Lembro-me de uma cena que me marcou fortemente: o meu próprio irmão endemoninhado. Ele consumia drogas e costumava passar dias fora de casa. Em uma determinada tarde, eu estava em casa lendo a Bíblia, quando ele chegou, totalmente exaurido e sujo. Lançou-se ao sófa e deitou. Fui ao quarto e quando voltei à sala passei perto dele para observá-lo. De repente, notei que os dedos das mãos dele começaram a se curvar, como se fossem garras. A face dele se deformou. O corpo se contorceu. O meu irmão estava possuído por um demônio. Com muito custo, e com a ajuda do meu irmão mais velho, conseguimos expulsar aquele demônio. Depois desse episódio meu irmão ainda deu muito trabalho para a família. Acredito que aos poucos ele está se livrando desse mal. Neste mês o visitei e tive uma ótima notícia. Há quase um ano ele está dormindo todos os dias em casa sem ter aquelas recaídas graves que o levavam a se ausentar do lar por dias, totalmente entregue às drogas. Acho que o Senhor está nisso.
Durante o processo de expulsão, o demônio disse uma coisa que despertou minha curiosidade. Ele disse: “tire suas mão de mim por que está me queimando”. Eu, é claro, mantive a minha mão no corpo de meu irmão e pude perceber como aquele espírito maligno demonstrava sentir dor, causada por um fogo que eu não via.
Logo surgiu a pergunta: Como é possível os demônios sentirem dor se eles são espíritos? Espíritos, em princípio, são incorpóreos, imunes a qualquer tipo de sensação física. Esse artigo é uma tentativa de explicar como é possível que um demônio tenha sensibilidade. Creio que a Bíblia e a Física Moderna nos ajudarão nessa empreitada.
Vejamos o Texto de 1 Coríntios 15:36-44
Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm? Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer; e, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente. Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado.
Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais, outra, a das aves, e outra, a dos peixes. Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres. Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor.
Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
Paulo deixa claro, no texto acima, que os crentes que ressuscitarem terão corpos espirituais. Parece uma informação paradoxal, pois o conceito de “corpo” é totalmente oposto ao de “espírito”. Para entender isso, basta lembrar do corpo do Senhor Jesus que, depois de ressuscitado, passou a ter a misteriosa propriedade de atravessar portas e paredes e de se deslocar de um ponto para outro distante num piscar de olhos. Não obstante, o texto bíblico afirma que aquele era o mesmo corpo que tinha sido crucificado e que teremos um semelhante ao dele. Não há dúvida que era um corpo espiritual. Importante também a expressão de Paulo, quando diz que “existem corpos celestiais e corpos terrestres”.
As evidências bíblicas, apontam, portanto para a existência de outras formas de matéria que desconhecemos totalmente. Acredito que os demônios não podem ficar fora desse conceito. A afirmação de que os demônios não têm corpos, na minha opinião, não pode se manter. Mesmo que se diga que eles são espíritos, ainda assim temos de dizer que eles são constituídos de alguma coisa que seja capaz de garantir a individualidade de cada um deles, caso contrário eles se dissolveriam no espaço. Essa posição é corroborada pelas palavras do Senhor Jesus: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” ( Mateus 25:41). O inferno é um lugar de tormento e não teria sentido algum se os demônios fossem destituídos da capacidade de sentir dor. Jesus falou que o inferno é lugar de “ranger de dentes”.
A Física Moderna também ajuda bastante na compreensão do tema em estudo. Vejamos:
DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA: também denominada dualidade onda-corpúsculo ou dualidade matéria-energia, constitui uma propriedade básica da mecânica quântica e consiste na capacidade das partículas subatômicas de se comportarem ou terem propriedades tanto de partículas como de ondas. Um elétron, por exemplo, tem a capacidade de ser conportar ora como partícula, ora como onda; ora como matéria, ora como energia.
TEORIA DAS CORDAS – Consegui um resumo bem simplificado dessa teoria na Wikipedia:
Depois de dividirem o átomo em prótons, nêutrons e elétrons, os cientistas ainda puderam dividir os prótons e nêutrons em quarks (dos quais existem seis categorias diferentes, das quais apenas três existem atualmente, e que, combinadas, formam todos os tipos de partículas do Universo até hoje previstos). Tal divisão pode repetir-se ad infinitum, pois, ao chegar na última partícula (aquela que, supostamente, seria a indivisível), como saber que ela não seria, também, divisível? (O próprio átomo e, depois, prótons e nêutrons eram indivisíveis até serem efectivamente divididos em partículas menores. O elétron, assim como outros léptons, contudo, até o nível de energia das experiências atuais, parece ser sem estrutura nos moldes do modelo padrão).
