A lista é grande e o eleitor precisa ter muito cuidado. Para saber se o seu candidato predileto faz parte ou não dos enrolados com a Justiça, tome algumas precauções. Se o deputado estiver tentando a reeleição, o jeito mais simples é acessar o site da ONG Transparência Brasil (www.excelencias.org.br).
Se for um novato na política, cheque sua situação no Tribunal Superior Eleitoral: (http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/jsp/framesetPrincipal.jsp).
Basta escrever o nome do postulante e conferir as certidões criminais que são apresentadas na inscrição.
Para ter certeza absoluta, outro caminho é a página do Tribunal de Justiça do estado. Do Rio de Janeiro, por exemplo, é www.tjrj.jus.br. Na consulta processual, escreva o nome completo dele e selecione a opção "Todas as Comarcas". Mas atenção: mesmo se o candidato estiver sendo processado por supostamente não pagar pensão alimentícia ou por ter brigado com o vizinho, as informações estarão lá.
Cristiano, dicas muito boas. O blog também é bem útil, o estou linkando no Correio. Apróposito, esse pensador todo engomadinho ilustrando o teu post não deveria estar usando um modelito tipo zebrinha? Rsrs
Abraço
É verdade. Devia estar na cadeia, só que o STF entende que ele não pode ser preso porque já está muito velho. Já viu isso?!
Obrigada pela dica, amado. Paz