado por seus comentários
Cristiano
Nao li, jamais lerei, e quem leu deve ter um sentimento de perda de tempo enorme.
Eu li este livro há uns três anos atrás, fiquei muito impressionada.
Eu não acredito que a pessoa que vai pro inferno tenha um sofrimento menos rigoroso do que esse relatado na obra de Mary Baxter, mas com certeza achei muita coisa bem esquisita.
Só fiquei em duvida sobre o que você diz na sua critica, não tenho um conhecimento bíblico profundo, portanto me corrija se eu estiver errada.
Você disse que os demônios não ficam torturando as pessoas lá porque eles não têm a autonomia de entrarem e saírem do inferno a hora que querem, e de fato não encontramos nada na bíblia que especifique isto.
Mas tem algo que muito me intriga: Em Mateus 8:29 e em Lucas 8:28 encontramos o seguinte versículo: “O que temos nós contigo Jesus filho do Deus altíssimo, vieste nos atormentar antes do tempo?” isto nos mostra que os demônios estavam por dentro sobre o que aconteceria com eles no futuro.
Em Lucas 8:31 encontramos: “E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo”
Em Apocalipse 20:14 diz: “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo”
O que eu entendo é que de fato existem demônios que estão presos e serão soltos somente na grande tribulação, e outros demônios estão soltos.
Mas o inferno ainda não foi lançado no abismo ou no lago de fogo como diz em apocalipse, portanto acredito que exista a possibilidade de esses demônios que estão soltos entrarem e saírem do inferno, mas eles sabiam que se fossem laçados no abismo não haveria retorno e por isso rogaram para não serem lançados no abismo.
Um abraço, e fique na paz do Senhor!
Deby... ... manda seu e-mail...
INFELIZMENTE A VERDADE DA BÍBLIA JÁ NÃO BASTA PARA MUITOS CRENTES ATUAIS. VOLTEMOS AO VERDADEIRO CRISTIANISMO!
Eu vou ler e vou fazer um filme em 3D kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Realmente er bem difícil de acreditar nela, porem so te lembrando de uma coisa q errastes... o demonios quando expulsos andam por lugares obscuros, do qual aprenderam a sair e voltar para o lugar(corpo) se tver desocupado e adornado... Ou seja, os demônios sai sim do seu lugar, porem isso acabara qndo lançados no lago de fogo. Ou tu acha q nao tem demonios entre nós?
Amigo, é sempre importante cuidarmos da nossa fé mediante à essas heresias. Parabéns pelo POST...
OBS: Na ilha de Patmos não era João Batista, pois havia sido decapitado!
Abraços!