Há algum tempo atrás eu tinha o sonho de ser um pregador famoso. Imaginava-me viajando pelo país pregando nos grandes congressos assembleianos e de outras denominações pentecostais. Acho que me iludi quanto a isso. A experiência me mostrou que careço de uma série de qualidades essenciais para a constituição de um “homem das multidões’.
Não sei me transfigurar no púlpito, tornando-me alguém diferente do que sou, uma espécie de super-ser, resultado de uma metamorfose temporária, que através de brados e gesticulações extáticas se declara capaz de trazer o céu à terra. Os irmãos da minha igreja conhecem a naturalidade com a qual me expresso. O Cristiano do púlpito é igual ao Cristiano fora do púlpito.
Não consigo usar clichês e bordões, tais como: “receba”, “tem fogo aí irmão?”, “crente que não faz barulho tem defeito de fabricação”, “tem sapato de fogo?”, “quem aqui é crente do reteté?”. Toda vez que tento usar essa técnica sinto um desconforto enorme, como se estivesse querendo moldar os crentes de acordo com um estereótipo pentecostal, estabelecido não sei por quem, quando e por quê.
Não consigo escolher os chamados “temas de fogo” para minhas pregações . Sempre que vasculho a Bíblia, a minha mente quase que involuntariamente busca textos que me permitam extrair uma mensagem que leve os cristãos a refletirem sobre a verdadeira essência do evangelho, isto é, sobre a necessidade do arrependimento, sobre as características da verdadeira espiritualidade, sobre o amor ao próximo, sobre o sentido da vida, enfim, temas que causem um impacto espiritual que dure mais do que os dias de uma festividade.
Não consigo dar comandos para a Igreja enquanto prego, como esses: “levante sua mão”, “olhe para o seu irmão e diga isso...”, “profetiza agora para o seu irmão”, etc. Uma voz interior - não estou certo da origem - sempre me diz que eu devo respeitar a autonomia dos crentes, que eles devem prestar uma adoração voluntária a Deus, que não é certo fazer com que eles se sentiam como marionetes. Tem aqueles dias em que desejamos ficar calados na igreja, esquecer daqueles que estão ao nosso lado e falar só com Deus, entrando num estado de profunda meditação. Como incomoda ser “cutucado” por alguém numa hora dessas! Ainda há aqueles crentes que não interagem facilmente com os outros; são circunspectos por natureza.
Se eu continuar pregando com esse meu jeitinho simples acho que o máximo que conseguirei é pregar numa festividade aqui, noutra festividade ali, nunca num megacongresso. Eventos dessa envergadura merecem pregadores de maior quilate, capazes de levar multidões ao êxtase coletivo e de mantê-las sobre o domínio da sua oratória por horas a fio.
É..
Acho que o melhor para mim é seguir o exemplo de Davi: “SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. (Salmo 131:1)
presbitero tu es um dos meus
tambem penso iguazinho
e quase apanho por isso
querem colocar na minha cabeça que os
pregadores dos gideos sao avivalistas
avivalista pra mim e o bily gran mensagem calma serena e traquila mas faz a obra do mestre
Salve Cristiano,
Esses foram um dos motivos pelo qual eu saí de uma pentecostal. Eu não concordava. Jesus não fazia nada disso. Jesus era humilde, servo, MANSO. Na época estava na moda a luta de gladiadores e Jesus nunca pisou em uma arena de gladiadores para pregar o evangelho. Quando ia orar, se recolhia das multidões no monte e ficava lá, sozinho conversando com Deus. Quando ensinava, ele se sentava e todos sentavam à sua volta. Quando ia à igreja, me sentia como em um show de sensacionalismo, como em uma arena de gladiadores.
Tenho certeza que você é quem está certo e seguindo os passos de Jesus, não mude o seu jeito de ser querendo obter mais poder. Quando estiver na hora, você receberá o chamado.
Abraços
a paz!
Prezados irmãos Cláudio e Faustini
Estou convicto de que o verdadeiro avivamento é aquele que desperta o crente para a necessidade de santificação, é aquele que deixa marcas indeléveis no caráter, resultando num genuíno amadurecimento. Tenho uma grande curiosidade: qual seria o resultado caso fizéssemos uma pesquisa e acompanhássemos a vida dos irmãos que receberam o poder de Deus numa festividade, através da mensagem de um famoso pregador? Qual percentagem deles manifestariam ao longo do tempo evidências de que foram realmente transformados pela mensagem?
