Cristiano Santana - Uma visão do mundo

Panfleto distribuído em Aparecida pede voto em quem é contra o aborto (E olha que a Dilma estava lá!!)


Primeira página do panfleto

Documento cita o atual governo Lula

Trecho recomenda voto em quem é contra o aborto


Um panfleto atribuído à Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) foi distribuído nesta terça-feira (12) nas entradas da Basílica em Aparecida (SP). O documento, intitulado "Votar bem", prega o voto em quem não defende o aborto e critica o PT. A Basílica recebe hoje milhares de fiéis por causa do dia da padroeira do Brasil. O aborto tem sido tema da campanha presidencial.

O panfleto critica o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos do governo Lula, que, segundo ressalta o documento, é "assinado pelo atual presidente e pela ministra da Casa Civil [Dilma Rousseff], no qual se reafirmou a descriminalização do aborto".

O panfleto diz ainda que, em fevereiro deste ano, durante o quarto congresso nacional do PT, a sigla manifestou apoio incondicional ao programa.

"Este mesmo congresso aclamou a ministra da Casa Civil como candidata oficial do Partido dos Trabalhadores para a Presidência da República", registra o panfleto. Ao fim, o documento recomenda que, nas eleições, os cidadãos deem seu voto somente a candidatos ou candidatos e partidos contrários à descriminalização do aborto.

O UOL tentou contato com representantes da Igreja para que comentassem o conteúdo do panfleto, mas ninguém se manifestou. O telefone do escritório da Regional Sul 1 não atendeu. A assessoria de imprensa da CNBB nacional informou que desconhecia o documento e que somente a regional poderia comentar.

Em Aparecida, os responsáveis por atender a imprensa afirmaram que só cuidavam das festividades da padroeira e não poderiam falar sobre o documento, mesmo tendo sido distribuído nas entradas da Basílica. Uma das pessoas que entregavam a nota e que não quis se identificar afirmou ser de uma paróquia de Taubaté (SP).

Em janeiro deste ano, a mesma regional da CNBB havia distribuído uma nota em que acusava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ser o "novo Herodes". Herodes, segundo a Bíblia, ordenou a "matança de inocentes". A nota de janeiro se referia também ao 3º Programa Nacional de Direitos Humanos.

Hoje o presidenciável José Serra (PSDB) visita Aparecida. Ontem foi a vez da petista Dilma Roussef

Fonte: UOL Eleições
Leia mais 7 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

Tá chegando perto! Pesquisa mostra Dilma com 48% e Serra com 41%


Por Cristiano Santana

Está acontecendo exatamente o que foi previsto: Serra se aproximando rapidamente de Dilma Rousseff, na preferência de votos. Leiam essa notícia do UOL

A pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (9) aponta a candidata Dilma Rousseff (PT) à frente no segundo turno das eleições, com 48 por cento das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) tem 41 por cento.

No levantamento do Datafolha realizado entre 1 e 2 de outubro, antes da realização do primeiro turno, Dilma aparecia com 52 por cento, e Serra, com 40 por cento no segundo turno marcado para 31 de outubro.

A pesquisa, divulgada e contratada pelo jornal Folha de S.Paulo, foi realizada no dia 8 de outubro junto a 3.265 eleitores, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

Na eleição de primeiro turno, realizada em 3 de outubro, Dilma recebeu 46,91 dos votos e Serra ficou com 32,61 por cento.

Considerando a margem de erro da pesquisa, é possível que neste momento Serra esteja com 43% e Dilma com 46% o que representa uma diferença muito pequena nestas eleições em que as pesquisas de intenção de votos não têm sido muito precisas. Basta lembrar o incrível desempenho de Marina Silva, cujos 20 milhões de votos não haviam sido previsto.

A explicação para esse fenômeno é uma só: os eleitores de Marina estão migrando para o Serra, conforme eu tinha previsto num artigo anterior. A tendência é que eles continuem rejeitando a candidatura de Dilma Rousseff, de acordo com critérios sócio-econômicos, políticos e morais.

Também é razoável prever que muitos que votaram na Marina, agora optarão pelo voto nulo, ou não comparecerão ao local de votação. Enfim, não votarão nem no Serra, nem na Dilma.

Quero apenas deixar um alerta para meus irmãos em Cristo que fizeram essa opção, entre eles alguns blogueiros pelos quais tenho profunda admiração e respeito. Meus amados irmãos. Essa estratégia beneficiará diretamente a Dilma Rousseff, que assim continuará a manter a diferença sobre Serra. Somente a migração dos votos de Marina Silva para Serra será capaz de evitar a vitória da petista.

Estou falando isso tudo baseado no pressuposto de que Dilma Roussef e PT representam um maior perigo para a democracia e a liberdade de culto no Brasil. Agora, se alguém acha que Serra e o PSDB representam ameaça semelhante, quem sou eu para convencê-lo do contrário? Que se abstenha de votar então e confie na providência divina.

Humildemente, é o que eu penso.
Leia mais 4 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

2º turno: Silas Malafaia exige de Dilma e de Serra um posicionamento claro sobre gays, aborto e o PNDH-3

Leia mais 2 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

E no segundo turno? Os quase 20 milhões de votos da Marina irão pra Dilma ou pro Serra?


Por Cristiano Santana

Segundo a maioria dos analistas políticos, o desempenho de Marina Silva foi um fenômeno sem precedentes na história das eleições. Se não tivesse ocorrido o espantoso crescimento do seu eleitorado, nos últimos dias da campanha política, com certeza Dilma Rousseff e seus aliados estariam comemorando a vitória agora.

A queda dos votos de Dilma é explicada por vários fatores:

-A repercusão das denúncias de tráfico de influência na Casa Civil, veiculadas no mês de setembro;

-O voto de boa parte dos evangélicos que se manifestaram contra as intenções legislativas do PT, o qual favorece a descriminalização do aborto e o casamento de homossexuais;

-Os manifestos de importantes segmentos da sociedade contra a face autoritária do PT, revelada nas declarações de Lula a favor da extinção do DEM e explicitada na tentativa de aprovar leis que têm o claro propósito de amordaçar a imprensa, como a criação do Conselho Federal de Jornalismo.

Mas a maior causa da queda de Dilma foi a já histórica "Onda Verde" que varreu o mundo cibernético nos dias que antecederam o pleito eleitoral. Marina Silva despontou como a "terceira via", uma inteligente opção contra o continuísmo do PT e do PSDB. Mesmo não tendo muitos recursos conseguiu a espantosa marca de praticamente 20 milhões de votos.

A pergunta que surge agora é a seguinte: para quem irão esses votos da Marina no segundo turno? Essa questão é de extrema importância visto que a soma dos votos de Serra (32,6%) e de Marina (19,4%) superam os da Dilma (46,9%).

Há quem aposte que dificilmente os eleitores de Marina Silva votarão na Dilma. Os evangélicos e católicos mais conservadores, por exemplo, rejeitarão novamente a Dilma nas urnas, por não concordarem com a ideologia anticristã do PT. Sabe-se também que há uma diferença marcante entre os eleitores de Dilma e Marina, no que tange ao perfil escolar. Enquanto os eleitores da primeira no máximo terminaram o nível médio, os da segunda têm nível médio ou superior. Dessa forma, é uma consequência natural que os eleitores de Marina migrem para José Serra, cujos eleitores têm, majoritariamente, nível superior.

É fundamental saber se Marina cruzará os braços no segundo turno ou apoiará Serra ou Dilma. Alguns dirigentes do PV já declararam o apoio do partido a Serra. Vários cientistas políticos já declararam que a postura de Marina será decisiva na escolha do novo presidente do Brasil.

É isso aí...

Marina tornou-se fiel da balança eleitoral.

Já começou o assédio do PT e do PSDB sobre ela.
Leia mais 4 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

As qualidades que diferenciam Marina Silva dos outros candidados


1. Compreensão da sustentabilidade.

2. Reconhecimento internacional em um contexto de profunda crise ambiental.

3. Capacidade de promover a consciência ética com seu exemplo de integridade.

4. Compromisso com a Educação e com as presentes e futuras gerações

5. Autenticidade do feminino na política.

6. Experiência no poder legislativo e de gestão no executivo.

7. Trajetória política exemplar e amplamente reconhecida, sendo motivo de orgulho do povo brasileiro.

8. Integra senso de conciliação com clara postura política.

9. Liderança histórica nos movimentos sociais.

10. Presença respeitada na opinião pública brasileira.

11. Exemplo de integração da praxis política, social, ambiental, educacional e espiritual.

12. Capacidade de debater com qualidade, não fugindo aos mesmos na defesa de seus ideais.

13. Por ser desprendida das ambições de poder (seu objetivo, por hora, é ser professora, para isso está concluindo um mestrado em pedagogia)

Fonte: Autor desconhecido
Leia mais 1 Comentário | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

Marina rebate declarações do pastor Silas Malafaia


Pastor da Assembleia de Deus critica a candidata por não defender os assuntos de interesse dos evangélicos

A candidata do PV, Marina Silva, rebateu nesta sexta-feira as declarações do pastor Silas Malafaia, que a acusa de “jogar para a torcida” e se “omitir” em assuntos considerados importantes pela comunidade evangélica, como o aborto e o casamento gay.

Malafaia, que havia declarado voto em Marina no final da semana passada, mudou o voto menos de cinco dias depois. O argumento do pastor é que a candidata verde não se compromete de fato com os assuntos de interesse dos evangélicos.

Marina se defende das críticas e diz que ela tem tido uma atitude coerente sobre esses temas desde o início da campanha, mesmo que essas opiniões tenham lhe “tirado votos”. A candidata do PV argumenta que o pastor Malafaia sabia das posições dela antes de declarar seu voto.

“As posições que eu assumi estão há mais de um ano sendo explicitadas. O pastor Silas Malafaia é um homem bem informado. Quando ele manifestou o seu posicionamento favorável, com certeza conhecia essas posições. Mas, estamos na democracia e as pessoas podem mudar de opinião”, disse Marina Silva.

