Cristiano Santana - Uma visão do mundo

DEBATENDO SOBRE O PECADO

Extraído de um curto debate que tive com estimados irmãos da comunidade Igreja Presbiteriana do Brasil sobre a doutrina do pecado - http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgPost.aspx?cmm=6681503&tid=5319403273424345751
WALTER:
1 - Se Deus não possui as limitações humanas, por que ele precisou descansar no sétimo dia?:
2 - Se um dos atributos de Deus é a onisciência, por que:
2.1 - Ele criou um ajo que se relebelaria contra ele?
2.2 - Criou o homem sabendo previamente que ele iria errar, viver pouco e sofrer por toda a eternidade?

ZÉ:
1 - Se Deus não possui as limitações humanas, por que ele precisou descansar no sétimo dia?
Resposta: A menção ao descanso no sétimo dia é um motivo cúltico. É uma figura retórica para reforçar a relevância da guarda do Sábado: é tão importante que até Deus o guardou! Assim, o texto de Gn 1.1-2.4a não deve ser lido literalmente, mas dentro da perspectiva teológica sacerdotal do pós-exílio.

2 - Se um dos atributos de Deus é a onisciência, por que:
2.1 - Ele criou um ajo que se relebelaria contra ele?

Resposta: Eu queria saber onde está este fato na Bíblia? Eu nunca li!
2.2 - Criou o homem sabendo previamente que ele iria errar, viver pouco e sofrer por toda a eternidade?
Resposta: Porque, talvez, a coisa seja um pouco diferente do que a interpretação tradicional tenta explicar... rs

Se pensamos em eternidade, devemos entender que Deus não sabia previamente de nada, ele sempre soube, sabe e continuará sabendo... E de todas as coisas! Tanto do pecado quanto do perdão, tanto da condenação quanto da redenção, tanto da criação quanto da consumação. Assim sendo, deve-se admitir que a questão é muito mais complexa do que as assertivas dogmáticas fazem parecer e que as nossas mentes podem captar...

EUCLIDES:

Eu gosto muito de ler mitologias dos povos mais variados e diferentes. Não obstante, na maioria desses relatos simbólicos, há uma série de elementos em comum. Por exemplo a entrada do ''mal'' no mundo, a perda da inocência, dilúvios purificadores, etc:.

Infelizmente, muitas pessoas tem abandonado a sua fé por terem por muito tempo imprimido a essas narrações um caráter literal, fundamentalista. Daí quando ''descobrem'' q a coisa não era bem assim, começam a dizer que são ateus, que Deus não existe, que tudo é ''lenda'', como se pra eles esses relatos fossem mentirosos e não significasse nada. O que é um equívoco pois sempre o mito tras alguma ''verdade'', não da maneira como a maioria concebe atualmente, mas ainda sim uma verdade.

CRISTIANO:

Vocês que gostam de mitos, me expliquem, por favor, quando, como e por quê ocorreu a queda do homem que acabou originando o que a teologia reformada denomina de pecado original, esse mal, que num contexto puramente histórico e universal (não mitológico) tem afetado terrivelmente a natureza humana.

ZÉ:

Cristiano,

A doutrina do pecado original foi uma das escorregadas teológicas do grande Agostinho. Em seu afã de acomodar a doutrina cristã às categorias platônicas, ele entendeu que era lógico admitir que o pecado real tem origem num pecado ideal, ou seja, os pecados que cometemos hoje são sombra do pecado original do Éden. Todavia, o texto de Gn 1-3 parece dizer mais do que isso...

O pecado não é parte da natureza humana criada por Deus, nem é uma entidade autônoma que domina e comanda o ser humano. Ele existe em nós como contingência, ou seja, como realidade que aliena o homem de Deus e das coisas concernentes a ele, em uma palavra, Calvino caracteriza o pecado como "orgulho" ou "presunção" ("Como Deus sereis" Gn 3.5). Aqui é estabelecido um contraste entre orgulho e obediência. E o pecado existente no homem, que se identifica com o orgulho, o impede de obedecer a Deus, de viver para Ele. O drama adâmico, antes de ser fonte, é espelho do drama diário de cada um de nós!

Em contrapartida, através de Jesus, o orgulho e a presunção são sobrepujados pela obediência. Esta é a verdadeira expressão do ministério cristológico e a própria base da exaltação, da vitória de Cristo ("a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobre maneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome" Fp 2.8-9). Jesus viveu sob as contingências do pecado, mas nunca foi dominado por elas.

