Os pastores José Wellington e Silas Malafaia venceram a eleição da CGADB, o que é da ciência de todos. Com isto, tivemos estabelecida a vontade de Deus para esse pleito.
Como sabemos, a vontade de Deus é entendida em seus aspectos DIRETIVO e PERMISSIVO. Temos, no mínimo, a permissão do Altíssimo para qualquer fato que ocorra debaixo do sol. Se Deus QUERIA que fosse assim (vontade diretiva), não sabemos. Que, todavia, PERMITIU o resultado, temos um fato inegável.
Vemos que Jesus mesmo viveu esse quadro. De modo algum o Pai iria QUERER que seu Filho fosse brutalmente morto na cruz. No Getsêmani, o Mestre indagava se havia outra forma de cumprir sua missão, sem passar pela morte. Obediente, concluiu seu clamor dispondo-se a se submeter à VONTADE de Deus. Sim, Deus entregou seu Filho nas mãos de homens pecadores, porém, isso não anulou o erro que eles cometeram. Desde a pregação de Pedro à porta do Cenáculo, a Bíblia e a Igreja têm asseverado que homens ímpios mataram um inocente. Seu sangue será requerido de seus algozes e de todos aqueles, que, rejeitando a mensagem da cruz, ainda hoje crucificariam o Filho de Deus por causa de seus interesses.
Sobre a eleição na CGADB, ouvimos dizer que centenas de obreiros não estariam aptos a exercer o direito do voto. Trata-se de um grupo cuja filiação foi homologada somente na terça, 21 de abril. Apesar disso, tais ministros compunham os quadros da CGADB há meses e seus nomes já constavam nas urnas eletrônicas. Frise-se que a inscrição de eleitores encerrou no começo do ano. O mais sério é que esse grupo, em estado juridicamente precário, teria tido acesso às plenárias e até votado para o ato de homologação de seu próprio recebimento (!). Então, cada um julgue seu próprio ato diante d’Aquele perante o qual estamos nus.
E para a morte de Jesus? Houve todo um jogo entre os principais sacerdotes, de sorte que: a) subornaram a Judas; b) compraram testemunhas; c)acusaram a Jesus de blasfemo; d) açularam a multidão para pedir a soltura de Barrabás; e) subornaram os guardas que testificaram a Ressurreição etc. E, em tudo isso, houve a VONTADE DE DEUS? Sim, a VONTADE PERMISSIVA. Mas veja que essa permissão não afastou o juízo de Deus. Nem impediu que o plano divino se cumprisse quanto à salvação da humanidade.
A respeito da profecia, trata-se de uma palavra que o Senhor Deus trouxe sobre a vida e ministério do pastor Samuel. Ele cumprirá a seu tempo, como já discorri. Não controlo o relógio divino. Quem tem ouvidos afinados pelo Espírito de Deus, entenda!
Sobre a postagem que antecipou a vitória do pastor Samuel, foi ato meu, minha convicção, como afirmei bem antes também (disse: “PARTICULAMENTE, CREIO QUE O PASTOR SAMUEL CÂMARA GANHARÁ A ELEIÇÃO”). Deus NÃO QUIS assim. Amém! Será sempre maravilhoso para mim contrastar a sapiência divina com minha ignorância. Ele é o Mestre! Eu, um homem que se esforça para ser um servo inútil.
Que o Senhor Deus abençoe poderosamente a nova Mesa Diretora da CGADB. Esperamos os irmãos em 2011 para o Centenário!
Glória ao Amado! Ele reina em meu coração.
Belém do Pará, berço da Assembleia de Deus, 24 de abril de 2009.
Em oração.
Rui Raiol
MEU COMENTÁRIO:
Deuteronômio 18:22: Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.
Ainda bem que não estamos na época de Moisés, senão o Raiol já estaria morto. E não adiantaria ele tentar uma explicação através da distinção entre vontade diretiva e vontade permissiva de Deus. Naquela época a teologia não estaria tão avançada assim. Triste seria o seu fim.
Seguindo o mesmo princípio, poderíamos dizer que foi a vontade permissiva de Deus que possibilitou a declaração dessa falsa profecia pelo pr. Raul Raiol. Deus não queria o Raul Raiol dissesse tal coisa (vontade diretiva), mas permitiu (vontade permissiva)
Aliás, há tempos que eu tenho olhado com desconfiança para essa tal de vontade permissiva e vontade diretiva de Deus. Acho que esses termos foram criados, justamente para serem usados como rota de fuga pelos falsos profetas. Se a profecia se cumpre, glórias a Deus! Foi a vontade diretiva de Deus! Se não se cumpre, tem uma explicação: a vontade permissiva de Deus foi a causa do evento ter tomado outro rumo.
Esse negócio de "não quero mas deixo" e "quero e deixo" praticamente transforma Deus num homem indeciso, que não sabe o que deve fazer.
Ultimamente tenho me inclinado mais para a crença na soberania absoluta de Deus. Como disse o apóstolo Paulo, se Deus levanta alguns vasos para honra e outros para desonra (falsos profetas, por exemplo), quem somos nós para discutir com o Oleiro Divino?
