AUTOR: CRISTIANO SANTANA
Hoje estive pensando seriamente sobre o meu futuro na esfera eclesiástica e confesso que fiquei bastante perturbado.
Desde que comecei a publicar meus artigos neste blog e através de mensagens que enviei a uma quantidade enorme de irmãos e obreiros de minha igreja, abrangendo a matriz e as congregações, o meu pensamento tornou-se algo mais público.
Eu deveria sentir uma enorme satisfação por estar espalhando minha visão teológica aos quatro ventos, afinal de contas, isso poderia render-me algum tipo de reconhecimento, algo tipo de prestígio, fazendo com que eu fosse rápidamente alçado ao ministério de pastor.
Mas o que sinto, sinceramente, é uma profunda angústia, pois tenho ciência de que talvez possa estar expressando uma mensagem que não tenha a plena aprovação da minha liderança. Se esse for o caso, acredito que eu não mereça uma exclusão ou perda da minha função de presbítero. A punição poderia ser pior, isto é, uma reação velada de resistência contra o meu ministério, no sentido de garantir que eu não saia de onde estou e não tenha nenhuma oportunidade de ascenção dentro da estrutura eclesiástica de minha igreja.
Já sondei a minha consciência com a ajuda do Espírito Santo de Deus para verificar se sou mais um radical extremista disposto a bradar contra tudo que esteja errado na Igreja, achando que todos merecem ir para o inferno, menos eu. Não me considero um crítico ácido. Eu sempre me incluo na multidão de cristãos que necessitam da misericórdia de Deus para mudar. Sou atormentado continuamente pela consciência de minhas próprias fraquezas e imperfeições.
Em minha congregação, esforço-me ao máximo para ser um auxiliar obediente ao meu pastor;vou aos evangelismos, frequento a maior parte dos cultos, sigo à risca as determinações superiores, ensino com amor os alunos da Escola Bíblica Dominical, sendo, inclusive, dizimista.
Sinto profundo amor pelos irmãos de minha igreja e creio estar imbuído desse sentimento todas as vezes que assumo o púlpito da igreja para pregar a Palavra do Senhor. Nada de ataques, nada de indiretas; somente a proclamação das palavras verdadeiras do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em minhas reflexões sobre a conjuntura atual da Igreja, sempre procuro elaborar idéias que de alguma forma venham a contribuir para o desenvolvimento da obra de Deus. Meus pensamentos são de edificação e não de destruição.
Amo meu pastor, amo minha Igreja, amo minha liderança, amo os irmãos, incondicionalmente, mas não posso renunciar aos ditames da minha consciência, no sentido de parar de expressar aquilo que acredito ser a essência verdadeira do Evangelho, o genuíno espírito do Cristianismo.
Deixarei de ser um cristão autêntico caso tenha de sufocar minhas convicções com o fim de ter direito a alguma promoção ministerial. Firmei o compromisso, comigo mesmo e com Deus, de ser autêntico, de me manifestar sempre contra aquilo que a Palavra de Deus condenar. Aqueles que quiserem me ordenar ao santo ministério, no futuro, o farão tendo ciência de quem eu sou e não daquilo que não sou. Não utilizarei o degrau da bajulação e da dissimulação para poder subir.
Às vezes desejo tanto ser um simples membro! Ter um privilégio de poder sentar entre o povo, no último banco da Igreja, para louvar e exaltar ao Senhor, e nada mais. É um fardo muito grande carregar a responsabilidade de ser obreiro neste período tão conturbado da história da Igreja. Cheguei a uma situação em que eu não me deslumbro com mais nada. Satifaz-me ter apenas a garantia da minha salvação.
Entrego minha vida nas mãos de Deus para que ele decida o meu futuro.
Prezamado Cristiano Santana,
A Paz do Senhor!
Você amado irmão, está indo no caminho certo.
O que você sente, faz parte do coração do servo preocupado e envolvido, plenamente com a responsabilidade diante de Deus.
Estes sentimentos pertencem a quem deseja ver o crescimento da igreja de maneira que agrade a Deus.
Continue. Enfrente os desafios. Não desanime diante dos que querem agradar aos homens e acabam desagradando a Deus.
Sê fiel. Sê exemplo. Creia, não irás agradar a todos, pois é impossível. A maioria não entende as coisas de Deus. Precisamos de você!
O Senhor seja contigo!
pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Estimado irmão Cristiano,
Graça e Paz!
Me tornei leitor assiduo de seu blog e seu "seguidor". Graças a Deus por sua vida e ministério!
Digo ao irmão que não está sozinho nesta situação. Confesso, inclusive, que cheguei a encaminhar um email para um pastor, conhecido nosso, com conteúdo quase que idêntico ao seu texto. Não sou obreiro, ainda, na AD pois como vim de outro ministério que não a AD meu pastor achou mais conveniente "começar do zero". Dou graças a Deus por isso, pois pelo menos neste tempo estou sem a enorme responsabilidade do púlpito, apesar de saber que cedo ou tarde vou ter que cumprir com o chamado que o Senhor me fez.
Teus medos também são meus medos, pois como atalaia temos, além de anunciar o verdadeiro Evagelho de Jesus Cristo, denunciado as más obras, as mentiras e heresias que têm corroido o povo de Deus nestes dias. Apesar de ter plena conciência de que foi Deus quem me chamou - e isso ninguém pode impedir - temo pela atitude de homens maus, que não temem a Deus e que colocando seus interesses pessoais acima de qualquer coisa, até do próprio Deus.