O que alguns físicos viram como uma possível solução para este problema foi a criação de uma teoria, ainda não conclusiva, que diz que as partículas primordiais são formadas por energia (não necessariamente um tipo específico de energia, como a eléctrica ou nuclear que, vibrando em diferentes tons, formaria diferentes partículas). De acordo com a teoria todas aquelas partículas que considerávamos como elementares, como os quarks e os elétrons, são na realidade filamentos unidimensionais vibrantes, a que os físicos deram o nome de cordas. Ao vibrarem as cordas originam as partículas subatómicas juntamente com as suas propriedades. Para cada partícula subatómica do universo existe um padrão de vibração particular das cordas.
A analogia da teoria consiste em comparar esta energia vibrante com as cordas. As de um violão, por exemplo, ao serem pressionadas em determinado ponto e feitas vibrar, produzem diferentes sons, dependendo da posição onde são pressionadas pelo dedo. O mesmo ocorre com qualquer tipo de corda. Da mesma forma, as diferentes vibrações energéticas poderiam produzir diferentes partículas (da mesma forma que uma corda pode produzir diferentes sons sem que sejam necessárias diferentes cordas, uma para cada som).
ENERGIA ESCURA – Leiamos também esse resumo da Wikipedia:
Energia escura é uma forma hipotética de energia que estaria distribuída por todo espaço e tende a acelerar a expansão do Universo. A principal característica da energia escura é ter uma uma forte pressão negativa. De acordo com a teoria da relatividade, o efeito de tal pressão negativa seria semelhante, qualitativamente, a uma força que age em larga escala em oposição à gravidade. Tal efeito hipotético é freqüentemente utilizado, por diversas teorias atuais que tentam explicar as observações que apontam para um universo em expansão acelerada. A natureza da energia escura é um dos maiores desafios atuais da física e da cosmologia
Os modelos e teorias da Física Moderna, acima apontados, fortalecem claramente a noção de que não é mais possível fazermos uma separação absoluta entre o visível e o invisível, entre a onda e a partícula, entre a matéria e a energia. O invisível e o visível estão bastante entrelaçados. No mundo que vemos a olho nú “dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo”, mas no mundo subtômico essa lei não prevalece. No mundo subatômico é perfeitamente possível que coisas possam penetrar umas nas outras e ocuparem o mesmo espaço ao mesmo tempo.
Em virtude das bases bíblicas e científicas, acima indicadas, existem boas razões para se acreditar que os espíritos malignos possuem algum tipo de corpo invisível cujas propriedades desconhecemos, mas que Deus conhece.
Acredito que os demônios vivam numa dimensão diferente da nossa e sujeitos a “leis físicas” que não conhecemos. O corpo desses demônios não podem sentir tormento em nossa dimensão material, mas acredito que há elementos na dimensão deles, outra espécie de fogo, por exemplo, que pode causar-lhe danos. Para reforçar essa minha idéia basta lembrar que existem várias teorias científicas, atualmente, que predizem a existência de múltiplas dimensões no universo.
Concluíndo: o fogo de nosso mundo não pode causar dano algum ao espírito demoníaco, mas na dimensão dele há um outro tipo de fogo, de origem divina, que ele certamente teme.
ola irmão...(achei seu blog, pela comunidade Ass. de Deus de Madureira)
Bom eu não entendo muito do assunto, mas fiquei curiosa com o assunto aqui abordado, pois já ouvi casos parecidos com o seu.
No entanto acho que, devido os demônios serem seres espirituais (da maldade), e o fogo que saia da sua mão também (mas, com unção), creio que pode haver possibilidade sim, de afeta-los, pois muita coisa que acontece nas regiões espirituais, nós nunca poderemos saber ou ver pois ainda habitamos em um corpo totalmete fisico.
Pois é irmã
É um tema bem complexo, porém muito interessante.
Como disse Shakespeare: "Há mais coisas entre o céu e a terra do que imagina a vã filosofia"
É Cristiano, é duvidar muito da grandeza e sabedoria de Deus ao pensar que Ele só criou as coisas que nós vemos.
Isso mesmo Faustini
Não acredito que vivamos numa Matrix onde tudo o que parece real é apenas ilusão. Entretanto, tenho certeza de que há uma realidade subjacente a este mundo que não é perceptível ao sentido humano. Os físicos estão tentando alcançar essa realidade que para eles significa a explicação final de toda a estrutura do universo, mas eles não conseguirão pois as coisas reveladas pertencem aos homens, mas as ocultas pertencem ao Senhor.
Só aprendendo com os irmãos, tá ficando bom
Obrigado pela visita Gerson. Deus continue te abençoando.