A presidenciável do PV lembrou que jamais se comprometeu em convocar um plebiscito sobre os assuntos mencionados pelo pastor Malafaia. “Quem convoca um plebiscito é o Congresso. E quem aprova as leis também é o Congresso. Eu disse que casos de alta complexidade cultural, moral, social e espiritual como esses, deveriam ser debatido pela sociedade na forma de plebiscito. Mas eu nunca disse que convocaria um plebiscito”, afirmou a candidata.

Usina de boatos

Marina também lamentou os boatos que surgiram nos últimos dias de campanha envolvendo os principais candidatos à Presidência da República, especialmente a candidata Dilma Rousseff. A presidenciável disse, porém, que os próprio candidatos criaram “centrais de boatos” nos núcleos oficiais de campanha para atingir os adversários.

A própria Marina disse que foi alvo desses boatos, que tentavam potencializar sua posições sobre temas polêmicos, tentando tachá-la de “conservadora” e “fundamentalista religiosa”.

“Existiam máquinas poderosas de boatos que atacavam uns aos outros, e, no 'balzeiro', vinham também pra cima de mim. Nós não potencializamos absolutamente nada dessas coisas e discutimos propostas. Fizemos um processo limpo na internet. Quem criou centrais de boatos, máquinas poderosas de boatos foram as duas candidaturas. A oficial de posição e a oficial de situação”, justificou Marina.

As declarações da candidata foram feitas numa coletiva de imprensa convocada pela própria candidata para demonstrar apoio à Heloisa Helena, do PSOL, que concorre ao cargo de senadora pelo Estado de Alagoas. Heloisa corre o risco de não se eleger.

Apesar da disposição de Marina em ajudar a amiga, a candidata do PSOL não foi encontrada porque participa de campanha pelo interior do Estado. Mesmo assim, Marina deixou uma mensagem para a amiga, a quem classificou de “mulher guerreira e competente, que merece ser eleita e voltar ao Senado”.

Neste sábado, último dia de campanha, Marina fará caminhadas no Estado do Rio de Janeiro e, no final da tarde, viaja para Rio Branco, no Acre, onde votará no domingo

Fonte: Último Segundo - IG
Leia mais 5 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

Vejam que incrível semelhança!

Por Cristiano Santana


Descobri quem é o consultor de moda da Dilma Rousseff. Vejam as imagens abaixo e tirem as suas conclusões:









Leia mais 3 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

STF acaba de suspender julgamento de ação do PT contra a obrigatoriedade de dois documentos na votação


Por Cristiano Santana

O STF suspendeu, nesta tarde, o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (Adin) do PT, contra a obrigatoriedade da apresentação de documento de identidade e do título de eleitor, por ocasião da votação. O ministro Gilmar Mendes pediu vista do processo e deverá apresentar seu voto até amanhã (30).

No resultado provisório acompanharam a decisão da ministra relatora, Ellen Gracie, de que a falta do título não impede o direito do voto, os ministros: Dias Toffoli, Marco Aurélio, Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.

Concordo plenamente com ministro Gilmar Mendes, quando questionou que a lei foi promulgada em 2009 e o PT entrou com ação apenas na última sexta-feira. Segundo ele, "o que esta havendo é um pedido de conveniência". "Se for para dispensar o documento e o título de eleitor, o TSE que arque com esse ônus".

Sabe-se que a maior parte dos eleitores da Dilma estão concentrados no Nordeste, onde se diz que boa parte dos votos são de pessoas falecidas. Calma! Não há nada de sobrenatural nisso! Simplesmente, parentes do falecido consignam o voto no seu lugar.

Acredito que a melhor decisão seria exigir a obrigatoriedade de um documento com foto, esteja acompanhado do título ou não. O contrário, isto é, só a apresentação do título, certamente porá em risco o resultado das eleições.

Só podia partir do PT um tipo de ação dessas. Estão desesperados para garantir a vitória já no primeiro turno.
Leia mais 2 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

SOBRE O VALOR DO SOFRIMENTO



Por Cristiano Santana

Sabemos que muitos cristãos sinceros e devotos estão sofrendo muito, neste exato momento. Sabemos, também, que muitos deles, ao vivenciarem tal experiência, começam a perguntar-se porque Deus permite que sofram tanto, a ponto de se desesperarem da vida. A angústia do cristão intensifica-se ainda mais quando se depara com doutrinas pseudocristãs que exaltam o bem-estar material, que satanizam qualquer estado de provação ou de privação, como se aqueles que sofrem estivessem banidos da aliança salvífica com Deus.

Mas, o que dizem as Sagradas Escrituras a esse respeito?

É muito consolador saber que o sofrimento é apresentado na Bíblia como um elemento por vezes necessário à existência do cristão. Vejamos o texto abaixo:

E já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido;
pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho.
É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?
Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos.
Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos?
Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados. (Hebreus 12:5-11)

A epístola aos Hebreus foi endereçada provavelmente aos cristãos judeus da Diáspora (a dispersão dos judeus fora da palestina). Eles tinham enfrentado perseguição anterior (Hebreus 10:32-34) e estavam enfrentando perseguição naquele momento, o que incluía sua expulsão de instituições judaicas (13:12-13). Estavam em perigo de apostasia, talvez temendo a morte (2:14-18). Sujeitos ao sofrimento e vergonha por sua confissão de Jesus, despojados das instituições familiares e visíveis da religião judaica organizada e confusos pelo caráter invisível da glória de Jesus, os leitores sentiam-se tentados a se desviarem da fé (10:38-39)

Depois de demonstrar a superioridade da Nova Aliança em Cristo, em comparação com o antigo concerto da Lei, o autor fala na parte final de sua obra, sobre o valor do sofrimento. Para isso ele utiliza dois argumentos principais:

1) O sofrimento, em dadas circunstâncias, constitui prova de nossa filiação divina.

Fazendo referência a Provérbios 3:11, o autor esclarece que não devemos desprezar a correção do Senhor, nem nos desanimar quando por ele somos repreendidos. Isso significa que Deus às vezes utiliza a instrumentalidade do sofrimento para conduzir o crente de volta ao caminho da justiça e santidade. É como um pai que disciplina o filho. Se Deus não agisse assim com os seus filhos, eles seriam como filhos bastardos. Se você é filho de Deus, saiba que Ele não abrirá mão da possibilidade de aplicar a disciplina sobre a sua vida, caso perceba que você está abandonando o caminho da graça. Os que não são filhos Deus os abandona ao curso de seus próprios desejos.

2) O sofrimento produz o aperfeiçoamento espiritual do cristão.

É impossível existir um cristão maduro que não tenha passado por inúmeros sofrimentos. É através do fogo que o metal é purificado. Ciente dessa verdade, o escritor nos diz que, através do sofrimento nos tornamos participantes da santidade de Deus, que o sofrimento produz em nós um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.

Digno de nota é o fato da palavra "disciplina" ter sido traduzida da palavra "paidéia", um termo muito conhecido pelos cristãos helênicos daquela época. Inicialmente, a palavra paidéia (de paidos - criança) significava simplesmente "criação de meninos". Mas, como veremos, este significado inicial da palavra está muito longe do elevado sentido que mais tarde adquiriu. O termo também significa a própria cultura construída a partir da educação.Era o ideal que os gregos cultivavam do mundo, para si e para sua juventude. Uma vez que o governo próprio era muito valorizado pelos gregos, a Paidéia combinava ethos (hábitos) que o fizessem ser digno e bom tanto como governado quanto como governante. O objetivo não era ensinar ofícios, mas sim treinar a liberdade e nobreza. Paidéia também pode ser encarada como o legado deixado de uma geração para outra na sociedade. Um pedagogo - um escravo, na época - conduzia o jovem, com sua lanterna, até aos centros ou assembléias, onde ocorriam as discussões que envolviam pensamentos críticos, criativos, resgates de cultura, valorização da experiência dos anciãos etc.

Dessa forma, devemos encarar a correção de Deus do ponto de vista de uma educação, de um ensinamento; não como castigo, como se o Senhor fosse um carrasco. Somente aqueles que passaram pela escola do sofrimento experimentaram um aperfeiçoamento espiritual verdadeiro. Os que a evitam, infelizmente continuarão neófitos na fé, cegos num universo de auto-ilusão. Segundo o apóstolo Paulo, o sofrimento representa o primeiro elemento de uma cadeia de experiências que nos levam até o tesouro do amor de Deus.

"E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,
e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;
e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos" (Romanos 5:3-4)


Conclusão: Tem uma citação de um autor anônimo que gosto muito. "As pessoas mais bonitas que conhecemos são aquelas que conheceram a derrota, o sofrimento, a luta, a perda; e de ter encontrado seu caminho em direção à luz, longe das coisas ruins. Essas pessoas têm uma paz, uma sensibilidade e uma compreensão da vida que nos enche de compaixão, gentileza e um profundo cuidado amoroso. Pessoas bonitas não acontecem apenas, de repente. Elas se constroem dia após dia". Agradeço a Deus pelas provações que passei até hoje, em meus quase 20 anos de vida cristã. Todas elas contribuiram incrivelmente para o meu amadurecimento espiritual. Erros que cometi no passado, não os cometo mais. A minha forma de ver o mundo e as pessoas também mudou profundamente. Como consegui esse aperfeiçoamento? Através do sofrimento.

Não estamos aqui exaltando o sofrimento como se tivéssemos de sofrer todos os dias, por toda a nossa vida. O cristão não é sadomasoquista. Queremos apenas dizer que, em dados momentos de nossas vidas, devemos estar preparados para receber algumas lições de Deus; lições que poderão ser dolorosas, mas úteis para o nosso aperfeiçoamento espiritual. Uma coisa é certa: os que são filhos de Deus, aproximam-se mais dele durante o sofrimento. Os que são filhos do mundo, revoltam-se contra Deus quando sofrem, pois acham que devem sempre experimentar o paraíso na terra.
Leia mais 6 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

AS FRASES (MICOS) DE DILMA ROUSSEF


“Só mesmo os portugueses para confundir brasileiros com argentinos”


“E você, vai de quê?”
“De segunda classe”, respondeu.
“Pois eu consegui de primeira”, disse Dilma, sorrindo e mostrando seu bilhete".
(…)
Esse foi o diálogo de um repórter com Dilma Rousseff, que mostra que mesmo antes de virar presidente, se é que vai conseguir, já começou a dar carteiradas.


