AUTOR: CRISTIANO SANTANA
Há uns 10 anos, atrás eu e mais cinco amigos formamos um grupo de oração.
Orávamos duas vezes na semana em um lugar chamado Parque da Cidade, na Gávea (RJ) durante a noite, em um local que ficava, mais ou menos, a uns quinhentos metros de nossa igreja.
É um parque lindo, bastante arborizado. Nós entrávamos na mata até chegarmos em uma clareira. Ali orávamos intensamente ao Senhor.
Numa determinada noite, após termos orado, notamos que os gravetos ao nosso redor estavam todos como brasa. Não acreditamos naquilo. Eu próprio peguei os gravetos luminescentes na mão e analisei-os demoradamente.
Como sempre tive um faro científico tentei levantar várias hipóteses para aquele fenômeno antes de reconhecê-lo como milagre. Procurei fontes de iluminação: nada. Lua cheia? Também não.
Voltamos mais vezes àquele local para orar e o engraçado era que o fenômeno acontecia esporadicamente sem razão aparente; não dependia de nossa vontade. Em alguns dias o próprio caminho que tínhamos feita na mata também estava todo luminoso.
Sei que esse tipo de artigo pode suscitar uma certa tensão, vinculada à questão da prática de subir montes. É bom, então, que eu esclareça algumas coisas:
-Não estou usando esse artigo para emitir opiniões sobre irmãos que sobem montes, até mesmo porque o lugar onde íamos não era um monte; era um lugar plano, no mesmo nível da Igreja. Dava pra ouvir o barulho dos carros que subiam a estrada.O meu objetivo é apenas tratar sobre um fenômeno que poderia ter acontecido no quintal da minha casa.
-Não quero ser interpretado como alguém que esteja incentivando os cristãos a darem prioridade a vida cristã puramente mística, deixando de lado aquilo que o cristianismo tem de racional. A perseverança da minha fé não depende de uma lembrança contínua do que aconteceu naquele parque.
-Nós não fomos àquele parque porque desejávamos presenciar o tal fenômeno. Nossa única intenção era buscar ao Senhor em oração, com objetivo de receber poder espiritual para vencer os obstáculos que surgem na vida de todo cristão: tentações, tribulações, perseguições, etc. Queríamos estar mais aptos espiritualmente para o trabalho de evangelismo.
Dados esses esclarecimentos, peço a participação dos irmãos.
Você arrisca alguma explicação para esse fenômeno dos gravetos incandescentes?
Não me arrisco, sei sim que Deus opera o sobrenatural com o objetivo de nos beneficiar e fortalecer a nossa fé. Sobre o que ocorre nas igrejas hoje tenho a mesma opnião, as pessoas estão apostando nos métodos de vitória financeiras dos obreiros fraudulentos. Mas o Senhor conhece os que são seus.
Valney Ribeiro Jr.
Coord. Evangelismo da PIB
Cruz das Almas
Prezado Valney Ribeiro. A não ser que me convençam do contrário, reputo esse fenômeno como sendo algo sobrenatural.
Já ouví até a explicação de que é algo semelhante ao "fogo fátuo" que acontece nos cemitérios. Uma espécie de nuvem em fogo passeia entre as sepulturas mais velhas, em noites e horários de acordo com certas situações climáticas. Não assusta ninguém que a presencia da segunda vez em diante. O mesmo pode acontecer com musgos, folhas secas de algumas árvores e certos materiais. Talvez um fenômeno divino que tornasse as folhas luminescentes e iluminasse caminhos, fosse demais para seres humanos, que não suportariam tamanha glória. Mas para considerar se foi ou não algo sobrenatural, só mesmo passando pela experiência. Se o irmão tem plena convicção de que foi uma experiência sobrenatural, quem sou eu para convencê-lo do contrário? eu não estava lá, eu não participei. Contudo é bom ser cauteloso, já que esse blog examina com rigor justamente experiências extra-bíblicas como essa. Cuidado para não dar início a uma corrida alucinada a locais "energéticos" e aos montes de aparições de anjos e seres iluminados. Como o irmão sabe, existem certas pessoas que só precisam de um pequeno pretexto para darem início a uma heresia. E já que o irmão colocou sua experiência para ser examinada e solicitou a nossa avaliação, é porque não tem tanta certeza quanto à sobrenaturalidade da experiência. Mas em uma resposta anterior, o irmão já se posicionou, apesar da ressalva "a não ser quer me convençam do contrário". Acho difícil qualquer convencimento em direção contrária àquela já tomada. Siga a sua consciência, mas tome muito cuidado, afinal esse blog é apologético, não é?
