Por Cristiano Santana
Sempre que leio os fatos bíblicos relacionados a Saul fico impressionado ao perceber o paralelo que existe entre esse personagem bíblico e alguns líderes evangélicos modernos. Saul parece ser um tipo perfeito dos falsos obreiros que são verdadeiros fardos para o rebanho do Senhor. Vejam abaixo as comparações:
OS FILHOS DE SAUL COSTUMAM TER UM INÍCIO APARENTEMENTE PROMISSOR
Lembremos quando Saul foi escolhido como rei em Mispá. Era alto e não havia ninguém mais belo do que ele no meio da multidão. Ela era como alguns obreiros de hoje, com uma aparência tão imponente que todos que os observam dizem que eles têm jeito de pastor. Saul também era tão tímido que se escondeu na bagagem quando foi tomado, por sorte, rei de Israel, através de Samuel. Ele também realizou o feito extraordinário de destruir Naás, rei dos amonitas. Com essa prova de liderança e coragem, todo o povo o aceitou, e foi proclamado rei em Gilgal. Haveria começo melhor para um rei: bonito, de presença marcante, humilde e bem sucedido na batalha?
É...Mas ninguém conhecia o ser perverso que habitava aquele coração. Ainda não era a hora da sua maldade aflorar. Não lembra alguns líderes de hoje? No início pareciam aqueles cachorrinhos alegres, pulando em pé, com a lingua de fora, obedientes, fazendo tudo que o seu dono mandasse. São uns doces de pessoas, tão solícitos! Tão simples! Pena que ninguém contemplou o leão dentro deles, a cobra que estava sendo criada. Saudade da época em que o Espírito Santo mostrava quem as pessoas realmente eram, antes de serem consagradas. Agora basta ter o tão sonhado "status" social, boa aparência e um canudo de faculdade. Isso é o suficiente.
OS FILHOS DE SAUL INVEJAM E DESEJAM DESTRUIR AQUELES QUE TÊM O VERDADEIRO CHAMADO DE DEUS
Quando Saul começou a demonstrar a sua incompetência como rei, Deus mandou Samuel ungir a Davi como o novo monarca, um homem segundo o Seu coração. A partir daí, incitado por sua inveja e por um espírito imundo, Saul fez de tudo para acabar com o filho de Jessé. Ele, assim como todo o Israel, sabia que havia uma unção especial sobre a vida de Davi. Por isso decidiu eliminar aquele que era um forte candidato ao trono. O que se vê, depois, é uma implacável perseguição movida por Saul: tentou fazer Davi cair às mãos dos filisteus, ao ordenar que trouxesse 100 prepúcios dos seus inimigos; planejou matar Davi; tentou encravar a Davi na parede com uma lança; perseguiu a Davi nos desertos de Maon, Eng-Gedi e Zife. Não satisfeito, Saul mandou assassinar a 85 sacerdotes de Nobe e todos os habitantes desse cidade, por terem recebido a Davi.
Não é exatamente isso que presenciamos em nossas igrejas? A liderança, com medo de ser eclipsada pela unção de um subalterno, inicia maldosamente um ação sistemática para sufocá-lo: não lhe dá oportunidade nem para orar pela oferta, sempre corrige suas mensagens, dá-lhe "broncas" na frente de toda a igreja, mantém-no como mero trabalhador, quando toda a igreja percebe que o mesmo já tem chamada para diácono, ou até mesmo para presbítero. Quem não já viu uma situação como essa dentro da casa que se chama casa de Deus? Como tamanha maldade pode habitar no coração daquele que foi chamado para pastorear? Ao invés de perseguir e lutar contra os demônios, ele sente prazer em assediar moralmente, enfim, humilhar obreiros que só querem fazer a vontade de Deus.
OS FILHOS DE SAUL COSTUMAM TER UM FIM DEPLORÁVEL
Depois de cometer tantas arbitrariedades, Saul se viu abandonado por Deus.Diz o texto bíblico: "Vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu e estremeceu muito o seu coração. Pelo que consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas." (I Samuel 28:5,6) . Em resumo, Deus cortou todos os canais de comunicação com Saul. Naquele momento de aflição o malvado rei teve como resposta o silêncio divino. Por causa disso, apelou para uma necromante e cometeu o abominavél ato de tentar consultar o morto Samuel, uma prática veementemente repudiada por Deus. O apelo de Saul à feiticeira foi inútil, pois, como se sabe, ele foi derrotado pelos Filisteus no Monte Gilboa. Suicidou-se, vergonhosamente, atirando-se sobre a sua espada.
Não são poucos os líderes evangélicos que já foram completamente abandonados por Deus. O Espírito já saiu deles há muito tempo. Deus antes falava com eles nos sonhos, através da Bíblia, em revelações e através de profetas. Visto que abandonaram a sã doutrina e o verdadeiro amor às ovelhas, o Senhor Jesus se afastou deles. Hoje se alimentam das palavras que saem da boca dos falsos profetas, verdadeiros sucedâneos da feiticeira de En-dor, os quais profetizam e falam mentiras apenas com o fim de bajular. Esses infelizes pastores vivem nas trevas, procurando outras fontes de luz na política, no poder e nas associações com movimentos heréticos. Mas essa estratégia não vai salvá-los. Eles cairão sobre a própria espada. Serão eliminados pelas suas próprias armas. Se não for agora, será no grande dia do juízo final.