Desta forma, na perspectiva reformada, calvinista, o pecado está sempre em correspondência o orgulho e a presunção, de modo que os homens só podem vencê-lo mediante uma renovação cristológico-pneumatólica, ou seja, pela sua restauração através da participação na Obediência de Cristo e na Assistência do Espírito da Graça. Somos feitos nova criação e lutamos constantemente contra o orgulho e a presunção, o pecado, que ainda nos assedia. Nesta luta, temos por alvo a Obediência de Cristo e por motivação a Assistência do Espírito. Muito longe da cosmovisão neoplatônica de Agostinho...

CRISTIANO:

Citação da Confissão de Westminster:

I. Nossos primeiros pais, seduzidos pela astúcia e tentação de Satanás, pecaram, comendo do fruto proibido. Segundo o seu sábio e santo conselho, foi Deus servido permitir este pecado deles, havendo determinado ordená-lo para a sua própria glória. Gen. 3:13; II Cor. 11:3; Rom. 11:32 e 5:20-21.

II. Por este pecado eles decaíram da sua retidão original e da comunhão com Deus, e assim se tornaram mortos em pecado e inteiramente corrompidos em todas as suas faculdades e partes do corpo e da alma.
Gen. 3:6-8; Rom. 3:23; Gen. 2:17; Ef. 2:1-3; Rom. 5:12; Gen. 6:5; Jer. 17:9; Tito 1:15; Rom.3:10-18.

III. Sendo eles o tronco de toda a humanidade, o delito dos seus pecados foi imputado a seus filhos; e a mesma morte em pecado, bem como a sua natureza corrompida, foram transmitidas a toda a sua posteridade, que deles procede por geração ordinária.
At. 17:26; Gen. 2:17; Rom. 5:17, 15-19; I Cor. 15:21-22,45, 49; Sal.51:5; Gen.5:3; João3:6.

IV. Desta corrupção original pela qual ficamos totalmente indispostos, adversos a todo o bem e inteiramente inclinados a todo o mal, é que procedem todas as transgressões atuais.
Rom. 5:6, 7:18 e 5:7; Col. 1:21; Gen. 6:5 e 8:21; Rom. 3:10-12; Tiago 1:14-15; Ef. 2:2-3; Mat. 15-19.

V. Esta corrupção da natureza persiste, durante esta vida, naqueles que são regenerados; e, embora seja ela perdoada e mortificada por Cristo, todavia tanto ela, como os seus impulsos, são real e propriamente pecado.
Rom. 7:14, 17, 18, 21-23; Tiago 3-2; I João 1:8-10; Prov. 20:9; Ec. 7-20; Gal.5:17.

VI. Todo o pecado, tanto o original como o atual, sendo transgressão da justa lei de Deus e a ela contrária, torna, pela sua própria natureza, culpado o pecador e por essa culpa está ele sujeito à ira de Deus e à maldição da lei e, portanto, exposto à morte, com todas as misérias espirituais, temporais e eternas.
I João 3:4; Rom. 2: 15; Rom. 3:9, 19; Ef. 2:3; Gal. 3:10; Rom. 6:23; Ef. 6:18; Lam, 3:39; Mat. 25:41; II Tess. 1:9.

Emil Brunner, por exemplo, disse que um dos pecados mais graves é o orgulho. Acredito que devemos, porém, reconhecer o orgulho como sintoma de uma natureza caída.

Calvino define o pecado original como “uma depravação e corrupção hereditária de nossa natureza, difundida em todas as partes da alma, que primeiramente nos torna sujeitos à ira de Deus e depois também produz em nós aquelas obras que a Escritura chama de ‘obras da carne’” (Inst., 2.1.8).

ZÉ:

Exatamente.

[ ]'s

Zé

PÉRICLES:

Ué?
no fim no deu no mesmo do q agostinho disse?

CRISTIANO:

no fim no deu no mesmo do q agostinho disse?
Resposta: Segundo a teologia de Westminster e de Calvino, Agostinho não deu nenhuma "escorregada". A doutrina dele, a respeito da corrupção hereditária, do pecado original, foi claramente seguida.

Karl Barth, um dos maiores teólogos contemporâneos, é um dos que mais se assemelham a Agostinho ao tratar sobre a questão do pecado.

Segundo Barth, não existe um ponto de contato entre o evangelho e a humanidade pecadora.