GRAVETOS DE FOGO NOS MONTES
Muinto se tem ouvido sobre esse fenomeno dos gravetos incandecentes, pessoas tem ido para os montes orar, procuram matas fechadas, em busca de tal manifestacaõ. Alguns afirman que o local fica todo iluminado, dizem ser o poder de deus. Minhas consideraçoes: -qual a finalidade disso? em que isso tem edificado a igreja? em que isso tem contribuido para o crescimento espiritual de cada crente? Tenho percebido que crentes ficam mais arrogantes, se achando mais espiritual porque viu o tal foguinho. Quanta carnalidade, infantilidade, imaturidade, e misticismo. Minha explicaçaõ: O chaõ geralmente coberto de folhas secas, a humidade faz com que ocorra o desenvolvimento de fungos, de diversas formas biológicas, e as suas substancia podem guardar por um tempo a energia da luz, quando chega a noite brilha no escuro. Eis ai a razaõ do fenomeno só acontecer a noite, Eu prefiro ficar com as palavras do meu senhor e salvador Jesus: Eu sou a luz do mundo aquele que min segue naõ andará em trevas, mas terá a luz da vida(joaõ 8:12)
Sou Evangélico, oro no silêncio do meu guarto,na igreja,nos hostitais, em montes, etc. Já vi esses gravetos por inumeras vezes, acredito no poder sobrenatural de Deus e me surpreendo com cada campanha que fazemos idependetemente do lugar. Não creio em respostas simplistas. Sou leitor da Palavra de Deus, busco viver o que aprendo. Vejo o poder de Deus atuando nas minhas orações e na minha vida.
O que não invalida o sobrenatural de Deus para aqueles que o busca em verdade e em espirito. Entendo que Deus é Fiel com aqueles que o buscam e se faz presente aos que creêm. Temos que viver a fé ( Hb ll:1 ).
Continuem lendo a Bíblia, aprendendo, orando em todo lugar, jejuando, busque sempre e cada vez mais, Jesus Cristo virá como um Ladrão, ou seja quando menos esperarmos e neste dia haverá ranger de dentes, pois muitos conhecem a verdade, só não a praticam. Que a Paz esteja com todos até a vinda de Cristo. Amém.
va no monte de manhã e temte ver os gravetos ficarem como brasa porque luz nem uma pode evitar um fenomeno de DEUS .Porque voces não vão procurar ver os verdadeiros milagres de DEUS cego echergando ,alejados andando .Ande esta escrito na biblia sobre este fenomeno JESUS ia pro monte por que nimguem comvidava ele para dormi em casa tira ele do monte e chama ele pra dormi na sua casa vai ler a biblia
Gravetos que pegam fogo: fim do mistério
Uma das principais alegações dos irmãos que gostam de subir ao monte para orar é: “O poder é tão grande no monte que até os gravetos pegam fogo!” Seria isso um sinal de Deus? Por que, então, ele só ocorre em montes?
“Não!” — um cristão místico argumentará — “Os gravetos trazidos do monte também brilham aqui em baixo”. É mesmo?
Bem, é claro que para o Todo-poderoso é muito fácil fazer gravetinhos pegarem fogo ou brilharem no escuro. Moisés esteve em um monte que fumegava (Êx 19). E o Senhor Jesus, em um monte, transfigurou-se diante de seus discípulos (Mt 17.1-13). Entretanto, cheguei à conclusão de que essa história dos gravetos incandescentes nada tem que ver com sobrenaturalidade.