"Eu vou ajudar você a transformar o Brasil em um imenso Maranhão"
Roseana Sarney disse essa frase para Dilma Rousseff. Roseana está certa, ninguém duvida que a Dilma vai transformar o Brasil em um imenso Maranhão.


"Muito gentil… Sobre a parceria estratégica entre o Brasil e a… França, sobre o fato de que, é…, nós temos, ao longo dos anos, evoluído cada vez mais numa parceria em várias áreas; destaque: pra… pro setor de… de… pro meio ambiente”.
Dilma Rousseff, depois do encontro com o presidente Nicolas Sarkozy, capturada pelo Tomcat no Blog do Reinaldo Azevedo, mostrando o que acontece ao neurônio solitário quando submetido a mudanças no fuso horário.


"Eu tenho certeza que nós juntos vamos desafiar os desafios e levar o Brasil pra frente”.


"É absolutamente incontroverso que o Brasil cresce."Dilma, numa entrevista a radio."
Será que os ouvintes entenderam?


Nós temos o grande desafio que é erradicar a pobreza. Pra gente fazer isso, nós vamos ter de perseguir a erradicação da pobreza”


“Se Deus quiser... serei a responsável-mor pelas mulheres deste país."


É uma cor de sol que é dourado mesmo. Então, você tem as cores da bandeira: o verde, o amarelo e o azul. E o amarelo é o dourado do sol batendo na grama”.
Dilma Rousseff, na entrevista ao programa É Notícia da RedeTV!, ao lhe perguntarem o que mudou em sua vida depois de diagnosticado um linfoma, contando que uma das grandes descobertas que fez foi a existência de grama na bandeira brasileira.


“Temos que construir mais presídios de alta periculosidade" Dilma Rousseff, no Roda Viva.



Nos momentos derradeiros do Roda Viva de ontem, já num clima mais descontraído, o Sérgio Dávila, editor da Folha, pergunta a ela se prefere ser chamada de presidente ou presidenta:

– Cê sabe que há uma polêmica, Sérgio, sobre isso. Uma polêmica que é a seguinte. Tem gente que fala, então, você, outro dia fala assim, então se é presidenta, cê vai chamar agora motorista de motoristo, entendeu? Já tá dando toda a, vamu dizê assim, a polêmica que a gente tava esperando que desse."

Os jornalistas do Roda Viva riram – não pela piada, mas certamente pela grotesca analogia.



"Não assinei documento algum...apenas rubriquei páginas" Sobre a troca do Programa de Governo Dilma ao STE.


Dilma sobre Lula : "É a primeira vez que ele me chama de GALEGA!!!"



“A divisão de peixes e pães deve ser feita igualmente para todos”.
Dilma Rousseff, num evento com evangélicos neste sábado, mostrando que, depois do que disse o Mestre Lula no comício da blasfêmia em Garanhuns, botou na cabeça que é mesmo Jesus Cristo e já aprendeu o milagre da multiplicação de pães, peixes e estações do trem-bala.


"Vamos construir 6 mil creches e ajudar os municípios a manterem essas creches. Não adianta construir, tem que ajudar a manter”.
Dilma Rousseff, reincidindo na promessa de construir 1.500 creches por ano, ou 135 por mês, ou mais de quatro por dia.


"Não é dossie é banco de dados" Sobre o dossie feito na Casa Civil...contra FHC e Dona Ruth.


"O meio-ambiente é, sem dúvida nenhuma, uma ameaça ao desenvolvimento sustentável. "


“Aprovamos o Plano Real e, mais do que isso, levamos à frente e o utilizamos de forma adequada”.


"Eu vejo o mundo com olhar mineiro, e penso o mundo, com pensamento gaúcho".


"Quando a minha filha nasceu,
eu fiquei que nem aquelas mães que vê o filho dormindo fala:
esse menino tá dormindo demais!
e quando vê ele acordado fala:
esse menino não tá dormindo!!!"


"A arte de sobreviver à cadeia, é viver a cadeia".


O que Dilma tentou dizer com estas palavras?

“Uma das propostas que conjuga, assim, não só, né?, tecnologia de ponta, tecnologia sofisticada para o tratamento da criança, mas também tem um grande nível de humanização, porque eles usam todo o…, toda aquela questão do envolvimento da criança, mostrando que a boneca vai, tamém (sic), cuidar da cabeça, ou, quando a criança é submetida a algum nível de tratamento mais estressante, tomar o cuidado para garantir que, psicologicamente, ela se, enfim, ela tenha um, uma chegada maior a um processo que inclusive é de dor.” Dilma Rousseff


Sobre a Convocação da Seleção Brasileira.
"Eu vi, você, veja... eu já vi, parei de ver, voltei a ver, e acho que o Neymar e o Ganso tem essa capacidade de fazer a gente olhar."


"Eu sou contra o narcotráfico."


"Nesta eleição nem mesmo cristo querendo, me tira essa vitória"


"Dá um imenso prazer, ver ele alí!" Dilma após visitar José de Alencar no hospital!"


"Esqueceram de ligar o ponto eletrônico...Meu Deus!!!!"
Leia mais 15 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

A TRISTE REALIDADE DAS IGREJAS-FEUDOS COM SEUS PASTORES SENHORES



Por Cristiano Santana

Introdução - Em cumprimento ao conteúdo programático do curso de direito, estive lendo o livro "História do Direito Geral e do Brasil", de Flávia Lages de Castro. Nesse estudo acabei relembrando um matéria que estudei no nível médio de ensino, a saber, a consolidação da instituição considerada como símbolo da Idade Média, o feudalismo.

com a queda do império romano, os germanos que invadiram e Europa formaram um elite de guerreiros e grupos armados que passaram a deter a posse da terra. Os camponeses pobres se viram obrigados a se submeter para garantir a sobrevivência. Somente a posse da terra não bastava aos senhores; eles tinham de defendê-las dos invasores. Mas, para isso, tinham de gastar muito dinheiro com pequenos exércitos. Então surgiu a idéia de repartir as terras entre pessoas que estivessem dispostas a protegê-las. As mesmas ganhariam, em troca, o direito do usufruto da terra. Poderiam morar nela, plantar e criar gado. Juridicamente, o dono da terra era o suserano, e aquele que recebia a incumbência de protegê-la era o vassalo.

Além do suserano e do vassalo, havia a figura do servos. Elem eram não-livres não porque pertencessem a alguém ou porque fossem um bem alienável (porque se assim fosse seriam escravos), mas porque estavam presos à terra e se esta mudasse de mãos por qualquer motivo os servos daquela terra teriam um outro senhor. Eles não poderiam, via de regra, mudar de feudo quando achassem pertinente. Eram eles que faziam o trabalho duro do feudo. Eram explorados, pois tinham de destinar grande parte da produção agrária ao vassalo. Além disso, tinham de pagar pela utilização dos equipamentos do feudo.

É claro que inicialmente eu estava focado no estudo do feudalismo sob o aspecto da história do direito, mas aos poucos, os meus olhos se abriram para algumas similaridades entre o sistema feudal o o sistema de governo de alguns igrejas. Não pude deixar de constatar que algumas igrejas atualmente são uma espécie de feudo moderno. É claro que a comparação pode até parecer inadequada, pois igrejas não são pedaços de terra que precisam ser protegidas de invasores bárbaros. Entretanto, ainda se pode enxergar alguns princípios em comum nos dois sistemas. Vejamos.

A cerimônia de posse do vassalo - Quando recebia a terra, o vassalo colocava a mão sobre o Evangelho e jurava fidelidade ao novo Senhor. Sem armas, o homem, de cabeça descoberta, na maioria dos casos de joelhos, colocava suas mãos juntas nas do seu senhor, que fechava as suas sobre as do vassalo. Lembra bastante a posse de um novo dirigente de congregação ou de filial de igreja. Quando o líder maior não vai, geralmente manda uma comitiva. Normalmente, de uma forma implícita, é declarado nessa cerimônia de posse, que o novo pastor não é o dono daquela congregação ou igreja. O senhor absoluto continua sendo o líder maior da organização.

Obrigação de proteção e sustento ao seu senhor - Quanto à proteção da terra, praticamente não era da conta do senhor da terra. O vassalo tinha de "dar o seu jeito" com o fim de manter a propriedade. Quanto ao sustento, isso sim era do maior interesse do senhor, que cobrava periodicamente ao vassalo, uma parte da produção da terra para o seu sustento. E ai do vassalo se não cumprisse a cota. Corria o risco de perder o seu feudo. É com tristeza que às vezes testemunhamos semelhante tática nos tempos modernos. Os valdomiros, os macedos e, infelizmente, alguns pastores-presidentes costumam explorar seu dirigentes e pastores de filiais com a imposição de metas de arrecadação muitas vezes inalcançáveis. Sugam o máximo que podem e não estão nem um pouco preocupado com o estado da igrejinha. Que se dane o telhado, o piso, os bancos, as condições precárias do banheiro, os necessitados e os doentes. A quantia estipulada mensalmente tem de ser enviada. Dou meus parabéns à segunda Vara do Trabalho de Piracicaba (SP) que condenou a Igreja Universal do Reino de Deus a indenizar, por danos morais em R$ 50 mil, um ex-bispo que afirma ter sido humilhado por não alcançar a meta estipulada pela igreja na arrecadação de contribuições dos fiéis. Essa prática nefasta de sustento milionário dos senhores de igrejas tem de acabar.

O Senhor poderia também retomar o feudo a qualquer momento - Engraçado que, em se tratando de qualquer organização eclesiástica, o líder maior geralmente diz que é a autoridade máxima daquela igreja. E quanto ao dirigente ou pastor de filial? Ele faz questão de dizer "irmãos, eu 'estou' dirigente dessa congregação, pois a qualquer momento posso não ser mais". Vê-se aqui mais uma similaridade com o feudalismo. O suserano podia tomar a terra do vassalo na hora que quisesse. A precariedade da posse da terra era um marca distintiva do feudalismo. Dono mesmo só o suserano. Os outros "estavam" vassalos. Há dirigentes dos quais sinto até pena. São como piões de xadrez que são deslocados de um lado para outro, ao gosto de um jogador desorientado.

