Por Cristiano Santana
Já vi muitos pregadores contadores de estória, mas como o sr. Abílio Santana, está difícil encontrar igual. O Tom Hanks deve ter feito um cursinho com ele, antes de estrelar o filme "Forrest Gump - Contador de Estórias". O Sr. Abílio realmente tem uma mente fertilíssima. Na sua mensagem, "Lo-Debar Nunca Mais", ele acrescentou tantos detalhes curiosos ao episódio em que Davi mandar trazer Mefibosete de Lo-Debar; acrescentou tanta dramaticidade à cena, que eu acho que até Shakespeare bateria palmas para ele. Pena que tudo saiu das profundezas da mente fantasiosa desse ilustre pregador, sem nenhum embasamento bíblico ou histórico.
Aqueles que quiserem ter acesso à mensagem, já que no Youtube tem apenas um pequeno trecho, cliquem AQUI, para baixá-la em mp3. Para que vocês não percam muito tempo, aconselho que comecem a ouvi-la a partir de 30 minutos. Irei exibir, abaixo, algumas transcrições dessa mensagem, acompanhadas das devidas refutações, baseadas no texto bíblico e em comentários de várias fontes:
ORIGEM DO NOME MEFIBOSETE:
Abílio "Contador de Estórias": O nome Mefibosete significa "destruidor de vergonha". Aponta claramente para a situação vergonhosa do filho de Jônatas, que vivia de forma miserável.
Refutação Bíblica: De acordo com o Novo Dicionário da Bíblia (Edições Vida Nova), a forma original do nome Mefibosete era ou Meribba'al, talvez com o sentido de "Baal é advogado" (1 Cr 8:34; 9:40a), ou então Meriba'al com o sentido de 'herói de Baal' (1 Cr 9:40b). Na revisão luciânica da Septuaginta (exceto em 2 Sm 21:8) a forma do nome é Memfibaal, que talvez queira dizer 'aquele que despedeça a Baal' (cf. Dt 32:26). Essa forma transicional foi além disso modificada pela substituição [feita por escribas] de ba'al por bosheth, 'vergonha' (cf. Isbosete, Jerubesete em 2 Sm 11:21, e a Septuaginta, que diz 'profetas de vergonha' em lugar de 'profetas de Baal'; em 1 Rs 18:19,25) Percebe-se, claramente, pela explicação acima, a troca de Meribba'al para Mefibosete foi feita por escribas para evitar que houvesse alguma associação com o culto a Baal. Então foi feita uma substituição irônica da palavra para dar o significado de 'vergonha', pois adorar a Baal era algo vergonhoso. Nesse caso o nome de Mefibosete provavelmente significava 'destruidor de Baal'. Logo depois foi substituído para 'destruidor de vergonha'. Isso não têm relação alguma com alguma situação de pobreza ou de miséria de Mefibosete. Além disso, se Mefibosete nasceu rico, como diz o Sr. Abílio, porque lhe dariam um nome que denota vergonha? Ele não era príncipe nos primeiros cinco anos de idade?
O MOTIVO DA DEFICIÊNCIA DE MEFIBOSETE:
Abílio "Contador de Estórias": A ama de Mefibosete jogou ele no chão porque era pesado e foi embora.
Refutação Bíblica: O texto de Samuel 4:4 não mostra nenhuma intencionalidade da ama, no sentido de jogar Mefibosete no chão. A evidência mostra que foi um descuido, fruto do desespero: "Ora, Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Este era da idade de cinco anos quando chegaram de Jizreel as novas a respeito de Saul e Jônatas; pelo que sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo. O seu nome era Mefibosete."
O MOTIVO DO ANONIMATO DE MEFIBOSETE
Abílio "Contador de Estórias": Mefibosete não era reconhecido. Ele dizia: "estou aleijado mas sou príncipe. Eu brincava na charrete do meu avô, Saul". Mas ninguém acreditava nele. Ele era um zero à esquerda. Ninguém sabia que ele existia. Existia, mas não era notado.
Refutação Bíblica: Era fundamental a manutenção do anonimato de Mefibosete. O seu avô, Saul, tinha acabado de morrer e havia o risco de outros pretendentes ao trono desejarem assassinar toda a descendência do rei morto. Um desses pretendentes era Is-Bosete, seu tio. Mefibosete tinha de ser muito idiota para sair falando aos quatro ventos que era príncipe. Com certeza, ele ficou caladinho para sobreviver.
