Por Cristiano Santana
Sempre que testemunhamos um conjunto de fatos que se assemelham e que seguem uma certa ordem causal e lógica, acabamos enxergando nisso um processo histórico que fatalmente aponta para um resultado que pode ser bom ou ruim.
É nessa perspectiva que tenho refletido muito sobre a situação atual do evangelicalismo brasileiro. E nessa atividade mental o meu espírito, inquieto e transtornado, tenta enxergar alguma luz no fim do túnel, mas o que percebo infelizmente são trevas quase palpáveis, apontando sempre para um futuro sombrio, muito sombrio. Pode ser que eu esteja errado, mas gostaria de compartilhar com meus leitores o prognóstico, o provável desenvolvimento futuro das igrejas evangélicas que eu mesmo tracei. Faço isso na esperança de que alguém me convença, com argumentos sólidos, de que estou sendo muito pessimista quanto ao rumo das instituições evangélicas em nosso país.
Aumento dos "desigrejados" - As demonstrações de incompetência, desonestidade e falta de transparência, de uma parte significativa das lideranças eclesiásticas, intensificará o êxodo dos seus membros, não para outra igreja, mas para suas próprias residências. Mesmo cientes de que tal atitude biblicamente não é recomendável, milhões de crentes decidirão buscar a Deus em seus lares. Em virtude das terríveis experiências que passaram em suas igrejas, será praticamente impossível convencê-los a congregar novamente.
Manifestações heréticas substitutivas do Espírito ausente - Devido à predominância da libertinagem, o Espírito se afastará cada vez mais da vida das igrejas, tal como Ezequiel o viu se afastar do templo e depois da cidade de Jerusalém. A glória de Deus se afastará, e líderes apóstatas inventarão heresias mais bizarras do que as que têm sido presenciadas agora. Numa tentativa de substituir o Espírito, entregar-se-ão completamente a práticas místicas, supostamente reveladas por Deus, mas advindas da mente de Satanás.
Aceitação do homossexualismo - A sociedade brasileira não será uma exceção à regra, em termos de moralidade; portanto seguirá inexoravelmente a cosmovisão global que é anticristã em sua essência, caracterizada pelo ceticismo e pela relativismo moral. Muitas igrejas, alheias ao Espírito, e sentindo fortemente a influência dessa cultura paganizante, fatalmente sucumbirão ao mal e acabarão aceitando o homossexualismo como um comportamento aprovado por Deus. Dirão que o posicionamento do apóstolo Paulo, contrário ao homossexualismo, foi uma manifestação condicionada por uma visão cultural de sua época, mas que não tem aplicabilidade hoje. Os projetos de lei que tentam oficializar a sodomia serão contidos, mas não por muito tempo. Creio que no máximo em uma década serão aprovados, e com o apoio daqueles que se dizem cristãos.
Sincretismo religioso - O afrouxamento da ortodoxia, devido à forte influência do relativismo moral, abrirá as portas da Igreja para as doutrinas ecumênicas que tentam fundir a sã doutrina com religiões satânicas. Em breve a religião maçônica poderá ser professada por líderes de grandes convenções eclesiásticas sem que haja o mínimo temor de represálias. Cada vez mais ocorrerão eventos que contarão com a presença de celebridades evangélicas e católicas. O Caminho, a Verdade e a Vida passará a ser muitos "caminhos", muitas "verdades", mas sem vida alguma para dar.
Esforço-me, com todas as minhas forças, para ser otimista, mas sinceramente não consigo. Quando leio os versículos abaixo, a minha esperança logo se desfaz.
Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. ( 2 Timóteo 3.1-5)
Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. (2 Pedro 3:3)
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. (Mateus 24:12)
O mal vem, sim, o mal vem. É inevitável.
Mas no final Deus triunfará sobre ele.
A paz do Senhor Jesus,irmão Cristiano!
Concordo com o irmão em número,gênero e grau. Com o aumento da apostasia e da transigência com os padrões mundanos, os crentes que não adotarem tais expedientes ficarão cada vez mais acuados e às margens do sistema. Este quadro de 'desigrejação' já é perceptível e aponta para um novo modelo de reunião que transporá as paredes dos tempos atuais. Será que voltaremos às igrejas-casa dos tempos apostólicos e da Igreja Primitiva?
Esta é uma situação que inevitavelmente está tomando corpo no Brasil, o tempo dirá aonde isso levará.
Sabemos de uma coisa: o ar está ficando irrespirável e atmosfera rarefeita para os cristãos deste século. Eu creio que o arrebatamento não está longe. O que você acha irmão Cristiano?
Prezado irmão Geovani. Tudo indica que a intensidade do pecado no mundo, inclusive dentro das igrejas, já atinge um ponto máximo de saturação. É difícil imaginar algo pior.
Não resta dúvidas! É chegada a hora da manifestação do Rei dos Reis, Senhor dos Senhores!
.
Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.
Irmão Cristiano,
Sem dúvidas, vosso prognóstico assemelha-se a Palavra de Deus, mesmo por que, as religiões tendem-se a se fundirem, o que já não é espantoso, aliás, encontramos diversos “lideres” evangélicos criticando aos que combatem o sistema religioso.
Eis o que um bispo evangélico afirma sobre a minha postura de denunciar as atrocidades contra a fé alheia no sistema religioso:
“Seus blogs atacaM A FÉ EVANGELICAS E AS DEMAIS RELIGIOES. Não respeita ninguem.”
Outrossim, quero ressaltar quanto ao Aumento dos "desigrejados":
É importante entender que o afastamento das instituições religiosas com placas de igrejas em muitos dos casos não está relacionado a “incompetência, desonestidade e falta de transparência” das lideranças, mas sim, por um entendimento através do Espírito Santo quanto a exortação contida nas Sagradas Escrituras quanto a adoração a Deus, João 4, “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”...
... e em nenhum relato bíblico há a obrigatoriedade de que nossa adoração dever-se-á ser em uma instituição religiosa com placa de igreja, e é neste sentido que nos sentimos “desigrejados”, estamos fora do sistema religioso de lugares com placas de “igreja”, porém, perseveramos em não afastar do corpo de Cristo, da Igreja imaculada, pura, orgânica, sem paredes, mesmo por que, a Igreja de Cristo são pessoas e não lugares, são todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
Quanto ao congregar, como afirmo acima, não nos afastamos do corpo de Cristo, simplesmente nos reunimos em nossos lares, com nossos familiares e irmãos, vivemos em comunhão; mesmo por que, há relatos bíblicos de que os amados irmãos após a ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo também assim procediam...
... afinal, congregar não significa estar em uma instituição religiosa com placa de igreja, pois que, o autor de Hebreus quando admoestou a não deixar a nossa congregação, referia-se a “congregação dos justos”, a “universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus” e não a uma igreja evangélica.
Enfim, temos o testemunho bíblico que nossa comunhão dever-se-á ser tão somente em Cristo e não por que se frequenta uma instituição religiosa com placa de igreja.
Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses da Igreja que Cristo edificou.
James, crente desigrejado de instituições religiosas com placas de igrejas.
Site Jesus, o maior Amor
Site DESIGREJADOS
Site Adoradores em Casas
Orkut Adoradores em Casas
Facebook Adoradores em Casas
Twitter Adoradores em Casas
Site EVANGÉLICOS, ingrejados
...
..
.
Irmão James. O mais importante é estarmos perto daqueles que comungam da mesma fé, seja numa casa, numa igreja ou numa caverna. Cada irmão deve abençoar ao outro com os seus dons. Por isso é bom estarmos juntos.
Um grande abraço
Cristiano