Na escuridão de uma mata é comum ocorrerem fenômenos naturais. Um irmão de Francisco Beltrão-PR, Milton Rogério Seifert, o qual é engenheiro agrônomo, me enviou um e-mail pelo qual assevera: “Os gravetos incandescentes nada mais são que processos naturais de decomposição da madeira onde os fungos decompõem o material e brilham na escuridão. Se trouxermos os gravetos para casa e os colocarmos em um quarto escuro, e eles ficarem lá por um bom tempo, brilharão sempre que houver umidade, até a pupila do olho se acostumar”.
O irmão Milton Rogério também afirma que já foram descobertos até cogumelos bioluminescentes, os quais emitem luz 24 horas por dia! Segundo ele, existem inúmeros trabalhos de pesquisa científica nessa área. E conclui: “Em qualquer mata fechada quem entrar e ficar por lá um bom tempo, se houver umidade, os fungos brilharão assim que a nossa pupila relaxar”. Os tais gravetos incandescentes são, por conseguinte, um fenômeno natural, e não uma manifestação divina sobrenatural.
Mas, por que certos irmãos têm a predileção por orar em montes? Os apóstolos oravam em montes? Não! Aonde Pedro e João estavam indo, na hora da oração? Ao Templo (At 3.1). Onde Pedro estava orando quando o Senhor lhe deu uma visão acerca da evangelização dos gentios? No terraço de uma casa (At 10.9). Nos tempos da igreja primitiva não se orava em montes.
Por que o Senhor Jesus orava em montes? Porque queria ficar a sós com o Pai (Mt 14.23; Lc 9.18), livre do ***édio do povo, e não para ver gravetos pegando fogo. E observe que Ele também orava em lugares desertos, não necessariamente em montes (Lc 5.16), mas jamais realizava cultos em lugares assim.
O Senhor orava em montes e lugares desertos porque não havia à época templos como os de hoje. Ele foi claro, ao discorrer sobre o local predileto para a oração: “A minha casa será chamada casa de oração” (Mt 21.13). E também: “quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai” (Mt 6.6).
Não chega a ser uma heresia orar em montes ou vales, em nossos dias. Se houver um local em que não se ponha em risco a integridade física dos seus frequentadores, não vejo problema em visitá-lo. Mas essa história de que os gravetos pegam fogo em cima do monte em geral é defendida por cristãos místicos, pois os verdadeiros milagres ocorrem onde e quando o Senhor quiser, e com propósitos bem definidos.
Ciro Sanches Zibordi
isso são fungos luminosos que se instalam em gravetos depois de algum tempo no escuro as pupilas dos olhos relaxam e vemos os brilhos nos gravetos como se fossem brasas exatamente como o irmão relatou, mas não é nada sobrenatural, pelo contrario é muito natural, apenas fungos bioluminosos, palavra de quem morou no meio da mata atlantica por 17 anos. esse fenomeno natural( e muito) é mais facil de ser observado em dias escuros, na lua crescente minguante ou nova, e não à luz da lua cheia, em geral quanto mais escuro, mais umido e mais tempo estamos sem iluminação artifical, mais tempo para as pupilas dos nossos olhos relacharem e enchergarmos os brilhos dos fungos, nada de milagre, é natureza.
Bom dia, por que não filmam esse fenômeno e colocam no youtube??
acho que aparecerão muitas outras explicações
abraço
Já vi esses gravetos e embora haja explicações no campo biológico, ver: http://paraessesdias.wordpress.com/2010/04/24/o-fenmeno-de-gravetos-e-galhos-que-se-incendeiam-nos-montes/
não me parece razoável encerrar aí, uma vez que embora mantivessem uma fluorescência esta aumentava à medida que oravamos e diminuia conforme parassemos de orar sob as mesmas condições (local, luminosidade...). Quanto ao objetivo de Deus com isso, devemos questionar?
Bom, entre os apóstolos apereceram como que línguas de fogo e passaram a orar em línguas, muitos ficaram pasmados outros "explicaram", zombaram, dizendo: estão bêbados.
Moisés viu uma sarça se arder em chamas, e não ser consumida, nós também podemos ver tal fenômeno que é nada mais que a glória de Deus, eu também vi esse fenômeno por várias vezes que subi ao monte para orar, e com certeza era a presença de Deus, e acontecia exatamente dessa mesma forma que vc falou.