O "STATUS" SOCIAL DE MAQUIR, QUE ACOLHEU A MEFIBOSETE
Abílio "Contador de Estórias": Mefibosete dormia no chão. Mefibosete morava de favor na casa de um mendigo (Maquir). A casa de Maquir não era uma casa, era uma tapera (habitação em ruínas,povoação ou casa abandonada,lugar feio e desolado)
Refutação Bíblica: Maquir era um homem rico, de posses. Vejamos as provas:
"Israel e Absalão se acamparam na terra de Gileade.Tendo Davi chegado a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá dos filhos de Amom, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim, tomaram camas, bacias e vasilhas de barro; trigo, cevada, farinha, grão tostado, favas, lentilhas e torradas; mel, manteiga, ovelhas e queijos de vaca, e os trouxeram a Davi e ao povo que com ele estava, para comerem; pois diziam: O povo está faminto, cansado e sedento, no deserto". (2 Samuel 17:27-29).
Percebe-se que Maquir estava no meio dos homens que forneceram provisões a Davi, quando este fugia de Absalão. Subentende-se que Maquir tinha condições materiais de ajudar a Davi. Vejamos o que diz Flávio Josefo sobre essa passagem bíblica: "Depois de atravessar o Jordão, Davi foi a Maanaim, que é a mais bela e mais forte de todas as cidades dessa província. Todos os grandes do país receberam-no com extremo afeto, uns por compaixão de sua infelicidade, outros pelo respeito que o seu acúmulo de honra e glória lhes imprimiu no Espírito. Os principais eram: Sobi, príncipe de Amom, Barzilai e Maquir, da província de Gileade. Eles deram a Davi e a todos os seus tudo o que necessitavam para a sua subsistência." Josefo também diz que Maquir pegou Mefibosete para educá-lo. Pode-se dizer, assim, que Mefibosete tinha uma vida confortável em Lo-Debar. O Comentário Jamieson, Fausset and Brown corrobora esse fato: Davi soube da existência de Mefibosete e da sua vida de retiro que ele passou com importantes famílias da Canaã transjordânica. Fica mais do que evidente que Maquir não era nenhum mendigo. O próprio fato de Mefibosete ter tido uma ama comprova isso, pois os pobres não tinham esse privilégio.
A "FANTÁSTICA" ESTÓRIA DA CONDUÇÃO DE RESTAURAÇÃO DE MEFIBOSETE Essa foi a parte mais engraçada e surreal da pregação do Sr. Abílio. Ele inicia dizendo que "magnifica a Deus pela vida dos historiadores". Assim ele preparou mentalmente os ouvintes para aceitarem um "conto da carochinha" que deixaria com inveja até o próprio Monteiro Lobato. Acompanhem, resumidamente o "causo":
Leiam a estória do Sr. Abílio Forrest Gump:
Davi mandou selar um cavalo, bom de espora, bom de galope. Ziba: "Cavalo não vai adiantar não, que ele é aleijado de ambos os pés. Ele vai cair do cavalo." O historiador diz que Davi mandou buscar a charrete real. Era a charrete de Saul. Quatro éguas. Dois cocheiros. Davi mandou "tomar" Mifobete, que significa "arrancar à força" Mefibosete da casa de Maquir. Quando a charrete chegou em Lo Debar houve um espanto. A cidade parou. Não entrava nada em Lo-Debar. Nem o cão entrava em Lo-debar. Diz o historiariador que o dois cocheiros sairam e se prostraram diante de Mefibosete. Toda a cidade estava lá e quem não acreditava no aleijadinho se convenceu.
Então disse Mefibosete: "Eu sou princípe, eu nasci para vencer e ninguém acreditava." Mefibosete bate na charrete e diz: "contra fatos não há argumentos". Ele olha para Lo-debar, com lágrimas no olhos e dá um brado: " Vida desgraçada, vida catasfrófica. Lo-Debar nunca mais"
Refutação bíblica:
A única origem dessa estória parece ser mesmo a fértil mente do Sr. Abílio. Vasculhei várias obras de comentaristas bíblicos em busca dessa narrativa, mas não achei absolutamente nada: Darby, Clarke, Geneva, John Gill, Mathew Henry, Wesley, Pulpit commentary, Keil & Delitzsch. Várias bíblias de comentário: Vida Nova, Shedd, BEP, Plenitude, Aplicação Pessoal, Dake, Genebra, etc. Também não achei nada. Vasculhei a História dos Hebreus, e também nada. A única hipótese é que esse "causo" esteja em um dos livros apócrifos, o que é improvável. Além disso, seria ilegítimo, hermenêuticamente, ele usar essa literatura como fonte autoritária.
CONCLUSÃO FINAL: Eu realmente gostaria de conhecer esse historiador que tantos detalhes preciosos fornece ao Sr. Abílio! Mas, sinceramente, acho que ele não existe. Esse não é o primeiro "causo" que ouvi do Sr. Contador de Estórias. Leiam ESTE também. Até quando o povo de Deus continuará engolindo essas coisas...