Abraços
Cristiano Santana
Humildade, é o que falta,como servo do altissimo, o certo é assumir o erro, pedir perdaõ, infelismente, muintos naõ querem viver a palavra, saõ falantes, mas naõ praticantes
Concordo contigo Laerte. Acho que o caminho seria esse mesmo: assumir o erro e pedir perdão; o problema é que falta coragem
Irmão Cristiano,
Depois da confusão, o profeta tenta explicar o não cumprimento de sua profecia com o discurso de vontade diretiva e permissiva de Deus. Deve-se ter mais temor de Deus ao ficar por aí usando seu nome, quando Ele não falou.
Abraço.
Concordo irmão Juber
O pr. Raiol não sabe que os caminhos de Deus são insondáveis demais para utilizarmos a sua vontade diretiva e permissiva para explicar falhas do tipo que ele cometeu.
Por incrível que pareça muitos planos de Deus, muitas profecias de Deus se cumpriram precisamente porque Ele permitiu que coisas erradas acontecessem. Até mesmo diante do erro humano Deus concretiza aquilo que Ele soberanamente decretou.
Caro Cristiano Santana,
A Paz do Senhor!
É tão difícil comentarmos tal situação, porém isso se torna necessário para que todos fiquem alertas.
Não se trata de "pichar" o Pr. Rui Raiol, até porque entendo que não ficou inviabilizado por isso, mas a verdade é que a profecia não se cumpriu, então está claro que não foi de Deus.
Falou em nome de Deus mas não era Deus falando.
Só um real pedido de perdão acompanhado de arrependimento, caso conrário, infelizmente será uma mancha em seu ministério.
Oremos por ele.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Prezamado pb. Cristiano Santana,
A Paz do Senhor!
Sei, muito bem, que existe, a possibilidade de exteriorizarmos o máximo em palavras, para esta "PROFECIA". Mas, deixarei para muitos desejosos em emitir seus pareceres, enquanto ficarei apenas com uma frase, considerada uma expressão que será singela para este caso de extrema seriedade, e que deverá ser imediatamene avaliado pela CGADB. Portanto, segue a expressão:
A EMENDA FICOU PIOR QUE O SONETO! Ou não?
O Senhor seja contigo!
pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Prezado Pr. Carlos
Suas palavras sensibilizaram-me no sentido de admitirmos que o homem é um ser falho. Não estamos livres de vivenciarmos um situação semelhante. Por isso acato o seu conselho, querido pastor: Oremos por ele, com toda sinceridade e amor, para que o Senhor opere o arrependimento em seu coração.
Obrigado pelas palavra pr. Carlos.
Prezado pr. Newton
Realmente não agradamos ao Senhor quando tentamos utilizar subterfúgios para justificar nossos erros. O arrependimento sempre é a melhor opção.
Abraços
Cristiano
Caro pastor Raiol sua profetada entrou para a história hodierna da Igreja, como o irmão vai desfazer essa prezepada? Sua sorte é porque aconteceu no Novo Testamento, se fosso no Velho o irmão já estaria sob pedras, muitas pedras, faça mais isso não irmão, claro que você queria uma vaguinha caso sua profetada tivesse dado certo. Profetize a volta de Cristo pra ver se você é decepcionado!?
Pr. Cristano, a paz do Senhor, é muito fácil pro humem carcal ñ enteder a voz de Deus, as coisas Espirituais só entendem quem for Espiritual, e os Prs. que aprovaram aquela converção do Rio de Janeiro são carnais e ñ homens de Deus, vc pode explicar como um grupo de Irmãos ñ convecionados podem votarem neles mesmos, meu irmão se vc acha isso certo, só tenho alamentar.
Quem estava lá viu como aquela fraude se deu, se vc tirar os votos incorretos da referida converção conte e veja quem ganha a eleição.
Fique com Cristo no coração poruqe hoje muitos tem só na boca.
Pr. Clever
Pr. a paz do Ssenhor Jesus, como vc explica aquela converção empurrada pela "guela" abaixo e se a mesma ñ fose empurrada o Pr. Samuel teria ganho, mas Deus é quem ver todas as coisa suja e jusgará as obras dos homens.
Não posso imaginar que irmãos concorde com a filiação da converção de maneira incorreta. Queria saber sua o pinião sobre o fato.
Quem estava em vitória como eu, tbem sabe que a profecia se cumpriu literalmente.A grande maioria dos convencionais eram eleitores do pastor samuel, isso era muito, muito claro, no plenário, e o nervosismo e arrogancia do presidente tbem era notório em suas colocações. O danado era que o homem tinha plano A plano B e plano C. Então qdo ele viu que tava derrotado, lançou mão daquela convenção, fabricada naquela horinha, bem fresquinha, fresquinha, mas pasmem eles já tinha até credenciais como pode??? O mais interessante que eu achoo é que homens de Deus, que estão na mesa diretora concordarem com essas roubalheiras, por exemplo o pastor presidente de Maceió Pastor Zé Neco, a troco de que? meu Deus...como pode? não dá pra acreditar que os pastores da mesa não saibam destas desonestidade? A biblia diz que o Senhor não tem por inocente aquele que sabe distinguir a esquerda da direita imajine...
Sabendo da profecia do pr. Rui rayol,realmente agora dá pra discutir aquela tese do pr. Ricardo Godim, que o homem tem livre arbitrio e pode modificar a vontade de Deus. Um homem pode retardar a vontade de Deus mas nao pode evita-la de se cumprir.