Barth argumentou que o Espírito tem de criar esse ponto de contato para que possamos acreditar e obedecer. Afirmou a depravação total do homem. Acreditava que a natureza humana é tão degenerada que já não reflete a glória de Deus. Declarou que somos totalmente incapazes de nos aproximar de Deus por nossos próprios esforços.

A visão que Barth tinha sobre a humanidade caída o fez ampliar, ao máximo, o abismo que separa os homens de Deus.

MÁRCIA:

Isso sempre me intrigou: a semelhança dos mitos em todas as culturas.

Isso , por um tempo, me fez ver a bíblia como mais uma historia mitológica tentando desvendar o mistério da nossa origem e pra onde vamos.

Sei que isso é amplamente discutido aqui em vários tópicos, mas , se colocássemos nossa fé de lado, não seria a bíblia mais uma história que procura desvendar quem somos, de onde viemos e para onde vamos?

Quando leio sobre mitos, leio com o distanciamento de quem procura conhecer um pouco a história da humanidade.

Imagino que muitos também leem a bíblia dessa forma que, como outros mitos se aplica perfeitamente aos desejo do homem de conhecer a si próprio.

Me pergunto, o que é a fé, o que é verdade, o que me faz dar assim como um salto na escuridão e viver e e crer na história que ninguém pode garantir que seja real.

A fé é mesmo uma coisa absurda.

CRISTIANO:

A pessoa de Jesus Cristo é um evento histórico. Deus se manifestou corporalmente na dimensão espaço-temporal para nos libertar da triste situação de escravos do pecado.

Assim como os efeitos do pecado se manifestam dentro de um horizonte histórico, os eventos que ocasionaram o seu aparecimento devem, necessariamente, ter sido originados dentro dessa mesma dimensão e não numa realidade supra-histórica. Se o homem sofre aqui as consequências do pecado então o mal teve origem aqui mesmo. Se não fosse assim Jesus Cristo não teria a necessidade de se manifestar entre nós.

Por isso sempre pergunto quando, como e por quê aconteceu a queda. Essa pergunta exige o relato de fatos terrenos, factuais, relacionados à queda, seja lá qual for a interpretação que se dê ao termo "queda", com fundamentos evolucionários, psicológicos, etc.

Não ajuda muito dizer que o relato de Gênesis é um mito. Há mitos que não tem correlação alguma com a realidade, não procuram explicar nada a respeito da existência.

O pecado é real e para isso precisa de uma explicação (origem) real.

Também dizer que o pecado é ignorância, orgulho, maldade, etc., não ajuda muito, pois, teologicamente, essas deficiências são apenas sintomas da alma caída, e não causa. É através desses males que o homem percebe que é um ser caído.
Leia mais 2 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

2 comentários

  1. Anônimo on 1 de abril de 2009 às 15:33

    Parabéns pelo blog, amado irmão

    Tornei-me seguidor.

    Gostyaria de convidá-lo a conhecer meu novo blog sobre teologia:

    www.manejandobemapalavradaverdade.blogspot.com

    Deus te abençoe!

    Alan

     
  2. Cristiano Nascimento on 1 de abril de 2009 às 16:18

    Prezado Alan

    Obrigado pela visita.

    Com certeza vou visitar o seu blog também.

    Graça e Paz

     


Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Veja também:

Graça e Paz!

  • Busque no Blog


  • Quem Sou
      Servo de Deus e amante da boa leitura. Apaixonado por Teologia, Filosofia, Psicologia, Ciências e fatos gerais do universo cristão. Neste humilde espaço compartilho de minha visão sobre o mundo e assuntos relacionados à vida espiritual. Fique à vontade para concordar ou discordar de minhas colocações, afinal, você é livre! Aguardo seus comentários! Visualize meu perfil completo
  • Versículo do Dia