Aqueles que quiserem ter acesso à mensagem, já que no Youtube tem apenas um pequeno trecho, cliquem AQUI, para baixá-la em mp3. Para que vocês não percam muito tempo, aconselho que comecem a ouvi-la a partir de 30 minutos. Irei exibir, abaixo, algumas transcrições dessa mensagem, acompanhadas das devidas refutações, baseadas no texto bíblico e em comentários de várias fontes:
ORIGEM DO NOME MEFIBOSETE:
Abílio "Contador de Estórias": O nome Mefibosete significa "destruidor de vergonha". Aponta claramente para a situação vergonhosa do filho de Jônatas, que vivia de forma miserável.
Refutação Bíblica: De acordo com o Novo Dicionário da Bíblia (Edições Vida Nova), a forma original do nome Mefibosete era ou Meribba'al, talvez com o sentido de "Baal é advogado" (1 Cr 8:34; 9:40a), ou então Meriba'al com o sentido de 'herói de Baal' (1 Cr 9:40b). Na revisão luciânica da Septuaginta (exceto em 2 Sm 21:8) a forma do nome é Memfibaal, que talvez queira dizer 'aquele que despedeça a Baal' (cf. Dt 32:26). Essa forma transicional foi além disso modificada pela substituição [feita por escribas] de ba'al por bosheth, 'vergonha' (cf. Isbosete, Jerubesete em 2 Sm 11:21, e a Septuaginta, que diz 'profetas de vergonha' em lugar de 'profetas de Baal'; em 1 Rs 18:19,25) Percebe-se, claramente, pela explicação acima, a troca de Meribba'al para Mefibosete foi feita por escribas para evitar que houvesse alguma associação com o culto a Baal. Então foi feita uma substituição irônica da palavra para dar o significado de 'vergonha', pois adorar a Baal era algo vergonhoso. Nesse caso o nome de Mefibosete provavelmente significava 'destruidor de Baal'. Logo depois foi substituído para 'destruidor de vergonha'. Isso não têm relação alguma com alguma situação de pobreza ou de miséria de Mefibosete. Além disso, se Mefibosete nasceu rico, como diz o Sr. Abílio, porque lhe dariam um nome que denota vergonha? Ele não era príncipe nos primeiros cinco anos de idade?
O MOTIVO DA DEFICIÊNCIA DE MEFIBOSETE:
Abílio "Contador de Estórias": A ama de Mefibosete jogou ele no chão porque era pesado e foi embora.
Refutação Bíblica: O texto de Samuel 4:4 não mostra nenhuma intencionalidade da ama, no sentido de jogar Mefibosete no chão. A evidência mostra que foi um descuido, fruto do desespero: "Ora, Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Este era da idade de cinco anos quando chegaram de Jizreel as novas a respeito de Saul e Jônatas; pelo que sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo. O seu nome era Mefibosete."
O MOTIVO DO ANONIMATO DE MEFIBOSETE
Abílio "Contador de Estórias": Mefibosete não era reconhecido. Ele dizia: "estou aleijado mas sou príncipe. Eu brincava na charrete do meu avô, Saul". Mas ninguém acreditava nele. Ele era um zero à esquerda. Ninguém sabia que ele existia. Existia, mas não era notado.
Refutação Bíblica: Era fundamental a manutenção do anonimato de Mefibosete. O seu avô, Saul, tinha acabado de morrer e havia o risco de outros pretendentes ao trono desejarem assassinar toda a descendência do rei morto. Um desses pretendentes era Is-Bosete, seu tio. Mefibosete tinha de ser muito idiota para sair falando aos quatro ventos que era príncipe. Com certeza, ele ficou caladinho para sobreviver.
O "STATUS" SOCIAL DE MAQUIR, QUE ACOLHEU A MEFIBOSETE
Abílio "Contador de Estórias": Mefibosete dormia no chão. Mefibosete morava de favor na casa de um mendigo (Maquir). A casa de Maquir não era uma casa, era uma tapera (habitação em ruínas,povoação ou casa abandonada,lugar feio e desolado)
Refutação Bíblica: Maquir era um homem rico, de posses. Vejamos as provas:
"Israel e Absalão se acamparam na terra de Gileade.Tendo Davi chegado a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá dos filhos de Amom, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim, tomaram camas, bacias e vasilhas de barro; trigo, cevada, farinha, grão tostado, favas, lentilhas e torradas; mel, manteiga, ovelhas e queijos de vaca, e os trouxeram a Davi e ao povo que com ele estava, para comerem; pois diziam: O povo está faminto, cansado e sedento, no deserto". (2 Samuel 17:27-29).
