Todas as religiões podem ser verdadeiras? Infelizmente não é apenas o mundo secular que está confuso sobre essa questão. Até mesmo alguns pastores de igrejas têm problemas com isso.
Ronald Nash, professor de seminário, ouviu um bom exemplo disso. Ele nos contou sobre um aluno dele que foi para casa na cidade de Bowling Green, Kentucky, Estados Unidos, no feriado de Natal há alguns anos. Durante aquele feriado, esse aluno, que acreditava na Bíblia, criou coragem e, num domingo, foi a uma igreja na qual nunca estivera. Mas tão logo o pastor pronunciou a primeira frase de seu sermão, o aluno percebeu que cometera um erro: o pastor estava contradizendo a Bíblia.
— O tema do meu sermão nesta manhã — disse o pastor — é que todas as crenças religiosas são verdadeiras!
O aluno se contorcia no banco à medida que o pastor prosseguia, assegurando a cada membro de sua congregação que todas as crenças religiosas que eles tinham eram "verdadeiras"!
Quando acabou o sermão, o aluno queria sair rapidamente sem ser notado, mas o pastor, todo empertigado, estava esperando à porta para abraçar todas as pessoas da congregação.
— Filho — disse o pastor com uma voz estrondosa, saudando aquele aluno -, de onde você é?
— Na verdade, sou daqui mesmo, senhor. Voltei para casa durante as férias do seminário.
— Seminário? Que bom! E então? Que crenças religiosas você tem, filho?
— Eu preferiria não dizer, senhor.
— Por que não, filho?
— Porque não quero ofendê-lo.
— Ah, meu filho, você não vai me ofender. Além do mais, não importa quais sejam as suas crenças, elas são verdadeiras. Então, no que você acredita?
— Tudo bem — relaxou o aluno. Ele se inclinou na direção do pastor, cobriu a boca com a mão e sussurrou:
— Senhor, creio que o senhor vai para o inferno!
O rosto do pastor ficou vermelho enquanto ele tentava responder.
— Bem, eu, ah, acho que cometi um erro! Não é possível que todas as crenças religiosas sejam verdadeiras, porque a sua certamente não é!
O fato é que o pastor percebeu não ser possível todas as crenças religiosas serem verdadeiras, porque muitas crenças religiosas são contraditórias: elas ensinam realidades opostas. Os cristãos conservadores, por exemplo, acreditam que aqueles que não aceitaram Cristo como Salvador optaram pelo inferno como seu destino final. Esse aspecto é muitas vezes desprezado, mas muitos muçulmanos acreditam o mesmo sobre os não-muçulmanos — ou seja, que as pessoas que professam uma fé diferente da deles irão para o inferno também. Os hindus geralmente acreditam que todo o mundo, independentemente de suas crenças, está preso a um ciclo infinito de reencarnação baseada nas obras. Essas crenças contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo.
O fato é que as religiões mundiais possuem mais crenças contraditórias do que complementares. A noção de que todas as religiões ensinam basicamente a mesma coisa — que devemos amar uns aos outros — demonstra um sério mal-entendido das religiões mundiais. Embora a maioria das religiões tenha algum tipo de código moral semelhante — porque Deus implantou o certo e o errado em nossa consciência, elas discordam em quase todas as questões principais, incluindo a natureza de Deus, a natureza do homem, pecado, salvação, céu, inferno e criação!
Pense nisto: a natureza de Deus, a natureza do homem, pecado, salvação, céu, inferno e criação. Essas são as maiores! Veja a seguir algumas dessas principais diferenças:
- Judeus, cristãos e muçulmanos acreditam em diferentes versões de um Deus teísta, enquanto a maioria dos hindus e dos adeptos da Nova Era acreditam que tudo o que existe é parte de uma força impessoal e panteísta chamam de Deus.
- Muitos hindus acreditam que o mal é uma total ilusão, enquanto cristãos, muçulmanos e judeus acreditam que o mal é real.
- Os cristãos acreditam que as .pessoas são salvas pela graça, enquanto todas as outras religiões, se é que acreditam em salvação, ensinam algum tipo de salvação por meio das boas obras (a definição de "boa” e daquilo do que se é salvo varia grandemente).
Essas são apenas algumas das muitas diferenças essenciais. Já é prova suficiente para refutar a idéia de que todas as religiões ensinam basicamente as mesmas coisas!
Fonte: Não tenho fé suficiente para ser ateu, Norman Geisler e Frank Turek, Editora Vida
.
Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.
As religiões são discrepância com relação a Palavra de Deus!!
Infelizmente, milhares de milhares, desde os primórdios da raça humana, tem andado após “gurus religiosos”, homens que criam fantasias, crendices, dogmas e fazem outros de presas;
As religiões vendem o peixe ao gosto do freguês; o ser humano quando não se permite ser atingido pela graça de Deus, anda atrás de lugares com placas de “igrejas” e creem que Deus nelas faz morada.
A religião evangélica é um exemplo, muitos evangélicos creem sistematicamente no que dizem “todos” os pastores e dão importância exacerbada aos “templos” como locais santos!!
Louvemos a Deus, pois, Sua bendita Palavra nos testifica que tudo o que se chama religiões estão além do ensinamento bíblico, “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”.
Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses da Igreja que Cristo edificou.
James, crente desigrejado de instituições religiosas com placas de igrejas.
Site Jesus, o maior Amor
Site DESIGREJADOS
Site Adoradores em Casas
Orkut Adoradores em Casas
Facebook Adoradores em Casas
Twitter Adoradores em Casas
EVANGÉLICOS, ingrejados
...
..
.
OK, então eu faço uma pergunta... Se apenas uma é correta, qual é a correta ? Por favor não fale que a "Bíblia diz...". A Torah e o Corão são livros religiosos e existem grandes semelhanças entre os três. Como saber sem dúvida que essa ou aquela religião é a correta ? E se nenhuma for correta ? Desculpe mas acho perigosametne arrogante fulano ou beltrano afirmar que tem uma ligaçã maior com Deus do que eu ou qualquer outra pessoa. Nunca vi uma religião que não tivesse sua carga de mal e hipócritas. Logo não existe crença perfeita.