Quanto ao caráter manso da pregação de Jesus, lembro-me do sermão "Pecadores nas mãos de um Deus irado", de Jonathan Edwards. Ele não era bom orador, mas, enquanto ele pregava, houve pessoas que choravam e clamavam por arrependimento, enquanto que outros se agarravam às colunas da igrejas, como se estivessem sentindo sendo engolidos pelo inferno. Ele teve que esperar as pessoas se acalmarem para terminar o sermão. Após o sermão, Edwards fez um apelo à unidade cristã e também contribui para O Grande Despertamento. Na opinião de Wesley L. Duewel, este sermão contribuiu para a continuação do avivamento. O mais curioso é que Edwards pregou lendo um manuscrito que estava praticamente encostado no seu rosto.
A causa do impacto desse sermão obviamente não estava na potência da voz, nem das gesticulações teatrais, nem na retórica empregada por ele, mas sim na sua vida de oração. Ele orava incessantemente: "Dá-me a Escócia senão morrerei".
Cara..
gostei do Post..
gostei pq penso 100% igual a vc..
nada de Clichês !
e só uma coisa q li esses dias, e me fez pensar:
Vc quer pregar em estádio ?
O maior estádio para Deus é o coração seu e de sua familia !
Abraços
Cristiano, em parte concordo com vc´ mais muitas vezes Deus está no negócio. fica na Paz
Prezado irmão Gerson. Procurei escrever esse texto para expressar as limitações pessoais que me impedem de almejar um dia ser pregador famoso. São impressões minhas, particulares. Algumas pessoas entendem essa minha reflexão como sendo uma denúncia contra os "mercenários da fé' que infestam a igreja; outras pessoas não entendem assim.
Alguns se identificam intimamente com esse texto, outros não.
Obrigado pela visita meu irmão.
Volte sempre
Amado Cristiano!
Não lhe conheço pessoalmente mas conheço aquEle que tem lhe inspirado a ser simplesmente como Ele, Jesus.
Ao ler suas palavras pude me ver nelas, pois há algum tempo também ambicionava me tornar um pregador "itinerante". Depois de perceber que a maioria absoluta dos homens dessa estirpe são corruptos e corruptores, desisti e me acomodei a simples exposição da Palavra transformadora do evangelho que é Jesus, que é o que realmente importa. Tudo o mais é obra humana, portanto sem valor algum. Pena que muitos ainda acreditem e sejam levados pelo apelo sensacionalista de tais pregadores, acreditando que Deus está no "negócio". Se é "negócio" Deus não pode estar.
Continue pregando a Santa Palavra, do jeitinho que Deus quer que você faça e não se preocupe com a quantidade de pessoas que vão te ouvir.
Teu e meu Senhor pregou só para a mulher samaritana, lembra?
Que o Eterno te abençoe!
Um abraço,
Adriano Roberto
www.adrianoroberto.blogspot.com
Prezado Adriano.
Alegro-me em saber que existem irmãos que comungam do mesmo sentimento.
O importante é amarmos as almas incondicionalmente e pregarmos para 30, 15, 10 ou 5 pessoas como se estivéssemos pregando para uma multidão e como se fosse a nossa última pregação.
Fique na paz meu irmão.
cristiano tirou as palavras do meu teclado
Cristiano
O crivo pelo qual se avalia um pregador mudou. A vida de oração, o respeito pelo texto bíblico e a moral ilibada já não são o fator preponderante na ecolha do ministro, e sim a capacidade de interagir com o povo e de repetir chavões. O carisma substituiu o caráter, resultando em sermões cada vez mais pobres e pregadores cada dia mais medíocres.
Parabéns pelo blog!
Leonardo G. Silva
Olá !
Aqui mais um que pensa e ago da mesma forma !
Deus te abençoe...
Vou acompanhar seu blog. Caso queiras acompanhar o meu, fique à vontade.
PAZATODOS !!!
Caros irmãos Cláudio, Leonardo e Alexandre
Devemos agradecer ao Senhor por ele nos proporcionar a capacidade de conceber qual deve ser a essência do verdadeiro pregador.
Obrigado pela visita de vocês.
