Por Cristiano Santana
Grande número de estudantes da Bíblia, Teologia, e outras matérias, ainda têm o costume de estudar com base apenas no texto puro dos livros. Não se pode esperar que os mesmos tenham bom rendimento nas avaliações periódicas, isso porque a informação assimilada, através da simples leitura, se perde muito rapidamente na memória de curso prazo.
Para que a informação fique gravada, em definitivo no cérebro, é preciso que ela seja armazenada na memória de longo prazo. Uma das formas mais fáceis de se conseguir isso é a utilização da comunicação gráfica, que ocorre através de símbolos, desenhos, plantas, diagramas, ícones, fotos ou outros recursos gráficos isoladamente. É o caso da maioria das placas de trânsito, onde um único símbolo tenta traduzir o que a placa representa, de forma rápida e eficaz. sabe-se que 80% das coisas que se vê são captadas por símbolos, desenhos. Esse tipo de comunicação geralmente garante uma eficiência de memorização de 60% dos dados assimilados pela visão.
Podemos explorar essa nossa capacidade de gravar as imagens efetuando a conversão de qualquer texto em um esquema de resumos e cores. Vejamos a metodologia sugerida pelo especialista William Douglas:
Ao estudar faça resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações em árvore. Organize-se para periodicamente, ao estudar a matéria, reler os resumos que tiver preparado. Uma boa ocasião é fazê-lo a cada vez que for começar a estudar a matéria. Quando o número de resumos for muito grande, divida-os de forma a que de vez em quando (semana a semana ou mês a mês) você dê uma “passada” por eles. Essa revisão servirá para aumentar de modo extraordinário seu aprendizado e memorização
O uso de mais de uma cor em suas anotações é proveitosa, pois estimula mais a atenção e o lado direito do cérebro. Alguns alunos gostam de correlacionar cores com assuntos ou com referências. Por exemplo, o que está em vermelho são os assuntos mais “quentes” para cair, o que está em azul são exceções, princípios na cor verde, e assim por diante. Dessa forma, as cores também funcionam como uma espécie de ícone.
Para que o leitor tenha uma idéia clara do que são esses resumos, apresento alguns exemplos abaixo:
Exemplos de resumos
Um dos melhores sites com conteúdo de Teologia e Filosofia. Muitos dos artigos são inéditos na web. Acesse: http://teologiaefilosofia.com.br