O vassalo podia sair, mais os servos tinham de ficar - Como foi dito acima, os servos estavam presos à terra, como meio-escravos, portanto permaneciam nela quando era trocado o vassalo. O mesmo acontece nas igrejas modernas: sai o dirigente, mas ficam as ovelhas. Fico imaginando a apreensão que tomava conta dos servos no momento em que o vassalo era substituído. Acho que eles diziam: "será que esse vai ser mais bonzinho que o outro?" Por acaso não é essa a mesma pergunta que o coitado do membro da igreja costuma fazer, quando muda o dirigente ou pastor? Alguém pode dizer que estou passando dos limites, ao comparar crentes com servos, mas é fato inegável que em muitas igrejas os crentes se comportam como servos mesmos: alienados, cegamente submissos, sem opinião própria, sem nenhuma autonomia. Isso para mim é servilismo.

Quem mandava e fazia as regras era o Senhor do Feudo. Essa é interessante. No dia-a-dia, para o servo comum, na maior parte da Europa, quem mandava e, portanto, fazia as regras era o senhor daquele feudo; entretanto, como este estava subordinado a um senhor, era vassalo dele, tinha obrigações para com este e contra este não poderia ir. Quem detinha a jurisdição, ou seja, quem aplicava a justiça era o senhor feudal. A lei era aquilo que ele achava correto. Cada feudo, portanto, tinha a sua lei. Em resumo, o senhor feudal podia dizer "aqui quem manda sou eu". Nas mãos dele estava o poder da morte e da vida. Por acaso alguns líderes de igreja também não costumam seguir esse modelo? Quem pode se opor àquilo que eles determinam como sendo o certo? Alguns se transformaram em autênticos ditadores que não admitem uma objeção sequer. O estatuto da igrejas para eles é apenas uma exigência legal, mas sem nenhuma aplicabilidade prática na esfera eclesiástica. Exemplo: boa parte dos estatutos prevêem eleições para cargos administrativos da igreja, mas sabemos que essas eleições são de fachada. O dono da igreja continua determinando a hierarquia do poder. Quem ousar falar em escolha democrática arrisca-se a ser apedrejado literalmente.

Conclusão - Bem, esses foram os pontos de ligação que observei entre o sistema feudal o sistema de administração de algumas igrejas. É impressionante como alguns princípios se perpetuam no tempo, mesmo de forma quase imperceptível. Mas tenho fé que, assim como o feudalismo no campo terminou, também as igrejas-feudos sucumbirão sob o processo de conscientização dos cristãos brasileiros.

Para finalizar, já notaram que algumas igrejas, principalmente as assembléias de Deus denominam algumas áreas de atuação de "campo"?. Temos o campo de São Cristovão, o campo de Madureira, o campo da CGADB, o campo de Salvador, etc. As lutas de algumas igrejas pelo direito de instalar congregações em determinadas áreas ficou conhecida como "guerras de campo".

Interessante. "Campo" não lembra "feudo"? Mas Jesus vai desmantelar esses feudos.

Os membros tem de ser vistos, não como servos, mas como cooperadores. Os dirigentes de congregações e filiais tem de vistos como co-administradores, e não como meros fantoches nas mãos do poder. O modelo de sistema participativo deve ser valorizado e incentivado. A autocracia deve ser substituída pela democracia, na medida do possível. A prestação de contas deve ser considerada uma obrigação sagrada. Cargos devem ser distribuídos pelo merecimento e não por interesse ou amizade. Assim estaremos enterrando definitivamente a igreja-feudo e trazendo à realidade a igreja da Bíblia.
Leia mais 2 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

ELEIÇÕES: DESCUBRA AGORA SE O SEU CANDIDATO ESTÁ ENCRENCADO COM A JUSTIÇA



A lista é grande e o eleitor precisa ter muito cuidado. Para saber se o seu candidato predileto faz parte ou não dos enrolados com a Justiça, tome algumas precauções. Se o deputado estiver tentando a reeleição, o jeito mais simples é acessar o site da ONG Transparência Brasil (www.excelencias.org.br).

Se for um novato na política, cheque sua situação no Tribunal Superior Eleitoral: (http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/jsp/framesetPrincipal.jsp).
Basta escrever o nome do postulante e conferir as certidões criminais que são apresentadas na inscrição.

Para ter certeza absoluta, outro caminho é a página do Tribunal de Justiça do estado. Do Rio de Janeiro, por exemplo, é www.tjrj.jus.br. Na consulta processual, escreva o nome completo dele e selecione a opção "Todas as Comarcas". Mas atenção: mesmo se o candidato estiver sendo processado por supostamente não pagar pensão alimentícia ou por ter brigado com o vizinho, as informações estarão lá.
Leia mais 3 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

REVISTA VEJA INCLUI TRÊS EVANGÉLICOS ENTRE OS DEPUTADOS DE PIOR DESEMPENHO




Bispo Manoel Ferreira - Presidente da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembléias de Deus Ministério Madureira). Segundo na lista dos deputados federais considerados irrelevantes. A efetividade de um legislador deve ser medida pela relevância e não pela quantidade de seus projetos. É que muitos deles podem não ter nenhum efeito prático para a sociedade. O bispo Manoel Ferreira pouco contribuiu: de duas proposições que apresentou, uma era para homenagear uma congregação de sua igreja.


Arolde de Oliveira - Proprietário da rádio 93 FM e executivo do Grupo MK Music - Segundo lugar na lista dos deputados que mais se ausentaram nas sessões do plenário da Câmara dos Deputados em Brasília. Índice de ausência de 40,3% - 125 faltas em 310 sessões.



Fábio Silva - Filho de Francisco Silva, dono da rádio Melodia. Foi o deputado que mais faltou às sessões da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. 65 faltas em 437 sessões, ou seja, 15% de ausência.

Fonte: Revista Veja - Edição de 22 de Setembro de 2010
Leia mais 3 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

É POSSÍVEL SER CRISTÃO E PETISTA (COMUNISTA) AO MESMO TEMPO?


Por Cristiano Santana


Tenho visto, através da mídia, que há um grupo de cristãos que apóia abertamente o PT. Para mim, já é uma tremenda contradição a filiação deles a um partido cuja ideologia, de fundo marxista, é flagrantemente contrária aos princípios cristãos. Agora presencio uma situação mais absurda e grotesca: eles se transformaram em defensores do programa anticristão desse partido, que inclue a descriminalização do aborto e o casamento gay.

Toda essa situação gerou dentro de mim a seguinte indagação: é possível ser cristão e petista sem implicar em contradição? Depois de refletir e ler, cheguei à conclusão que é completamente impossível, visto que Cristianismo e comunismo (PT) são como água e óleo, são como duas forças que se repelem violentamente.

Para começar, o herói dos petistas, Karl Marx, era ateu convicto. Ele negou a existência de Deus desde os primeiros até os últimos escritos. Aqueles que dizem que ele era apenas um ateu "relativo" que rejeitava apenas o Deus defendido pelos cristãos do século XIX, e não e o Deus do Cristianismo contemporâneo, nada mais fazem do que tentar tapar o sol com a peneira". Essa tese não se apóia em nenhuma interpretação coerente do marxismo.

As marcas do ateísmo pessoal de Marx também são claramente vistas em sua interpretação sociólogica da religião. Tudo mundo conhece a sua famosa declaração de que a religião era ópio do povo. Para quem não sabe o ópio foi a droga que os imperialistas ingleses tentaram utilizar para subjugar os chineses. Eles achavam que, quantos mais viciados estivessem os chineses, menos capacidade eles teriam de resistir à opressão inglesa. Para Marx a "droga" da religião era o elemento ideológico que conduzia o individuo à alternativa de um falso mundo, através do prisma de uma falsa crença. A religião era venenosa, pois desconstruía o mundo particular concreto do indivíduo.

Além disso, a religião era um instrumento alienante a serviço de grupos mais poderosos da sociedade, que ensinava o indivíduo miserável a se submeter à dureza da vida, sob a justificativa de que num mundo transcendente Deus lhes enxugaria todas as lágrimas. Enfim, segundo Marx e Engels, a religião, em todas as suas formas, era alienante e ideológica.

Cientes dessa abordagem negativa da religião, surgiram pensadores que tentaram superar a antítese entre o marxismo e o Cristianismo, atribuindo a este último um caráter igualmente revolucionário. Para tanto, utilizaram o exemplo de Thomas Muntzer, o teólogo alemão radical que se destacou na época da Reforma Protestante liderando a Guerra dos Camponeses. Muntzer tentou antecipar o advento do Reino de Deus, lutando por uma reforma social que eliminaria privégios e distinções. Acabou sendo esmagado pela guerra, principalmente depois que Lutero se manifestou contra a radicalidade do movimento.

Marx e Engels trataram de combater essa tentativa de conciliação entre o marxismo e o Cristianismo. Segundo eles, o Cristianismo só é capaz de uma pregação subversiva se subverter a sua própria pregação. Segundo eles, o que Muntzer propôs era uma mera utopia, inspirada pelo Cristianismo, mas não enraizada numa análise concreta das possibilidades reais da revolução, de acordo com as condições sociais da época. O comunismo de Muntzer é uma espécie de idealismo moral que foi além das condições sociais e econômicas prevalentes. "A Guerra dos Camponeses, o mais radical episódio da história germânica, sofreu a derrota por causa da teologia.
"
Alguns teólogos acabaram aceitando que a politizaçao do cristianinismo representava, de fato, uma negação daquilo que lhe era essencial. O Cristianismo é transcendente, valoriza o outro mundo do porvir e representa um relação vertical entre o céu e a terra. Já o comunismo trata do mundo do "agora" concreto, representa um relação horizontal, ou seja um dimensão social, e é imanente à própria História. Além disso o Cristianismo se concentra em uma espiritualidades essencialmente individualista.