A paz, e não duvide do milagre que viu, pois acreditar no milagre visto é o minimo uma vez que Jesus dizia que bem aventurado era os que acreditavam sem ver...
Sou de Guaxupe-mg e tive esta experiencia por tres vezez que fui ao monte orar.
Uma vez com lua cheia, uma vez com chuva e outra vez seco. Em ambas apareceu o fenomeno depois de comecar a orar.
Subi duas vezes para orar em um monte, na primeira vez nada brilhou, mas minha vida mudou muito, DEUS operou um gde milagre em minha cabeça, me deu mais sabedoria e fé para entregar minha vida em suas mãos e crer com toda força apenas crer e confiar. Na segunda vez foi maravilhoso...tudo brilhou inclusive bolas de luz bailavam entre as arvores a me intrigar.Foi maravilhoso.
Fui ontem ao Monte estava chovendo e mesmo assim Deus Manisfestou a sua Glória Pois folhas e gravetos ficaram encandecentes Aleluias isso não é um Fenomeno mais sim a Glória do Deus vivo
Não sei o que pensar, acabei de pesquisar sobre isso e encontrei isso:
http://pastorciroresponde.blogspot.com.br/2008/08/orao-no-monte-e-os-gravetos.html
Fabiane
Eu também já passei por essa experiência maravilhosa, aliás por várias vezes no monte onde nós oramos aqui na minha cidade Ponta Grossa PR. Os incrédulos dizem que são microrganismos que se auto iluminam ao decompor um material orgânico, mas gostaria de saber porque isso só acontece depois de um período de oração, e porque só acontece perto onde estamos e não em todos ou em qualquer lugar do mato? Na verdade a ciência e seus cientistas desde o princípio procuram afastar o homem da fé, com o propósito de conhecer tudo e provar tudo. Mas esse é um fenômeno inexplicável para os estudiosos e só acontece com quem ora e busca a presença do Deus vivo de coração. A Ele a glória e o louvor. Amém.
tive essa experiencia ontem, nao me prendo a local de oraçao, porem começamos oraçao de madrugada nesse morro, da pra clamar a vontade, nao tem ninguem perto, só o grupo de irmaos e o Senhor Jesus, clamamos, oramos, foi uma gloria tremenda, era bem escuro e realmente antes de orarmos nada iluminava, ficamos ate um tempo de descanço depois da oraçao, quando peguei o violao e começamos adorar, rapahhhh embaixo de nos começou essa iluminaçao e foi tomando o nosso redor, e realmente nao por incredulidade, e nem pedi isso pro Espirito Santo, vivo pelo que creio e nao pelo que vejo, porem foi interessante a experiencia, li hoje pela manha varios topicos, li sobre fungos incandecentes, material em decomposiçao... mas nada explicou realmente, ate peguei um galhinho e trouxe embora, o curioso é que tudo estava luminoso, era pedrinha, galhinho a terra, o galinho era verde cara, fica a duvida, por que apareceu somente depois da adoraçao? pq quando estavamos sentados de boa, com as pupilas entao dilatadas e descançadas como alguem explicou nao vimos nada, fato que nao estavamos procurando nao era esse o intuito... sei que proxima vez que eu for ao monte nao vou orar Senhor, incendeia os gravetos hahahahha nao tem motivo, quero a salvaçao da minha geraçao, mas clamar meia noite na igreja vem policia do jeito que estao as coisas... povo de Deus nao profanem e nem expliquem a fé, a ciencia corrobora com as afirmaçoes biblicas, mas tudo é pelo poder de Deus, é como querer explicar um cego de nascença apos uma oraçao voltar enchergar como um fato cientifico, um tetraplegico, um aidetico ser curado... é cientistas, voces vao ter que batalhar mais pra tentar explicar a Deus
Com certeza kkkkkkkkkkkkk
sabe nada inocente.
