LIÇÃO 3 – A ESPIRITUALIDADE NA VIDA DE CRISTO
1 – EXPERIÊNCIA HUMANA DE JESUS
a) Um jovem judeu
Sugestão: Peça aos alunos que apresentem outros fatos específicos da vida de Jesus que comprovem como ele valorizava a simplicidade; há vários deles.
b) Enfrentando conflitos
Sugestão: Peça aos alunos que citem um conflito específico que Jesus teve na relação com facções religiosas. Peça a eles também que expliquem como o enfrentamento de conflitos pode contribuir para o crescimento de nossa espiritualidade.
c) A revolução da simplicidade
Sugestão: Peça aos alunos que localizem nos evangelhos passagens que descrevam o modo de vida exibicionista dos fariseus. Os alunos deverão, também, informar quais foram as duras críticas que Jesus dirigiu contra toda aquela ostentação.
2 – LIÇÕES DA TENTAÇÃO NO DESERTO
a) Entre o jardim e o deserto
Sugestão: Pergunte ao alunos por que foi necessário Jesus ser tentado no deserto. Coloque em discussão a seguinte afirmação: “É na hora da tentação que nossa espiritualidade é testada”.
b) A sedução da facilidade
Sugestão: Peça para que os alunos leiam Hebreus 5:7: “Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.” Pergunte aos alunos, em seguida, como esse versículo reforça a idéia de que Jesus rejeitou qualquer facilidade durante sua existência terrena. Acho interessante, também, comentar com os alunos que a verdadeira espiritualidade só é adquirida com esforço, através da obediência permanente à Palavra de Deus, através da oração e da contínua renúncia ao pecado.
C) A distorção das Escrituras
Sugestão: Peça aos alunos para apresentarem exemplos de textos bíblicos que têm sido distorcidos pelos charlatões com o único objetivo de satisfazer suas aberrações teológicas. Sugiro ao professor que pesquise o assunto, para que possa fornecer alguns exemplos, caso os alunos não tenham. Outra sugestão interessante é pedir aos alunos para que analisem as respostas que Jesus deu a Satanás, com o objetivo de descobrir qual importância tem para nossa espiritualidade o conteúdo das verdades contidas nessas respostas.
3 – A ESPIRITUALIDADE QUE ALCANÇA OS MARGINALIZADOS
a) O abraço da graça
Sugestão: Peça aos alunos que citem episódios nos quais Jesus fez questão de se aproximar de indivíduos marginalizados com o propósito de transmitir a sua graça. É bom esclarecer aos alunos que a expressão “marginalizados” significa pessoas colocadas à margem; não tem ligação direta com o termo “marginal” que conhecemos, entendido pejorativamente como bandido, ladrão, etc.
b) Um Deus acessível
Sugestão: Comente com com alunos que um dos principais recursos, à nossa disposição, pelo qual Deus se faz acessível é a oração. Pergunte, logo em seguida, por que a maioria das pessoas tem negligenciado essa importante prática.
c) A solidariedade divina.
Sugestão: Entendo subtópico como uma espécie de resumo dos antecedentes. Eu comentaria rapidamente. Se as sugestões precedentes já tiverem sido seguidas, certamente os alunos já terão abordado o conteúdo desse subtópico.
4 – JESUS COMO MODELO DE ESPIRITUALIDADE
a) Jesus é o modelo de uma espiritualidade que liberta
Sugestão: Acho que seria interesse colocar em discussão a oposição LIBERDADE X LIBERTINAGEM realçando a diferença entre as duas. Jesus defendeu a primeira e combateu a segunda.
b) Jesus é o modelo de uma espiritualidade que acolhe.
Reforçe suficientemente a forma como Jesus gostava de acolher as pessoas. Acho interessante, logo em seguida, perguntar a algum aluno se já se sentiu rejeitado, até mesmo dentro da Igreja. Seria apropriado também discutir sobre quais medidas poderiam se adotadas para valorizar mais o cristão como indivíduo e não somente como mais um “número” na membresia da Igreja.
c) Jesus é o modelo de uma espiritualidade integral.
Sugestão: pretendo fazer um rápido comentário, pois também tem conteúdo de resumo.
SUGESTÃO DE DINÂMICA DE GRUPO:
BOLA SABIDA
Como usar a técnica
a. Fazer uma bola de papel ou usar uma outra.
b. Fazer perguntas em tiras de papel, relativas ao tema da aula.
c. Desenvolver o conteúdo da aula.
d. Formar um círculo com a sala.
e. Distribuir as tiras de papel para os evangelizados.
f. Jogar a bola para um deles. Este deverá responder à pergunta que está no seu papel.
g. Caso ele não saiba a resposta, joga a bola para outro que a deverá responder. Assim por diante até que alguém responda.
h. A bola volta para o líder que a joga para outro adolescente, começando tudo outra vez.
DINÂMICA DO REPOLHO
Elaborar perguntas sobre o assunto estudado
Escrever cada pergunta numa folha de papel A4
Pegue uma folha com pergunta e amasse até fazer uma bola de papel, depois pegue outra folha com pergunta e amasse em volta da primeira bola; faça isso com as outras folhas até criar uma bola maior, resultado das folhas amassadas, uma em cima da outra.
Dê a bola (repolho) para uma aluno da classe. Ele tirará a primeira “folha” do repolho e responderá à pergunta. Depois passará para o próximo aluno, até acabar com o “repolho.
Deus abençoe a aula de vocês
Como Deus nos protege?
Há 23 horas
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Parabéns!!!