Há poucos anos atrás, tentaram, novamente dar uma roupagem marxista ao Cristianismo. Estou falando da Teologia da Libertação, um movimento populista na América Latina que tentou redefinir a comissão do Evangelho em termos da solução da pobreza e da exploraçao. Gutierrez, um dos principais proponentes dessa ideologia, adotou uma tese marxista: "prioridade da praxis sobre a teoria", um princípio que, segundo ele, derivava da "Teses sobre Feuerbach", de Marx. A Teologia da Libertação propugna que o Cristianismo deve funcionar na esfera política, social e econômica, atuando como instrumento de liberação da opressão. Essa porém foi mais um tentativa frustrada de desconstruir a verdadeira essencia dos Cristianismo. A Teologia da Libertação sofreu fortes resistência de importantes setores católicos e protestantes. Acusa-se tal ideologia de ter fechado os olhos para os assassinatos praticados em regimes ditos socialistas, como os de Cuba, com Fidel Castro, e da URSS stalinista. Ainda, acusa-se tal movimento de ser condescendente com a culpabilidade da Igreja, que segundos estudiosos, é bem menor do que julgam os promotores, e de deturpar o caminho divino, colocando-o em segundo plano diante da missão terrena de ajudar os pobres.

Em face do exposto, fica claro que o Marxismo e Cristianismo são duas ideologias completamente antagônicas, tanto na origem quanto nos fins. Não sou especialista em silogismo, mas sigamos esse raciocínio. O PT é um partido que apoia a ideologia comunista. Pastor "fulano de tal" é membro do PT. Logo o Pastor "fulano de tal" apoia a ideologia comunista. Então surge uma pergunta que é fruto da minha perplexidade: O que se passa na cabeça de um cristão quando decide filiar-se a um partido cuja ideologia é completamente anticristã?

Não é verdade que todo partido tem um ideologia? E não é verdade que, se sigo um partido, tambem sigo a sua ideologia? Não?

Fico imaginando se um dia criarem no Brasil o Partido Ateu. Ainda assim, se tal partido crescer assustadoramente, aparecerão pastores evangélicos desejando filiar-se ao mesmo. Então dirão que não estão comprometidos com a ideologia do partido, apenas com a importância da legenda. Não seria mais fácil assumir que decidiu passar para o lado dos inimigos de Cristo?


Leia mais 3 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

PERAÍ JOÃO...REINO DE DEUS PRA VOCÊ É ISTO?


Por Cristiano Santana

Diz-nos as Sagradas Escrituras que João no cárcere ouviu falar das obras do Senhor Jesus. Imediatamente enviou-lhe discípulos com o objetivo de fazer a seguinte pergunta: "És tú aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro?" Respondeu-lhe Jesus: "Ide contar a João as coisas que ouvis e vedes: os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar de mim."

Os comentaristas bíblicos são quase unânimes em explicar que a pergunta de João refletia um certa intranquilidade. Ele, cuja pregação era alimentada pela esperança da consumação escatológica do Reino de Deus, de forma imediata e literal, agora encontrava-se preso, desiludido. Esperava que o Messias viesse armado de pá e fogo (Mt 3:11-12), de acordo com Isaías 66:15,16. As notícias que recebe falam de um Jesus benéfico, acolhedor, disposto a perdoar. Perturbado, João queria se tranquilizar a respeito de Jesus, no sentido de saber se Ele realmente era o Messias. Acredita-se que a resposta de Jesus de alguma forma o consolou, encorajando-o a enfrentar a morte que se aproximava.

Esse texto do Evangelho de Mateus nos alerta para o perigo de atribuir ao Reino de Deus um significado, finalidade ou essência indevidos. Dizem que prevenir é melhor do que remediar. E uma das melhores formas de ordenarmos a vida no presente é aprendendo com os erros do passado. Se conseguirmos conhecer as causas que levaram João a se equivocar sobre a verdadeira natureza do Reino de Deus, seremos mais capazes de identificar fatores semelhantes, nos dias atuais, que nos levem a incorrer no mesmo erro.

A frase "Reino de Deus" não ocorre na maior parte das traduções do Antigo Testamento. Entretanto, expressões como "teu reino" e "seu reino" são frequentemente utilizadas, tendo Deus como sujeito. (Salmos 103:19, 145:11-13; Daniel 4:3, 34; 6:26). Em outra passagens o Reino de Deus é apresentado como um fato eterno, mas há também um número de passagens proféticas que, reconhecendo a extensão da rebelião humana contra a lei de Deus, olham para o futuro, para um dia em que o Reino de Deus será efetivamente estabelecido (Isaías 45:23; Zacarias 14:9).

O tema do Reino de Deus persiste na literatura tardia judaica (Sabedoria 6:4; 10:10). Na literatura apocalíptica os escritores dizem que o Reino de Deus ainda estava para ser estabelecido: "Então seu reino aparecerá em toda a criação"; "O reino pertencerá ao Deus de Israel (1QM6.6). Um certa prece judaica conhecida como Kaddish, utilizada de forma regular nas sinagogas, no tempo de Jesus, era focada na seguinte petição: "Ele pode estabelecer Seu reino em sua vida e em vossos dias, e na vida de toda a casa de Israel, de forma rápida e em um momento próximo." José de Arimatéia, um piedoso judeu que "esperava o Reino de Deus" representa a forte crença do judaísmo do primeiro século na iminência do Reino de Deus.

João Batista cresceu nesse contexto social e religioso. Por isso não assusta o fato dele ter crido que Jesus estabeleceria um reino político já naqueles dias. Com certeza João sequer imaginava que Jesus iria morrer na cruz. Para ele Jesus era o Messias-Rei que triunfaria sobre os poderes humanos e espirituais que oprimiam a nação de Israel. João cria piamente que iria testemunhar o início de uma era gloriosa para nação de Israel. Com a exaltação do Rei de Israel, todas as profecias seriam cumpridas. Prosperidade para Israel e destruição para o inimigos do povo de Deus. Mas João errou na sua interpretação da natureza do Reino de Deus, e o seu erro foi não ter enxergado o caráter salvífico e a bipolaridade do Reino de Deus.

A resposta de Jesus a João revela o verdadeiro propósito de sua manifestação ao mundo, a salvação e a restauração dos homens. Vários textos proféticos são utilizados em sua resposta a João: Isaías 26:39 (mortos), 29:18-19 (surdos), 35-5-6 (cegos, surdos, coxos, pobres), 61:1 (boas novas para os pobres). Acho que Jesus poupou a João quando não revelou o que o Pai tinha predeterminado: a cruz. Isso tudo fazia parte do plano de salvação da humanidade, o principal propósito de Deus, acima de qualquer plano político.

João não enxergou também que o Reino de Deus representava uma bipolaridade entre o presente e o futuro. Não se pode negar que e Reino é uma realidade escatológica, um cumprimento das divinas promessas, e pertence fundamentalmente ao futuro; nesse ponto Jesus não rejeita a tradição apocalíptica. Porém, Jesus também mantém que o Reino de Deus é um processo que invade aos poucos o mundo, é uma obra escatológica que progride aos poucos, ao longo da história, e que caminha para uma consumação, uma plenitude. O Reino de Deus já estava presente (Marcos 1:15). Os exorcismos de Jesus eram um sinal de que "é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus". Quando perguntado sobre quando viria o Reino, Jesus responde que "ele está entre vós" (Lucas 17:21). Não existe uma tensão entre o "agora" e o "depois", mas sim um continuidade temporal. O Reino de Deus, que agora é predominantemente espiritual (nem é comida, nem bebida), aos poucos vai se materializando até tornar-se realidade na existência concreta. Vê-se, assim, que a pressão de João para que Jesus agisse e inaugurasse o Reino de Deus não tinha sentido. O Reino já tinha sido inaugurado por Jesus, só que João não enxergava isso.

Infelizmente, nos dias de hoje, muitos continuam cometendo o mesmo erro de João Batista. Enxergam o Reino de Deus de uma forma distorcida, bastante equivocada. Alguns exigem que a justiça seja cumprida aqui e agora, como se o Reino de Deus já estivesse completamente estabelecido. Outros, achando que já é chegada a hora de receber todas as recompensas, sonham com uma vida longa e próspera financeiramente. Não percebem que a concretização definitiva do Reino de Deus depende da destruição e recriação do presente mundo. Há aqueles que já perderam de vista as boas novas do Reino de Deus: a promessa de salvação àqueles que crerem na mensagem do Evangelho. Acabaram desviando a finalidade da igreja. Engajaram-se em projetos políticos, transformaram o Reino de Deus em negócios. O objetivo não é mais a salvação das almas, mas a maximização do lucro. Outros valorizaram em excesso a função social da igreja, como se ela fosse capaz de resolver todas mazelas sociais.

Infelizmente, muitos estão decepcionados com Cristo devido a uma visão distorcida do Reino de Deus. Por causa desse equívoco, acabam alimentando expectativas que nunca poderão ser atendidas pelo Evangelho. Acabam reeditando o erro de João Batista.

Mas temos a confiança de que o Senhor Jesus, através do seu Espírito Santo, abrirá os olhos aos cegos e lhes permitirá enxergar a verdadeira essência do Reino de Deus, sobretudo através do trabalho incansável do exército de blogueiros evangélicos que têm sido levantados para defender a pureza do verdadeiro Evangelho.

"Porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo". (Romanos 14:17)
Leia mais 1 Comentário | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

ORAÇÃO "MUDA": A NOVA MODA ENTRE OS CRENTES MODERNOS



Por Cristiano Santana

Não costumo participar de debates no Orkut, mas às vezes acompanho alguns. Num deles acabei descobrindo uma prática nova que eu sequer imaginava que existia: a oração muda. Desculpem-me, mas esse foi o único nome que encontrei para designá-la.

Vocês entenderão como funciona essa oração, através do pequeno resumo.Num fórum do Orkut, um determinado participante postou um tópico falando sobre a importância da oração. Falou sobre a necessidade de reservamos um tempo diário para falar com Deus, e sobre a enorme quantidade de cristãos que têm negligenciado essa prática em suas vidas. Então um desses crentes modernos respondeu que para falar com Deus não é preciso gastar tempo falando; não é necessário verbalizar nossos sentimentos. Completou dizendo que falava com Deus mentalmente, 24 horas por dia. Segundo ele, suas ações, desde o despertar da manhã, até a hora de dormir, por si mesmas já representavam uma oração a Deus. A sua vida já era uma oração.Fiquei assombrado ao me deparar com essa racionalização, bastante persuasiva, que os crentes modernos tem utilizado para tentar encobrir sua miséria espiritual.