Eu ja vi. Eramos 6 jovens da ipda de bh mg e quanto mais oravamos mais acendia! Levei um graveto na biblia p casa e minha mae tb viu. Abcs
Gostaria em poucas palavras descrever o meu testemunho. Tudo começou no ano 2000 na cidade de Santa Barbara d'Oeste os irmãos da igreja pentecostal - ICPP ao qual congrego participamos de uma campanha de sete sexta feiras de oração no vale, no inicio foram bastante pessoas mas nas ultimas semanas apenas um grupo de cinco pessoas si dispuseram a ir. Chegando no local de oração o pastor resolveu mudar o lugar pois por ter poucas pessoas liberamos o espaço para outra igreja com mais pessoas. Fomos a 50 metros para a mata fechada começamos a orar eu senti meu corpo ser tomado pelo espirito santo, comecei a orar em linguás e os outros quatro irmão também oravam como si não ouve-se um amanha. Eu não abria meus olhos por nada, o pastor em questão pegou na minha mão e colou algo que brilhava fiquei com medo mas não parei de orar quando olhei ao meu redor estava tudo brilhando foi uma experiencia loca!!!!!!!!!! eu tinha apenas 12 anos mas não me contentando com o que eu tinha visto coloquei no bolso para levar embora aquela coisa que brilhava, quando saímos do vale fiquei surpreso era gravetos e folhas secas normais. Fiquei triste meus pais não estavam naquele dia por motivo de doença, eu queria mostrar para ele o que Deus tinha me mostrado. Na segunda feira minha mãe estava com dor de Dente insuportável, eu sentia algo falar para mim vai para o quarto apaga a luz e ora. Sem questionar eu fui e peguei aquelas folha secas e coloquei debaixo da minha cama e logo senti o espirito santo e comecei a chorar, quando olhei debaixo da cama os gravetos e folha secas estavam brilhando, fui correndo chamar minha para ela ver, ficou espantada, minha mãe simplesmente saiu do meu quarto e foi para o quarto dela. Ela orou e recebeu a cura instantânea.
Hoje tenho 26 anos estou a um ano de me forma em engenharia de controle e automação, e respondendo algumas perguntas dos comentário vou listá-los abaixo:
Câmera ou filmadora não consegue filmar pois as lentes trabalha com luz e o sistema de gravação noturna tem a mesma cor dos gravetos que é esverdeado.
. Quem não viu é simples coloca o joelho no chão e busca o espirito santo, encontra um local onde ha bastante arvores que encubra a luz da lua ex: mata, vale, monte. Pois não pode ter claridade.
Para finalizar quero deixar uma oração:
Deus nessas palavras acima si haver alguma mentira que o senhor me reprenda mas quem ler essas palavras e duvidar que faça sua justiça. amem
O milagre esta em toda sua volta.
Gravetos que brilha mesmo sendo um fenômeno é um milagre
Eu ja fui ao monte orar e pude presenciar tal maravilha, a brasa estava dentro do circulo que nós fizemos para orar, quando terminamos a oração vimos aquela demonstração do poder de Deus, você pega a brasa e ela não queima sua mão.
Deus faz maravilhas quando você o busca de todo coração!
eu ja vi e posso dizer e lançar também uma pergunta a vc? então porque somente acende onde esta se orando e fora dele não há nada!se é algo natural tinha que se ver em qualquer outro lugar fora do local onde se ora não é verdade?
Apenas efeito pro luz infelizmente Jesus é apenas um mito nunca existiu novo testamento é falso
É um fenômeno natural que acontece quando fungos entram em decomposição, na verdade é gás retido no solo da decomposição, o qual é expulso e fica incandescente, pesquisem.
Quando criança, não era muito amiga de ir ao monte com a minha igreja para fazer vigilhas, no entanto, o que me alegrava, era saber que eu veria a "graminha brilhante". Vi inúmeras vezes, observava o lugar muito mais claro e mesmo criança, sentia o poder de Deus. Já cheguei a levar para casa por diversas vezes que meu pai esteve trabalhando e não pode ir para mostrar a ele, porém já não estavam mais acesas. Sinto falta dessas experiências, há anos não oro nos montes e não vejo isso.
Afirmo com certeza ser obra de Deus.