    Ache-me no Facebook

    Cristiano Santana Uma Visao Mundo

    Criar seu atalho

    Meus Tweets

    Seguidores

    Siga @cristianowriter

    Blogs que acompanho

    • Voltemos ao Evangelho
      Como conviver com a dor de ainda não ter se casado ou talvez nunca se casar?
      Há um dia
    • POINT RHEMA
      AD Missão em Praia Grande SP (COMADESPE) celebra 24 anos de fundação
      Há 3 dias
    • Olhar Cristão
      Meditação no Livro do Profeta Oséias
      Há 5 dias
    • Cristianismo Radical
      O Sistema de governo eclesiástico da Assembléia de Deus - Pr. Juber Donizete
      Há 5 dias
    • Púlpito Cristão
      Tips for Determining Your Gudang Toto Online Togel Betting Budget
      Há 6 dias
    • Desafiando a Nomenklatura Científica
      Limitações termodinâmicas no surgimento natural de moléculas de cadeia longa: Implicações para a origem da vida
      Há uma semana
    • Confraria Pentecostal
      Duas Asas da Igreja: No Templo e Nas Casas
      Há 3 semanas
    • Amigo De Cristo Notícias Cristãs
      Hello world!
      Há 5 meses
    • [Blog do Ciro] ®
      A Promessa de Provisão | ​⁠Lição 11 | CPAD | EBD | ​⁠​⁠​⁠​⁠​⁠​⁠​⁠@cirozi...
      Há 8 meses
    • Eliseu Antonio Gomes
      Luciano Bacci usa nome da Record TV e Cidade Alerta para propagação de fake news?
      Há 2 anos
    • Micheline Gomes
      Vivo Y55 Schematic Diagram
      Há 3 anos
    • Renato Vargens
      Por que estudar teologia avançada?
      Há 3 anos
    • BLOG DO PR. ALTAIR GERMANO
      A Teologia do Espírito Santo nos Pais da Igreja
      Há 5 anos
    • Bereianos | Apologética Cristã Reformada
      Confessionalidade madura também se expressa através de submissão e coerência
      Há 5 anos
    • Newton Carpintero, pr. e servo
      Como poderei agradecer a Deus com a frase mais correta?
      Há 6 anos
    • Design Inteligente
      A Origem: como começou a vida na Terra (em português)
      Há 6 anos
    • CRISTIANISMO EM DIA
      HOMO LUPUS HOMINI
      Há 6 anos
    • Genizah
      A ONFALOLOGIA SISTEMÁTICA
      Há 7 anos
    • Cinco Solas
      Disjunções arminianas injustificadas
      Há 7 anos
    • O contorno da sombra
      O pastor que virou caminhoneiro crossdresser
      Há 7 anos
    • Blog do Antonio Wilmar
      O Futuro Governo Mundial
      Há 7 anos
    • Púlpito Cristão
      Atriz pornô se converte: "Deus mudou minha vida"
      Há 8 anos
    • Prossigo para o Alvo... Fp 3.14
      A NOBRE MISSÃO DE ENSINAR... E SEUS CUIDADOS.
      Há 8 anos
    • A Igreja ao Gosto do Freguês
      Pastor faz fiéis beberem óleo de motor para demonstrar "poder de Deus"
      Há 8 anos
    • Blog do Cantini
      Agradecimento II
      Há 8 anos
    • Geração que Lamba
      Mudança de Endereço
      Há 8 anos
    • Teologia Pentecostal
      A Reforma Protestante não tem dono!
      Há 8 anos
    • Blog do Pr. Marcos Serafim
      Verdades do Evangelho
      Há 9 anos
    • Marketing para a Escola Dominical
      O BIG BANG, O UNIVERSO ETERNO E O CRIACIONISMO - PARTE 7
      Há 9 anos
    • Geremias do Couto
      Porque não sou devoto de "teologia brasileira"
      Há 9 anos
    • Mestres - Teologia & Debates
      Reforma para a vida
      Há 9 anos
    • ASSEM-BEREIA DE DEUS
      AD de Pernambuco apresenta 250 diáconos do Recife e dos setores no quinto dia de sua EBO
      Há 9 anos
    • Humor Cristão
      BRIGA DE MALAFAIA COM BOECHAT
      Há 10 anos
    • A ÚNICA VERDADE DENTRO DA SUA PRÓPRIA BÍBLIA
      Onde você quer passar a eternidade???
      Há 10 anos
    • Verba volant scripta manent
      Cuidado com a idolatria
      Há 11 anos
    • Visite nosso novo endereço www.adonainews.com.br
      Rodolfo Abrantes (ex- Raimundos) fala sobre idolatria gospel na igreja Batista da Lagoinha
      Há 12 anos
    • Hermeneutica
      Há 12 anos
    • veSHAME gospel
      Teste. A sua mente está sendo controlada?
      Há 12 anos
    • Sem forma!
      Confissões, desabafo e a promessa de volta
      Há 13 anos
    • Exejegues
      IDÉIA BRILHANTE! GRANDE PROPOSTA! DE UM CASAL DA UNIVERSAL
      Há 15 anos
    • Tiago Bertulino

    Últimos Artigos

    Powered by Blogger Widgets

    Sites que me indicam

    www.e-referrer.com

    Inscreva-se

    Postagens
    Atom
    Postagens
    Comentários
    Atom
    Comentários

    Newsletter

    Informe seu endereço de email

    Delivered by FeedBurner

    Central Blogs
    Religion
    billiga flyg till london

    Divulgue este blog!