O Cristianismo, em seu aspecto histórico e teológico, desconhece completamente esse estilo de oração. Também a experiência pessoal de cada cristão testemunha contra essa oração telepática. Vejamos:

Em primeiro lugar, um estudo etimológico demonstra que "orar" e "oração" derivam de palavras que denotam ação, atividade. São elas: proseuchomai, deomai, deesis, aiteo e aitema, boao, boe, gonypeteo, proskyneo, aineo, eucharisteo e krouo. Esses termos assim compreendem o seguintes sentidos: "oração", "pedir", "ajoelhar-se", "súplica falada", "adorar", "bater", "clamar", "gritar"; "grito por socorro", "homenagear", "louvar", "agradecer" . É um atividade completamente dinâmica, vísivel. Costuma desenvolver-se através da manifestação corpórea e verbal dos sentimentos retidos no coração humano. Não tem relação alguma com uma suposta atividade interna do espírito, completamente imperceptível, meramente contemplativa.

Em segundo lugar, a Palavra de Deus nos apresenta a oração sempre como um extravasar visível das emoções e necessidades humanas, uma operação na qual todo o ser se esforça. O início da atividade humana de invocar ao Senhor, no sentido indicado, é tratada como um marco histórico em Gênesis 4:26: "Então se começou a invocar o Nome do Senhor". Dessa forma oraram os patricarcas hebreus (Gen. 25:21), Moisés (Ex. 33:18), Davi (II Sm 15:31) e os profetas. O próprio Deus impõe, através do profeta, o método correto de oração: "Clama a mim..." (Jer 33:3). Da mesma forma, nem Jesus, nem os apóstolos conversavam telepaticamente com Deus. A oração sacerdotal de Jesus Cristo (João 17) só chegou até nós porque os discípulos a ouviram, enquanto era pronunciada. A oração, como expressão oral, é tão poderosa e agradável a Deus, que foi capaz de mover o templo em que estavam reunidos os discípulos (Atos 4:31). É assim que o Senhor Jesus continua orando a Deus pelo Santos: “E por isso ele pode, hoje e sempre, salvar os que vão a Deus por meio dele, porque Jesus vive para sempre a fim de pedir a Deus em favor deles.” (Hebreus 7:25).

Em terceiro lugar, se analisarmos a oração do ponto de vista psicólogico, veremos que é impossível manter a nossa agonia no mais profundo silêncio. Freud, em especial, defendeu que a repressão dos sentimentos é terrivelmente danosa ao indivíduo. Desabafar os nossos traumas, medos e tristezas tem um efeito incrivelmente benéfico. Pode curar completamente distúrbios psicossomáticos. As experiências mais dolorosas da vida inevitavelmente resultam em gemidos e clamores. A comoção do ser é como um vulcão em erupção que não pode ser contido. Quem diz que se contenta com a oração muda nunca passou por esse tipo de experiência, nunca se viu diante da adversidade, do beco sem saída, situações da vida em que a morte parece ser a única esperança. O apóstolo, talvez fazendo referência a esse fenômeno, nos diz que o "Espírito intercede por nós, através de gemidos inexpremíveis". Só quem gosta de orar sabe o alívio que o crente sente depois que se levanta da oração! Sempre que me derramo na presença de Deus, através de louvores, clamores e gemidos, sinto uma sensação maravilhosa de bem estar. Certamente Deus nos cura quando lhe contamos tudo em oração.


Mesmo depois da minha intervação no debate, na qual apresentei esses argumentos, demonstrando que a oração é verbalização, recebi uma réplica zombeteira. O meu oponente disse que, se a oração deve ser assim, então os mudos estão condenados. Eis a minha resposta. Quem já viu a aflição de um mudo sabe como ele sofre. Já que não consegue falar, o seu rosto fica incrivelmente vermelho, as veias da garganta quase pulam para fora, e da boca saem gemidos e gritos ininteligíveis. Tal fenômeno mostra o quanto o mudo sofre por não poder expressar o que sente.


O verdadeiro cristão, por viver em constante dependência de Deus, sente sempre a necessidade de voltar-se para Deus em oração, não só para expor sua aflição, mas para engrandecer ao Pai por suas maravilhas, para agradecer pelas bençãos recebidas, para exaltar ao Pai por ter adotado como filho. O próprio louvor é uma oração! Mas alguém já ouviu um louvor mudo!

Infelizmente, o cristianismo de hoje está produzindo uma geração de cristãos estéreis que não valorizam uma vida de comunhão íntima com Deus. O que agrava a situação deles é a utilização de subterfúgios para explicar a negligência na oração. Além de não orarem, ainda querem contaminar os outros com a mentira da oração muda, da oração telepática, que nada mais é do que comunicar-se com o próprio eu incrédulo e morto.

Sem exagero, se eu colocasse no papel as bençãos que recebi de Deus, em resposta às minhas orações, daria para editar um livro. Louvado seja o Senhor por ter disponibilizado esse instrumento tão importante de comunicação.
Leia mais 3 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

MAIS UMA MÚSICA TRIUNFALISTA PARA O SUPER-CRENTE "VOCÊ VAI VENCER" DE ANDRÉA FONTES (INFELIZMENTE ESTÁ FAZENDO SUCESSO!)






Já estão marcando no relógio
A contagem regressiva da tua vida e do teu fim
Já estão marcando a data do velório
Uma multidão de convidados pra sorrir da tua queda
Já compraram caminhões de espinhos pra cobrir o teu caixão
Eu contemplo a nuvem negra são roupas desta multidão
Já estão marchando ao encontro de um cemitério
Pra deixar a cova aberta e pronta e certa para ti
Mas eu vejo a multidão de anjos indo à esse encontro
E contemplo agora nessa hora um grande brilho um clarão
São espadas desembainhadas, pra acabar com essa festa
E ferir toda essa tropa, destruindo, colocando ao chão

Você vai ver,
Essa guerra, essa peleja, essa prova, não é sua
Você vai vencer
Deus vai reverter esse amargo em doçura
Você vai ver
Uma multidão de pé, agora pra te receber,
Pra te honrar, te aplaudir
Você vai ver
Quem pensou te ver caído, morto, em ruínas,
Você vai vencer
Quem sonhou te ver por baixo
Vai te ver por cima
Você vai ver
Uma multidão de pé, agora pra te receber,
Pra te honrar, te aplaudir

Você vai vencer, Você Vai Vencer ( 4x )

Você vai ver,
Essa guerra, essa peleja, essa prova, não é sua
Você vai vencer
Deus vai reverter esse amargo em doçura
Você vai ver
Uma multidão de pé, agora pra te receber,
Pra te honrar, te aplaudir
Você vai ver
Quem pensou te ver caído, morto, em ruínas,
Você vai vencer
Quem sonhou te ver por baixo
Vai te ver por cima
Você vai ver
Uma multidão de pé, agora pra te receber,
Pra te honrar, te aplaudir

Você vai vencer, Você Vai Vencer, Você Vai Vencer
Leia mais 4 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

ENSINAMENTOS ESCANDALOSOS DE JESUS: "SE ALGUÉM TE BATER NA FACE DIREITA, OFERECE-LHE TAMBÉM A OUTRA".


Por Cristiano Santana


Otto Borchert, em seu livro "O Jesus Histórico", nos diz que "Jesus ainda está , hoje em dia, em contradição com o pensamento de toda a humanidade. isto porque o homem natural, pelo fato de estar manchado pelo pecado, o considera um inimigo". Borchert acrescenta que Jesus não está somente em contradição com as idéias da humanidade em geral. O código ético de Jesus apresenta uma forte oposição aos pensamentos dos próprios cristãos!

Para comprovar essa realidade, consideremos o trecho do Sermão da Montanha, reproduzido acima. A tendência é aplicar uma interpretação espiritualizada, pois não se pode admitir que alguém, ao levar um tapa na face direita, ofereça covardemente a face esquerda. O correto, segundo dizem, é reagir ao agressor, pois "homem que é homem não leva desaforo pra casa". Quem se deixa agredir, de forma apática pelos outros, sem reagir, no mínimo é um sadomasoquista.

Mesmo extraindo um sentido figurado, é inevitável concluir que o princípio que Jesus nos ensina, a partir dessa passagem, é que não se deve alimentar o sentimento de vingança.

"Olho por olho, dente por dente". Essa regra da Lei de Moisés, conhecida como Lei de Talião, também constava no Código de Hamurabi, um rei que viveu na Mesopotâmia, por volta de 1.700 A.C. A pergunta que se faz é a seguinte: Será que Jesus estava discordando do preceito da Lei? Evidente que não. É preciso salientar que a Lei da Talião, que previa uma pena proporcional ao crime, só podia ser aplicada pelos juízes, os guardiões da Lei. Não era uma prerrogativa para a vingança pessoal, pelo contrário, essa cláusula foi estabelecida para limitar a vingança e ajudar o tribunal a administrar um castigo não muito rígido, nem muito indulgente. Percebe-se, assim, que o Senhor Jesus, extraíndo o significado mais profundo da Lei, confirma a proibição da vingança pessoal.

Apesar desse ensino tão claro do Mestre, é impressionante a frequência com que o ignoramos e, sem admitir, o detestamos! Concordando com Borchert, devo dizer que o fato de algumas declarações de Jesus irem contra a convicção da maioria das pessoas, nesse caso, o conceito de que a vingança é algo correto, é uma prova inquestionável da autenticidade dos evangelhos. Ninguém inventaria esse Jesus. Só alguém que veio dos céu poderia ter ensinado essas coisas.

Como a humanidade exalta a vingança! Aristóteles já ensinava que a reação colérica frente ao prejuízo deliberado de uma pessoa sobre a outra é vista por como emotiva e justificável. Boa parte da literatura universal também a exalta. Basta lembrar de "Hamlet" de Shakespeare e "O Conde de Monte Cristo" de Alexandre Dumas. Quantas cenas de violência no cinema e na televisão também são motivadas pela vingança!

