Cristãos ortodoxos armênios, gregos e monges se enfrentaram na Igreja do Santo Sepulcro, um dos locais mais sagrados de Jerusalém. Houve feridos e religiosos detidos pela polícia israelense.
Um dos locais sagrados mais conhecidos de Jerusalém voltou a ter um dia de calma, nesta segunda-feira. No domingo, religiosos travaram uma batalha dentro da Igreja do Santo Sepulcro.
Esta segunda-feira foi o dia de fotos turísticas da habitual multidão, visitando os lugares onde Jesus teria sido crucificado e sepultado. Mas, no domingo, as imagens foram de violência.
Cristãos ortodoxos armênios faziam uma procissão. Os gregos foram impedidos de participar. Os monges se enfrentaram, a socos e pontapés. Houve feridos e religiosos detidos pela polícia israelense. Cenas que chocaram os peregrinos.
Ao longo dos séculos, o espaço, dentro da basílica, foi todo dividido entre ortodoxos gregos, armênios, sírios, egípcios coptas, católicos franciscanos. Existem dois calvários, lado a lado. Um grego e outro latino, católico.
Na parte externa, uma capela dos etíopes. Sem poder político e econômico para se manter dentro da basílica, eles a construíram seu santuário apoiado sobre ela. É parte de um frágil equilíbrio de forças.
Uma discórdia que já dura mais de 1,3 mil anos e que, além de uma ou outra briga, como a de domingo, traz problemas práticos, de segurança. O governo de Israel gostaria de fazer uma reforma, urgente, em uma área da basílica que ameaça desmoronar.
Falta um acordo, nesse caso entre os cristãos etíopes e coptas. Ao mesmo tempo, também seria necessária uma saída de emergência, para o Santo Sepulcro. Por enquanto, é impossível.
Até porque, desde o século VII, a missão de abrir e fechar essas portas foi confiada a uma família muçulmana, considerada neutra.
Reportagem: Jornal Nacional
Vídeo: Youtube
Salve Cristiano Santana,
Estive lendo seu blog e concordo com muito do que você disse. Estou adicionando o seu blog nos links do meu blog; os temas são parecidos. Temos nossas divergências - lógico, mas espero que nos tornemos blogueiros amigos.
Sempre quando der, darei uma olhadinha por aqui.
a paz!
http://nosbastidoresdocristianismo.blogspot.com/
Fique a vontade. Ter uma consciência crítica da realidade atual do mundo que se aproxime ao máximo da verdade deve ser sempre o maior objetivo de nossas vidas.
Fique na paz!
A PAZ DO SENHOR JESUS, MEU QUERIDO IRMÃO.
ESTOU FELIZ EM CONHECER O SEU BLOG,GOSTEI DOS COMENTARIOS RICOS E INTELIGENTES,VISITAREI MAIS VEZES PARA ENRIQUECER MEUS CONHECIMENTOS,ABRAÇÃO.
Obrigado meu irmão.
Volte sempre.
Com certeza achará artigos interessantes.