Meu Irmão Cristiano,
Tempos atrás eu também pensava como os superpregadores que o poder, o avivamento e a unção vinha por meio destes clichês.Mas eu agradeço a Deus que abriu meus olhos e entendimento, o que importa pra mim, é pregar a Palavra do Senhor, sem enfeites e chavões que de nada aproveita senão para manipular o povo. Louvo a Deus pois eu também penso como o irmão sobre esse assunto. O Mestre nos ordenou pregar o Evangelho e não fazer movimento nas Igrejas e grandes congressos, na Igreja ou nas grandes reuniões temos que anunciar as verdades da Palavra de Deus.
Deus te abençoe meu Irmão.
Obrigado irmão, por sua participação e por suas palavras de concordância. Deus também abençoe abundantemente o seu ministério e lhe dê sabedoria do alto para proclamar com profundidade as ricas verdades do Evangelho.
Excelente artigo Cristiano. Obrigado.
Enfim, um pregador como nos tempos paulinos... Graças a Deus por este e tantos outros que vivem no anonimato... sem glórias, sem riquezas, sem vanglórias terrenas, mas sem saber, transbordantes da graça de Deus e mais ricos do que podem imaginar, abençoados nas regiões celestiais, em Cristo... Graça a Deus por mantê-los fora dos holofotes, pois aqueles que tem entrado na frente dos holofotes não têm permanecido integros por muito tempo... Graças a Deus por suste-los
Irmão Pensador
Louvado seja Deus por nós conceder este mesmo pensamento. Vamos propagá-lo na esperança de que a Igreja acorde e valorize o Evangelho em toda a sua simplicidade, fonte do verdadeiro poder.
Obrigado pelo comentários e fique com Deus
Cristiano
Irmaõ cristiano,que Bencaõ,gritos pulos,impostaçaõ vocal,nunca será o poder de Deus em açaõ,os atores da rede globo tambem,fazem isso,muinto desses pregadores saõ,verdadeiros artistas,quando deicham o pulpito,transforman em outra pessoa,orgulhosos,arrogantes,fazem acepçaõ de pessoas,sem contar os escandalos de pecado moral,mal testemunho,e outras misérias que nem é viavél comentar.Cristiano Postagem diguina de aceitaçaõ,continue nesse proposito,DEUS naõ precisa de artista,Deus usa servos ungidos e fiél um forte abraço fique na paz
Laerte
Obrigado pelo comentário.
Tenho um sonho (não sei se será realizado) de que um dia os organizadores de megacongressos assembleianos vão parar de convidar esses artistas para pregarem em suas igrejas.
Abraços
Cristiano
"Receeeeeba, irmão! Eis que acabo de ver um varão de branco ao seu lado, com um sapato de fogo, com a espada desembanhada, trazendo uma arca de ouro e vai entregar em suas mãos. Receeeeeeeba!!!"
É meu irmão, se fugir desta realidade(?) ao pregar suas mensagens, lamento... Você não vai conseguir multidão, não vai ser famoso, ter CD, DVD, livros, etc, vendidos aos milhares. O único risco que corre é de, ainda que numa plateia pequena, ver um pecador se arrepender. Mas isso tem algum valor? Não! Pra este tipo de gente, que supervaloriza os bens terrenos e a prosperidade mundana, isso não tem a menor graça, não tem o menor valor.
Quer saber, atalaia? Siga adiante! Seja forte e valente, ainda que haja somente um ouvinte pregue. Abra sua boca e deixe sair dela algumas palavras marcadas com sangue, o sangue de Jesus, que conduz o pecador ao arrependimento e à salvação. Continue anônimo, desconhecido, sem valor para os homens, mas valorozo para Deus.
Em Cristo, rejeitado entre os homens (Isaias 53:3), salvação nossa,
Danilo Miguel
semforma.blogspot.com
Danilo.
Tem um pregador que saiu recentemente de nosso campo e que está fazendo um sucesso tremendo. Ele começou a pregar, timidamente, em nossas congregações e na catedral. Foi se desenvolvendo, foi se desenvolvendo e...
Na última semana via uma pregação dele no Youtube, gravada em Minas Gerais e fiquei espantado! Ele prega o tempo todo segurando o terno; vai de um canto a outro do púlpito segurando o terno. De repente joga o terno para o alto e o terno cai na chão. É um verdadeiro espetáculo.
É. Definitivamente eu não sei fazer essas coisas. Simplesmente não consigo (risos)
Abraços
Cristiano
Paz do Senhor, identifiquei-me muito com esse poste, irei postar no meu blog, claro, dando-lhe todos os devidos créditos, fica com Deus. www.macelocarvalho.blogspot.com também estou te seguindo sucesso.