Na vida real a vingança também é uma constante. Ela foi uma parte importante de muitas sociedades pré-industriais, especialmente na região mediterrânea, e ainda hoje persistem em algumas áreas. Durante a Idade Média não se considerava um insulto ou injúria resolvidos até que vingados. o passado feudal do Japão a classe samurais mantinha a honra de sua família, clã, ou senhor através do katakiuchi, ou assassinato vingativo. Esses assassinatos também envolviam os parentes daquele que ofendeu. O filme "Abril Despedaçado", estrelado por Rodrigo Santoro, também nos conta sobre as guerras entre famílias no nordeste brasileiro. A morte do membro de um família só podia ser compensada com o assassinato de um membro da família rival. O tempo para isso? Quando a mancha do sangue da roupa do morto estivesse amarelada!.

Infelizmente, grande parte dos cristãos modernos também são adeptos da filosofia da vingança. Como obreiro já ouvi inúmeros "tristemunhos" de crentes dando culto de ação de graças a Deus porque soube que alguém que o perseguia foi castigado pelo Senhor através de um atropelamento, demissão ou até câncer. No final de seus relatos, os crentes que testemunharam a "vingança do Senhor" dizem para toda a Igreja: "irmão, se alguém está perseguindo você, entrega nas mãos do Senhor". O problema é que "entregar nas mãos do Senhor" significa pedir para o Senhor "acabar com a raça do infeliz"! Como isso é tão contrário aos ensinamentos do Senhor Jesus, que nos ordenou a bendizer os que nos maldizem, e orar pelos que nos perseguem! Se eu souber que meu inimigo morreu, a reação correta seria chorar por mais uma alma que pereceu sem conhecer ao Senhor.

Não há dúvidas de que a vingança só traz prejuízos. Temos que utilizar aqui o que há de melhor do pensamento humano. Confúcio nos diz que "é melhor perdoar do que vingar-se, porque à vingança segue-se sempre o arrependimento". O filósofo Epicuro já dizia que "a vingança é a justiça do homem em estado selvagem!" A psicanálise moderna nos explica a motivação por trás da vingança: "O objetivo da vingança é, em essência, fazer com que a pessoa que prejudicou passe pela mesma situação de dor da vítima".

Vou mais longe, nessa argumentação, declarando que, em algumas situações, é melhor "tomar um tapa na cara" e não reagir! O fato é que ás vezes as leis da física se aplicam nas relações humanas. Para toda ação há uma reação. Às vezes é mais proveitoso ignorar a agressão para assegurar que tudo acabe ali mesmo. Muitas tragédias acontecem por causa de uma retaliação. Por causa de uma pequena agressão, o crente revida. O agressor, então, ao se ver desafiado volta em casa, pega uma faca ou um revólver e manda a alma do crente mais cedo para o céu. Não reagir às vezes representa mais prudência do que covardia, sendo certo, também, que por esse ato de covardia o cristão pode ganhar uma alma para o Reino de Deus, pois, fazendo bem ao seu inimigo, "amontará brasas sobre a sua cabeça" (Romanos 12:20)

"Está louco!". Alguém pode dizer. "Nunca darei minha cara à tapa!". Pois saiba que foi com essa doutrina que Gandhi obteve a independência da Índia. Quem viu o filme biográfico de Gandhi, pode ver como ele permanecia imóvel enquanto os soldados dos imperialistas ingleses o agrediam. Quando os revolucionário indianos quiseram apelar para a violência, Gandi fez um greve de fome, pois não apoiava o embate físico em hipótese nenhuma.

Não se proíbe aqui o recurso à legítima defesa. Está previsto no atual ordenamento jurídico. É causa de exclusão de punibilidade. É óbvio que tenho de me defender contra atos que atentem gravemente contra a minha integridade física. Se não houver outra forma (conversar, fugir, etc.), terei de me defender. Isso não significa aceitar facilmente uma provocação ou ficar em casa arquitetando uma forma de se vingar daquele que nos causou um prejuízo moral, físico ou material. A Justiça existe para isso. Se alguém desejar a reparação do dano, que resolva o litígio na Justiça, através da competente ação cível ou criminal.

Desejar a reparação de um dano na justiça não é a mesma coisa que procurar vingança. Até mesmo porque a doutrina jurídica atualmente entende que a pena não visa castigar o réu, mas tem um objetivo pedagógico, ou seja, visa educar o réu.

Depois de tanto ter falado, sei que muitos não irão concordar com esse artigo. Sabe por quê? Porque o ensino de Jesus, proibindo a vingança, é um escândalo para eles.

Você é crente, mas o seu braço não é? Amém, vai nessa tua força!
Leia mais 2 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

ANTÍGONA E A POLÍTICA BRASILEIRA


Por Cristiano Santana

De vez em quando tenho escrito resenhas na faculdade, sobre vários temas da área jurídica. Julgo que última que escrevi merece ser divulgada neste blog, por sua pertinência social, moral, ética e política. Se vocês a lerem, tendo em mente os recentes debates na política brasileira, em especial sobre o programa do atual governo, que, numa atitude afrontosa, tenta aprovar leis que atentam contra princípios morais universais, escritos na consciência humana, entenderão que a resenha é pertinente.

Trata-se da obra Antígona, de Sófocles

Dados do autor: Sófocles foi um dramaturgo grego, autor de inúmeras tragédias, entre elas: Ajax, Antígona, As Traquínias, Édipo Rei, Electra, Filoctetes e Édipo em Colono. Filho de um rico mercador, nasceu em Colono, em 496 a.C., perto de Atenas, na época do governo de Péricles, o apogeu da cultura helênica. Teve participação intensa na vida pública de Atenas. Obteve inúmeras vitórias nos concursos dramáticos desta cidade.


Apresentação da obra: O livro conta a estória de Antígona que desejava sepultar o irmão, Polinice, apesar da proibição do rei Creontes, que o considerava merecedor de tal fim por ter atentado contra a pátria. Inconformada com o édito real, Antígona declara que, pela leis dos deuses, seu irmão seria digno da cerimônia fúnebre. Então, desobedecendo à lei dos homens, representada por Creonte, Antígona vai e enterra o seu irmão. Por causa disso é condenada à pena de morte. A orgulhosa recusa de Creonte em ouvir o apelo do filho, Hemon, da opinião pública, e até do sábio adivinho Tirésia, para poupar a vida de Antígona, resulta num desdobramento terrivelmente trágico.

Estrutura da obra: A obra é foi escrita para uma peça teatral, composta de cinco episódios, sendo que, entre um episódio e o seguinte, ocorre o estásimo que é a entrada do coro em cena, cuja função, normalmente, é dar informação ao público sobre o assunto da peça.

Síntese do conteúdo: Édipo, antigo rei de Tebas, teve dois filhos, Etéocles e Polinice, os quais, após lutarem entre si pela sucessão real, acabaram morrendo. Com isso, o tio deles, Creontes, foi coroado rei de Tebas. Ocorre que o novo rei concedeu a Etéocles uma cerimônia fúnebre digna de um herói da pátria. Quanto a Polinice, disse que ele tinha atentado contra a pátria. Portanto, seu corpo deveria ficar à céu aberto, sem sepultamento, para que fosse devorado pelos abutres e animais selvagens. Antígona, irmã de Polinice, ao saber disso, revela à sua irmã, Ismênia, que não iria aceitar tal situação pois, de acordo com a crença da época, a alma do seu irmão não iria ter uma transição tranqüila no mundo dos mortos, caso seu corpo não fosse corretamente sepultado. Antígona, ao ser alertada de que sofreria a pena de morte, caso desobedecesse à ordem do rei, respondeu que, pela lei divina, seu irmão merecia ser sepultado. Numa atitude desafiadora, ela enterra o seu irmão, sendo, logo em seguida, detida e levada à presença de Creontes. Trava-se então um debate entre os dois: de uma lado a ré, tendo como sua defesa o cumprimento às leis dos deuses, as quais são mais antigas e, segundo ela, superiores às terrenas, e de outro lado o inquisidor, que tenta mostrar que ela agiu errado, explica seus motivos e razões. Inflexível diante do argumento de Antígona, Creontes a condena à pena de morte. Hemon, o filho do rei, que iria se casar com Antígona, soube da condenação. Imediatamente foi ao encontro do pai e apresentou suas súplicas para que a vida dela fosse poupada. Disse-lhe também que a opinião pública não aprovava a morte de Antígona. Então Creontes responde-lhe nos seguintes termos: “E a cidade é que vai prescrever-me o que devo ordenar?” e “Acaso não se deve entender que o Estado é de quem manda?”. Creonte não se curva nem diante da presença de Tirésias, sábio adivinho respeitado por todos em Tebas. Ele adverte Creonte sobre a sua teimosia, e que a ira dos deuses estava para cair sobre a sua vida. Após a partida do adivinho, Creontes é finalmente convencido pelo coro a libertar Antígona e sepultar Polinices. Mas é tarde demais! Uma série de eventos trágicos já tinha se iniciado. Antígona já tinha se suicidado. Hemon, ao saber da sua morte, também se suicidou. O mesmo fez a mãe de Hemon, Eurídice, ao receber a notícia da morte do filho querido. Creonte, assim, foi condenado a viver o resto de sua vida atormentado pelo peso dessas mortes, algo que poderia ter evitado se não tivesse sido tão rígido, orgulhoso e impiedoso.

Análise Crítica: Nessa obra podemos descobrir vários temas. O primeiro deles é a luta entre o direito natural e o direito positivo, representados, respectivamente, por Antígona e Creontes. Quando Antígona apela para a lei dos deuses, está fazendo referência a leis que existiam antes mesmo que qualquer código legal fosse escrito. Eram preceitos que estavam escritos na consciência do povo comum desde tempos imemoriais, os quais eram superiores às leis criadas pelos homens. Assim, de acordo com a sua interpretação, o ato de ter enterrado o irmão, embora representasse uma violação à lei dos homens, com certeza estava de acordo com a lei dos deuses. Já para Creontes, como dizem os positivistas modernos, "vale o que está escrito na lei". A lei imposta pelo Estado deve ser obedecida a qualquer custo, sob pena de traição à pátria. Nenhuma concessão poderia ser feita àqueles que descumpriam a lei da cidade. Os teóricos do direito moderno, têm tentado conciliar essa duas correntes, pois sabem que um direito extremamente positivado é desumano, e um direito, que se diz puramente natural, geralmente carece de bases objetivas e de concenso, isto por depender de idéias muito subjetivas e metafísicas. Daí “em cada cabeça uma sentença”. O segundo tema trata do perigo, que todo governante corre, de sucumbir ao orgulho e tornar-se um tirano. Os líderes ditatoriais e totalitários, que a história nos deu a conhecer, na sua maioria, experimentaram o total fracasso. Isso porque acabaram se esquecendo do bem comum e da finalidade social das leis. As maiorias tragédias que a humanidade já conheceu, tiveram origem em políticas autoritárias: as guerras mundiais, os genocídios étnicos, as perseguições políticas, etc.