Que Ele nos conceda graça e misericórdia. No amor de Cristo,
Danilo Miguel
semforma.blogspot.com
Pr.Newton
Ainda bem que existe uma realidade chamada de SOBERANIA de Deus. Que conforto sentimos quando o Espírito Santo nos concede a convicção de que cada segundo da nossa história está sendo escrita por Deus! Essa consciência alivia toda pressão.
Obrigado por suas palavras de ânimo
Um grande abraço
Cristiano
Prezado irmão Danilo.
Roguemos a Deus para que ele nos preverse de um radicalismo infantil e sem propósito. Busquemos ao Senhor para que ele nos conceda reflexões maduras e sábias sobre a realidade do mundo e da Igreja. Nosso dever e obrigação é colaborar com a Igreja; é sermos agentes de crescimento.
O Senhor tem levantado um exército de homens fiéis para combater bravamente aos inimigos que foram enviados para tentar desestruturar os fundamentos da Igreja.
Abraços
Cristiano
Prezamado Cristiano Santana,
A paz do Senhor!
Amém! Amém! Amém!
O meu coraão se alegra quando vejo comentários dehomens desejosos de servir ao Senhor. Ele merece! Aleluia! Glórias para todo sempre!
O Senhor seja contigo!
pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
A Paz do Senhor irmao Cristiano.
Algum tempo atrás, eu atuava em tudo que o irmão citou e ainda mais. Mas algo mudou, a medida que fui meditando mais profundamente na palavra e vendo a diferença de procedimentos de Jesus para nossos lideres, ou seja, Jesus no lugar deles não faria nada do que eles fazem normalmente. E inclua-se o que quer que seja. Culto, vida crista, comunhão, mensagens (testemunhos), curas, milagres (dons do Espírito Santo), Ensino da Palavra (misericórdia).
Os “costumes” tem tomado o primeiro e mais importante lugar. Mentes cauterizadas em aprendizados equivocados. Tiros e mais tiros saindo pela culatra, e vamos empurrando com a barriga e batendo palmas pra maluco dançar. É triste, mas é verdade.
Foi ai que comecei a parar com tudo que me ligava de alguma forma a esse império terreno que nada tem com reino de Deus. Restando-me a comunhão com Deus, a Sua palavra em que medito cada vez mais, o testemunho pessoal para quem Deus colocar em meu caminho das coisas que tem realizado em minha vida, e vamos andando em frente que Jesus voltara em breve.
Querido irmão Cristiano: a paz do Senhor! Quero dizer ao irmão que todos nós enfrentamos essa situação, mais dia, menos dia. Fazendo parte de uma organização de governo centralizado, cujo sistema não é de Igrejas locais autônomas, fica mais difícil discordar de certas coisas, quanto mais ainda se nos dispusermos a denunciar erros doutrinários ou de prática e costumes. É provável que o seu pastor e os demais líderes já saibam que o irmão possui toda as características e credenciais necessárias ao ministério pastoral. Se não notaram isso, então falta-lhes a visão necessária para o pleno exercício da liderança de grupo. Mas (e espero sinceramente que não seja isso) se as suas considerações e seu posicionamento corretamente bíblico estiverem ferindo a sensibilidade dos calos de alguém da liderança, pode apostar que preferirão que o irmão continue como presbítero, podendo até futuramente censurarem suas mensagens, e até questionarem a existência do seu blog. Se isso vier a acontecer, que Deus te ilumine para tomar as decisões corretas. Mas nunca abandone a luta contra as aberrações do "reteté" e nem deixe de lado a sã doutrina, em troca de qualquer cargo ou função que seja. Procure o seu pastor, fale abertamente com ele. Ele é seu líder e tem o dever de te ajudar e te dar apoio. É possível que ele esteja sendo pressionado por uma autoridade mais acima dele, quanto às postagens do blog. Convença-o de que o irmão não está falando contra a denominação, pelo contrário, está defendendo-a das heresias e dos modismos dos seguidores das loucuras da "igreja" de Toronto e dos Benny Hinns da vida. Se depois disto tudo ele não te der apoio e não tiver consideração pelo seu ministério, talvez seja o caso de buscar Deus em oração, e tomar uma decisão mais dolorosa, de procurar uma outra Igreja e uma outra liderança mais comprometida com as verdades bíblicas, e que seja mais fiel aos princípios fundamentalistas da denominação.
A Paz do Senhor meu irmão, é natural este tipo de sentimento quando se há temor de Deus em seu coração. Também acho muito conveniente ressaltar que, em todo grupo social , todo ajuntamento de individuos ocorre a boa e velha disputa por território, alguns disputam inconscientemente outros por pura malicia. Contudo, premaneçamos na dispensação do Senhor , pois aquele que começou a boa obra a aperfeiçoará . Acredito em uma coisa meu irmão e isto que prego, que não são minhas visões e minhas filosofias partticulares que devem ser expostas, mas a vontade de Nosso Deus expressa atraves da Biblia Sagrada , meu Pastor nos sempre cita esta frase: Na falta do que pregar , prega a Biblia que sempre dá certo! Sábias palavras, pois é assim mesmo, e o irmão expõem a Biblia e doa aquem doer , se quiser ficar chateado que se indiguine com a Palavra , pois é a Palavra qu8e é exposta. Continue nesta força , seu crescimento minesterial irá acontecer de forma natural e isto é muito bom, não tenho ansiedade , tenho certeza de que o Senhor já tem confirmado a ti quanto aquilo que ele requer da sua vida . Fique na paz. E que nosso Deus continue te abençoando continuamente. Dc André Felipe . RJ pqd349ribeiro@hotmail.com