    Image Hosted by ImageShack.us

    Blogs Parceiros



    Arquivo do blog

    • ► 2013 (2)
      • ► novembro (2)
    • ► 2012 (75)
      • ► julho (9)
      • ► maio (4)
      • ► abril (6)
      • ► março (4)
      • ► fevereiro (21)
      • ► janeiro (31)
    • ► 2011 (38)
      • ► dezembro (31)
      • ► novembro (4)
      • ► setembro (1)
      • ► junho (1)
      • ► maio (1)
    • ► 2010 (71)
      • ► outubro (6)
      • ► setembro (16)
      • ► agosto (9)
      • ► julho (11)
      • ► junho (5)
      • ► maio (1)
      • ► abril (4)
      • ► fevereiro (2)
      • ► janeiro (17)
    • ▼ 2009 (115)
      • ► dezembro (20)
      • ► novembro (1)
      • ► julho (1)
      • ► junho (23)
      • ► maio (25)
      • ▼ abril (30)
        • ELES MERECEM O PIOR LUGAR DO INFERNO
        • Dignos da ira de Deus
        • ALERTA NACIONAL CONTRA A APROVAÇÃO DO PROJETO DE L...
        • A IGREJA CLAMA POR MELHORES PASTORES
        • E se Jesus estivesse no Twitter?
        • A FRAGILIDADE DO APOSTOLADO MODERNO
        • Pr. Rui Raiol tentar explicar a sua falsa profecia...
        • Pesquisa da Assembléia de Deus mostra necessidade ...
        • ELEIÇÕES DA CGADB: PR. JOSÉ WELLINGTON É REELEITO ...
        • SILAS MALAFAIA UTILIZA TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO
        • EU TENHO UM SONHO
        • SILVIO SANTOS E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
        • O QUE SIGNIFICA SER BLOGUEIRO CRISTÃO
        • QUEM PODE EXPLICAR ESSE FENÔMENO?
        • CRISTIANO SANTANA - UMA VISÃO DO MUNDO RECEBE INDI...
        • IGREJA ATUAL: UMA GERAÇÃO DE CRISTÃOS ALIENADOS
        • PR. JOSÉ WELLINGTON NÃO COMPARECEU AO DEBATE MARCA...
        • DÍZIMO: QUEM É O "DEVORADOR" DE MALAQUIAS 3:11?
        • 38ª ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA CONAMAD: SUCESSO...
        • QUAL BÍBLIA DEVO COMPRAR?
        • ESTATÍSTICAS APONTAM AUMENTO NA INTENSIDADE E NÚME...
        • A ORDEM NO CULTO (1)
        • LEITURA OBRIGATÓRIA PARA OS CRENTES DO "RETETÉ": A...
        • LÁGRIMAS
        • PREGAÇÕES BIZARRAS: PÕE EM ORDEM A TUA CASA
        • MEUS COMENTÁRIOS SOBRE A "BOMBA" DO PASTOR SILAS M...
        • ASCENÇÃO ECLESIÁSTICA A QUALQUER PREÇO?
        • COMO É FÁCIL ENGANAR ALGUMAS IGREJAS PENTECOSTAIS!
        • ALERTA: OS CUIDADOS COM OS NOSSOS TEMPLOS
        • DEBATENDO SOBRE O PECADO
      • ► março (14)
      • ► janeiro (1)
    • ► 2008 (57)
      • ► dezembro (7)
      • ► novembro (21)
      • ► outubro (29)

    Link-Me

    link-me
    20 minutos
    Linkerama: Os melhores blogs da Internet estão aqui!

    © Copyright Cristiano Santana - Uma visão do mundo. Todos os Direitos Reservados. O conteúdo deste Blog pode ser divulgado livremente. Deus o abençoe!
    Desenvolvido por CrisDesignWeb

    Voltar ao Topo