Pobres filhos de Saul...
Estimado Prº Cristiano Santana
Shalom
Seu têxto retrata a triste realidade também dos nossos dias eclesiásticos.
A velha serpente não desite. Quando há bons pastores ele inflama maus coperadores para se insurgirem. Quando há bons coperadores ele usa "Sacerdócio de Eli, e homens caídos da graça" para perseguir e sufocar os Davisinhos.
Parabéns pela abordagem do tema.
Alerta: Cuidado, pode ser que algum Saul (causadores de males)interprete mau sua frase sobre os cachorrinhos. rsrsrsrsrsrs.
Obs: Na verdade conforme registrado no Apocalípse= são cães. "pesado más Deus sabe por que deixou registrado no Livro Santo"
Fraternais saudações em Cristo Jesus
José Roberto Santana. 45 Pb
Min. Ass. de Deus de Cubatão -SP
Um dos remanescentes lutando para ser achado fiel no grande dia "encontro nos ares"
Jesus prometeu. Ele cumprirá.
Caro Cristiano Santana,
A Paz do Senhor!
Texto que contém mensagem dura mas realista!
Que o Senhor tenha misericórdia de nós, e nos dê da sua graça, de tal maneira que possamos trilhar o Seu caminho.
Feliz 2010
Prezados José Roberto e pr. Carlos Roberto
Também estive pensando que existem os bons pastores. É bom deixar claro que não estou generalizando. Ainda existem homens de Deus fiéis que percebem o potencial de jovens obreiros e os estimulam a progredir na graça e no conhecimento.
Um grande abraço para vocês e um feliz 2010
Cristiano
A Paz do Senhor Jesus, irmão Cristiano. Suas palavras são exatas e descrevem em detalhes o que acontece em muitas de nossos templos. Realmente no inicio há um chamada, se tornam influentes, passam a frequentar a alta roda, ai o poder sobe à cabeça. Começam a misturar as estações, não meditam mais nas Escrituras, vivem de formulas e receitas aprendidas no inicio de suas carreiras (deu certo algumas vezes, então pensam que deve ser verdade), se algum obreiro (inferior, na mente deles é tudo questão de superioridade e unção especial) vai contra os seus ensinos particulares (mostrando conhecimento das Escrituras) este vira um inimigo perigoso e deve ser eliminado, nem que para isso seja necessário deturpar as Escrituras e interpreta-la particularmente torcendo-a ao ponto de dar nojo. Ainda expondo a vítima à igreja neste processo como se fosse um bandido e não dando direito sequer à resposta. Sei do que estou falando. Aconteceu comigo. Mesmo que depois dos fatos toda a igreja comprove os resultados que foram os mais terriveis possíveis e como se diz "o feitiço virou contra o feiticeiro" com velorios seguidos e choros. Ao que parece os crentes ficam como anestesiados, não sabem o que fazer, ficam sem direção, e continuam na mesmice como se estivessem paralizados e sem ação e sem liberdade para decidir. Ouço as palavras de Jesus ecoando "errais por não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus".
Ola, pr Cristiano, eu que diga, o que é ser ignorado propositalmente dentro da sua igreja amada. mas de lá ninguem mi tira.
Meu irmão Gilson
A experiência nos mostra que qualquer regime tirânico não prospera por muito tempo. Basta consultarmos a história. Ainda creio no fortalecimento da cultura de que todo ser humano deve ser respeitado, por mais discordantes que sejam as suas opiniões.
Um abraço
Cristiano
Caro Irmão Cristiano, que prazer em ler sua mensagem sobre os filhos de Saul que vemos hoje na atualidade. Há nas igrejas uma legião de descepcionados e outros ainda que já não mais se encontram em nosso meio devido a estes Saul's modernos, que só pensam em seu próprio prazer e se esquecem dos ensinamentos de Jesus, se esquecem que não pela aparecia, pelo vestir, pelo "diploma" de teólogo, são sepulcros caiados, belos por fora, mas podres por dentro, sem conteúdo espiritual, pensando apenas em ficar ricos com o ouro e prata deste mundo, com sour de uma humilde alma, que muitas vezes pode estar se perdendo por causa de um "pastor" ou podemos dizer de um lobo travestido de ovelha.
Que Deus tenha compaixão destas almas.
Pr. Jorge Rodrigues
Pr. Cristiano, visite meu blog, deixe um comentário ou seja um seguidor com sou do seu.
Graça e paz em Cristo Jesus
Caro Pr. Jorge Rodrigues
Ainda bem que existe a verdade bíblica de que ninguém poder impedir a obra de Deus em nossas vidas! Davi é um exemplo. Sofreu o que sofreu, mas tornou-se rei.
Um grande abraço
Cristiano
ISTO É VERDADEIRAMENTE UMA PROFECIA DADA POR DEUS A UM SERVO REMANESCENTE, COM CERTEZA!!!
QUE CONTINUES NESTA LUZ IRREFUTÁVEL DE CRISTO.
ABENÇOASTE MINHA VIDA!!!