Olá irmaõ cristiano,muinto interessante,com certeza, a propria ciência a cada dia, tem se curvado a veracidade, da palavra de DEUS. Acredito que na dimençaõ, espiritual,os demonios tem corpos, com cencibilidade,naõ sería esse mundo espiritual,paralélo ao mundo físico? DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO,TENHO MUINTO QUE APREMDER,UM FORTE ABRAÇO, FIQUE NA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO.
Prezado Laerte
Com certeza o Senhor nos desvenderá muitos mistérios quando estivermos com ele na eternidade.
Um abraço
Cristiano
UAU! ESTE BLOG É TREMENDO!
Os cientistas jamais descobrirão coisa alguma relacionada às dimensões espirituais. Os demônios sentem "dor" sim, mas não o tipo de dor física do nosso corpo terreno. Jesus disse que quando um espírito imundo sai de um corpo, procura "repouso" e anda por "lugares êrmos". Depois decide retornar ao corpo de onde foi expelido. A razão disso é que eles não podem sentir e nem interferir no nosso mundo, a não ser possuindo um ser humano. Nós só conseguimos expulsá-los porque somos usados pelo Espírito Santo para isso. Na verdade, o "fogo" que os queima não procede de nós, mas do Espírito Santo que nos usa como instrumento na hora da expulsão dos demônios. Por isso, de nada adianta gritar ou berrar com os demônios ordenando-lhes que saiam, se não estivermos revestidos do poder do alto. Eles não podem ser dominados por simples mortais. Mas o crente ungido não é um simples mortal, ele está "nas regiões celestiais em Cristo Jesus", aleluia! Quanto à física "quântica" e a todas as ciências humanas, todas são falíveis e sempre mudam seus conceitos com o passar do tempo. Não devem ser jamais os nossos guias. A Bíblia fala da potestade "do ar", fala sobre anjos e seres "do abismo", "terceiro céu" e "principados". Isso quer dizer dimensões que nós nem sequer fazemos a mínima idéia. Portanto, a ciência com suas "explicações" não explica nada. Jesus nos deu autoridade sobre seres que são superiores em poder aos seres humanos, até disse que devemos "resistir" ao diabo, que é o "papa" deles. Essas coisas se processam numa dimensão diferente da nossa, com certeza. Se pudéssemos ver as grandes lutas e "arranca-rabos" que são travadas diariamente entre anjos e demônios, ficaríamos loucos com certeza. E ainda tem gente por aí que vê anjo toda hora...
Em pouco tempo, estaremos descobrindo novos meios de saber se alguém é feiticeiro ou lobisomem. A ciência é cega e é impossível para ela enxergar o sobrenatural ou seres de outras dimensões. Mas nós enxergamos porque cremos de todo o coração que demônios existem. Está na bíblia e a bíblia não erra... portanto...
muito boa a tua explanação amado, confrontando ciencia e religiao, que coisa linda...
tambem acredito no fato de que em sua esfera natural os demonios possuem sensibilidade a ataques, pois em Ap 12. 8-10 vemos uma batalha monumental, demonstrando que se ha batalha é porque qualquer um dos lados pode ser ferido, vencido, nao ha motivo de luta sem que haja um vencedor e um perdedor. Lembrando que a Biblia fala do Lago de Fogo e Enxofre, onde ate satanas sera atormentado, isso ja é prova o bastante para crermos em sua teoria e retira-la do campo de hipoteses para transforma-la em evidencia constatada.
Abraços em Cristo
Fica na paz do Senhor...
Pr. Tiago
é precisamos lembrar que satanas e seus anjos são espiritos, e com certeza dois corpos não ocupam o mesmo lugar na mesma hora. na verdade a posessão, nada mais é que o espirito do homem sendo subjulgado a ele(demônios), quando abrimos brechas, nos tornamos vulneráveis a eles e com certeza entristecemos a Deus. porém concordo que esses anjos decaidos possuem "corpos" diferenciados dos nossos. por isso que se apresentão muitas vezes possuindo pessoas.lembremos da queda de satanás e seus anjos, onde eles perderão tudo, a sua formosura, seu corpo, sua identidade, etc. Deus o castigou de forma eterna. por isso até os dias de hoje, ele quer um "corpo", pois perdeu o seu, ele quer um "nome", pois perdeu o seu, ele quer ser "belo", pois isso foi tirado dele, lembram..., qu sataná se transfigura até em anjo de LUZ. isso prova, que ele se apresenta, da forma que ele não é para enganar o homem.sataná é usurpador. ele sempre vai tecer para destruir e usurpar aquilo que Deus criou. até mesmo "corpos" como os nossos pois ele perdeu o dele. lembram, de Jesus traspassando a porta e comendo peixe e mel com os discípulos. esse corpo incorruptível de Jesus. ele não possui. que ao mesmo tempo é espirito e ao mesmo tempo é corpo, que se alimenta. podemos referenciar isso, com a ceia que iremos ter no céu?