Trazendo para o dias de hoje.

Antígona representa os cristãos que defendem a existência de leis morais absolutas e universais, de origem divina, e que não podem ser violadas. São leis que protegem a família e vida, escritas nas consciência moral de todo indivíduo são.

Creontes representa o governo iníquo que quer aprovar leis que contrariam mais de 70% da população, leis iníquas fundamentadas meramente na vontade do homem.

Mas, como disse Antígona, a lei divina é superior à lei dos homens, seja neste mundo ou no outro.
Leia mais 2 comentários | Postado por Cristiano Nascimento | edit post


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Veja também:

Graça e Paz!

  • Busque no Blog


  • Quem Sou
      Servo de Deus e amante da boa leitura. Apaixonado por Teologia, Filosofia, Psicologia, Ciências e fatos gerais do universo cristão. Neste humilde espaço compartilho de minha visão sobre o mundo e assuntos relacionados à vida espiritual. Fique à vontade para concordar ou discordar de minhas colocações, afinal, você é livre! Aguardo seus comentários! Visualize meu perfil completo
  • Versículo do Dia

    Ache-me no Facebook

    Cristiano Santana Uma Visao Mundo

    Criar seu atalho

    Meus Tweets

    Seguidores

    Siga @cristianowriter

    Blogs que acompanho

    • POINT RHEMA
      Nota de Falecimento - Pr. ANTÔNIO PEPELIASCOV (AD Santo André SP) - 02.08.2025
      Há 15 horas
    • Voltemos ao Evangelho
      Deus ainda condena nações inteiras hoje?
      Há um dia
    • Desafiando a Nomenklatura Científica
      Limitações termodinâmicas no surgimento natural de moléculas de cadeia longa: Implicações para a origem da vida
      Há 2 dias
    • Olhar Cristão
      População Evangélica no Censo IBGE 2022
      Há 6 dias
    • Púlpito Cristão
      Slot 5k: Official Real Money Betting, Easy to Win, No Deductions
      Há 2 semanas
    • Cristianismo Radical
      Guerra dos Donos: Universal e Assembleia de Deus já miram eleição de 2026 de olho na herança de Bolsonaro e em mais poder no Congresso
      Há 2 semanas
    • Confraria Pentecostal
      Duas Asas da Igreja: No Templo e Nas Casas
      Há 2 semanas
    • Amigo De Cristo Notícias Cristãs
      Hello world!
      Há 5 meses
    • [Blog do Ciro] ®
      A Promessa de Provisão | ​⁠Lição 11 | CPAD | EBD | ​⁠​⁠​⁠​⁠​⁠​⁠​⁠@cirozi...
      Há 7 meses
    • Eliseu Antonio Gomes
      Luciano Bacci usa nome da Record TV e Cidade Alerta para propagação de fake news?
      Há 2 anos
    • Micheline Gomes
      Vivo Y55 Schematic Diagram
      Há 3 anos
    • Renato Vargens
      Por que estudar teologia avançada?
      Há 3 anos
    • BLOG DO PR. ALTAIR GERMANO
      A Teologia do Espírito Santo nos Pais da Igreja
      Há 5 anos
    • Bereianos | Apologética Cristã Reformada
      Confessionalidade madura também se expressa através de submissão e coerência
      Há 5 anos
    • Newton Carpintero, pr. e servo
      Como poderei agradecer a Deus com a frase mais correta?
      Há 6 anos
    • Design Inteligente
      A Origem: como começou a vida na Terra (em português)
      Há 6 anos
    • CRISTIANISMO EM DIA
      HOMO LUPUS HOMINI
      Há 6 anos
    • Genizah
      A ONFALOLOGIA SISTEMÁTICA
      Há 7 anos
    • Cinco Solas
      Disjunções arminianas injustificadas
      Há 7 anos
    • O contorno da sombra
      O pastor que virou caminhoneiro crossdresser
      Há 7 anos
    • Blog do Antonio Wilmar
      O Futuro Governo Mundial
      Há 7 anos
    • Púlpito Cristão
      Atriz pornô se converte: "Deus mudou minha vida"
      Há 8 anos
    • Prossigo para o Alvo... Fp 3.14
      A NOBRE MISSÃO DE ENSINAR... E SEUS CUIDADOS.
      Há 8 anos
    • A Igreja ao Gosto do Freguês
      Pastor faz fiéis beberem óleo de motor para demonstrar "poder de Deus"
      Há 8 anos
    • Blog do Cantini
      Agradecimento II
      Há 8 anos
    • Geração que Lamba
      Mudança de Endereço
      Há 8 anos
    • Teologia Pentecostal
      A Reforma Protestante não tem dono!
      Há 8 anos
    • Blog do Pr. Marcos Serafim
      Verdades do Evangelho
      Há 9 anos
    • Marketing para a Escola Dominical
      O BIG BANG, O UNIVERSO ETERNO E O CRIACIONISMO - PARTE 7
      Há 9 anos
    • Geremias do Couto
      Porque não sou devoto de "teologia brasileira"
      Há 9 anos
    • Mestres - Teologia & Debates
      Reforma para a vida
      Há 9 anos
    • ASSEM-BEREIA DE DEUS
      AD de Pernambuco apresenta 250 diáconos do Recife e dos setores no quinto dia de sua EBO
      Há 9 anos
    • Humor Cristão
      BRIGA DE MALAFAIA COM BOECHAT
      Há 10 anos
    • A ÚNICA VERDADE DENTRO DA SUA PRÓPRIA BÍBLIA
      Onde você quer passar a eternidade???
      Há 10 anos
    • Verba volant scripta manent
      Cuidado com a idolatria
      Há 11 anos
    • Visite nosso novo endereço www.adonainews.com.br
      Rodolfo Abrantes (ex- Raimundos) fala sobre idolatria gospel na igreja Batista da Lagoinha
      Há 11 anos
    • Hermeneutica
      Há 12 anos
    • veSHAME gospel
      Teste. A sua mente está sendo controlada?
      Há 12 anos
    • Sem forma!
      Confissões, desabafo e a promessa de volta
      Há 13 anos
    • Exejegues
      IDÉIA BRILHANTE! GRANDE PROPOSTA! DE UM CASAL DA UNIVERSAL
      Há 15 anos
    • Tiago Bertulino

    Últimos Artigos

    Powered by Blogger Widgets

    Sites que me indicam

    www.e-referrer.com

    Inscreva-se

    Postagens
    Atom
    Postagens
    Comentários
    Atom
    Comentários

    Newsletter

    Informe seu endereço de email

    Delivered by FeedBurner

    Central Blogs
    Religion
    billiga flyg till london

    Divulgue este blog!

    Image Hosted by ImageShack.us

    Blogs Parceiros



    Arquivo do blog

    • ► 2013 (2)
      • ► novembro (2)
    • ► 2012 (75)
      • ► julho (9)
      • ► maio (4)
      • ► abril (6)
      • ► março (4)
      • ► fevereiro (21)
      • ► janeiro (31)
    • ► 2011 (38)
      • ► dezembro (31)
      • ► novembro (4)
      • ► setembro (1)
      • ► junho (1)
      • ► maio (1)
    • ▼ 2010 (71)
      • ▼ outubro (6)
        • Panfleto distribuído em Aparecida pede voto em que...
        • Tá chegando perto! Pesquisa mostra Dilma com 48% e...
        • 2º turno: Silas Malafaia exige de Dilma e de Serra...
        • E no segundo turno? Os quase 20 milhões de votos d...
        • As qualidades que diferenciam Marina Silva dos out...
        • Marina rebate declarações do pastor Silas Malafaia
      • ► setembro (16)
        • Vejam que incrível semelhança!
        • STF acaba de suspender julgamento de ação do PT co...
        • SOBRE O VALOR DO SOFRIMENTO
        • AS FRASES (MICOS) DE DILMA ROUSSEF
        • A TRISTE REALIDADE DAS IGREJAS-FEUDOS COM SEUS PAS...
        • ELEIÇÕES: DESCUBRA AGORA SE O SEU CANDIDATO ESTÁ E...
        • REVISTA VEJA INCLUI TRÊS EVANGÉLICOS ENTRE OS DEPU...
        • É POSSÍVEL SER CRISTÃO E PETISTA (COMUNISTA) AO ME...
        • PERAÍ JOÃO...REINO DE DEUS PRA VOCÊ É ISTO?
        • ORAÇÃO "MUDA": A NOVA MODA ENTRE OS CRENTES MODERNOS
        • MAIS UMA MÚSICA TRIUNFALISTA PARA O SUPER-CRENTE "...
        • ENSINAMENTOS ESCANDALOSOS DE JESUS: "SE ALGUÉM TE ...
        • ANTÍGONA E A POLÍTICA BRASILEIRA
      • ► agosto (9)
      • ► julho (11)
      • ► junho (5)
      • ► maio (1)
      • ► abril (4)
      • ► fevereiro (2)
      • ► janeiro (17)
    • ► 2009 (115)
      • ► dezembro (20)
      • ► novembro (1)
      • ► julho (1)
      • ► junho (23)
      • ► maio (25)
      • ► abril (30)
      • ► março (14)
      • ► janeiro (1)
    • ► 2008 (57)
      • ► dezembro (7)
      • ► novembro (21)
      • ► outubro (29)

    Link-Me

    link-me
    20 minutos
    Linkerama: Os melhores blogs da Internet estão aqui!

    © Copyright Cristiano Santana - Uma visão do mundo. Todos os Direitos Reservados. O conteúdo deste Blog pode ser divulgado livremente. Deus o abençoe!
    Desenvolvido por CrisDesignWeb

    Voltar ao Topo