Percebe-se que Maquir estava no meio dos homens que forneceram provisões a Davi, quando este fugia de Absalão. Subentende-se que Maquir tinha condições materiais de ajudar a Davi. Vejamos o que diz Flávio Josefo sobre essa passagem bíblica: "Depois de atravessar o Jordão, Davi foi a Maanaim, que é a mais bela e mais forte de todas as cidades dessa província. Todos os grandes do país receberam-no com extremo afeto, uns por compaixão de sua infelicidade, outros pelo respeito que o seu acúmulo de honra e glória lhes imprimiu no Espírito. Os principais eram: Sobi, príncipe de Amom, Barzilai e Maquir, da província de Gileade. Eles deram a Davi e a todos os seus tudo o que necessitavam para a sua subsistência." Josefo também diz que Maquir pegou Mefibosete para educá-lo. Pode-se dizer, assim, que Mefibosete tinha uma vida confortável em Lo-Debar. O Comentário Jamieson, Fausset and Brown corrobora esse fato: Davi soube da existência de Mefibosete e da sua vida de retiro que ele passou com importantes famílias da Canaã transjordânica. Fica mais do que evidente que Maquir não era nenhum mendigo. O próprio fato de Mefibosete ter tido uma ama comprova isso, pois os pobres não tinham esse privilégio.
A "FANTÁSTICA" ESTÓRIA DA CONDUÇÃO DE RESTAURAÇÃO DE MEFIBOSETE Essa foi a parte mais engraçada e surreal da pregação do Sr. Abílio. Ele inicia dizendo que "magnifica a Deus pela vida dos historiadores". Assim ele preparou mentalmente os ouvintes para aceitarem um "conto da carochinha" que deixaria com inveja até o próprio Monteiro Lobato. Acompanhem, resumidamente o "causo":
Leiam a estória do Sr. Abílio Forrest Gump:
Davi mandou selar um cavalo, bom de espora, bom de galope. Ziba: "Cavalo não vai adiantar não, que ele é aleijado de ambos os pés. Ele vai cair do cavalo." O historiador diz que Davi mandou buscar a charrete real. Era a charrete de Saul. Quatro éguas. Dois cocheiros. Davi mandou "tomar" Mifobete, que significa "arrancar à força" Mefibosete da casa de Maquir. Quando a charrete chegou em Lo Debar houve um espanto. A cidade parou. Não entrava nada em Lo-Debar. Nem o cão entrava em Lo-debar. Diz o historiariador que o dois cocheiros sairam e se prostraram diante de Mefibosete. Toda a cidade estava lá e quem não acreditava no aleijadinho se convenceu.
Então disse Mefibosete: "Eu sou princípe, eu nasci para vencer e ninguém acreditava." Mefibosete bate na charrete e diz: "contra fatos não há argumentos". Ele olha para Lo-debar, com lágrimas no olhos e dá um brado: " Vida desgraçada, vida catasfrófica. Lo-Debar nunca mais"
Refutação bíblica:
A única origem dessa estória parece ser mesmo a fértil mente do Sr. Abílio. Vasculhei várias obras de comentaristas bíblicos em busca dessa narrativa, mas não achei absolutamente nada: Darby, Clarke, Geneva, John Gill, Mathew Henry, Wesley, Pulpit commentary, Keil & Delitzsch. Várias bíblias de comentário: Vida Nova, Shedd, BEP, Plenitude, Aplicação Pessoal, Dake, Genebra, etc. Também não achei nada. Vasculhei a História dos Hebreus, e também nada. A única hipótese é que esse "causo" esteja em um dos livros apócrifos, o que é improvável. Além disso, seria ilegítimo, hermenêuticamente, ele usar essa literatura como fonte autoritária.
CONCLUSÃO FINAL: Eu realmente gostaria de conhecer esse historiador que tantos detalhes preciosos fornece ao Sr. Abílio! Mas, sinceramente, acho que ele não existe. Esse não é o primeiro "causo" que ouvi do Sr. Contador de Estórias. Leiam ESTE também. Até quando o povo de Deus continuará engolindo essas coisas...
Meu querido irmão Parabéns que vem fazendo na obra de Deus. Deus precisa de homem com o senhor. Estás convidado para (Rebloce) http://rebloce.ning.com/
Eu acho que vocês não passam de um bando de vendilhões da palavra de Deus, vocês perdem tempo tentando destruir uns aos outros, enquanto muitos estão morrendo por ai sem conhecer Jesus. Preguem a palavra de Deus, mostre para a multidão o caminho, a porta e a vida, que é Jesus Cristo. E deixem de criarem notas criticando o seu próximo, seus hipócritas, Jesus nos deu a maior lição de vida para nós, Ele disse para que primeiro tire a trave que está nos nossos olhos, para depois tirar o cisco do olho do nosso irmão.
anonimo ? ei macho ta lendo a biblia de cabeça pra baixo ? ja leu as epistolas gerais e pastorais sao totalmente criticas!
Eu gostei do seu trabalho, só lamento a verdadeira intenção que se esconde por trás dessas palavras, você não precisa disso, é inteligente, esforçado,e pode exercer seu ministério sem envergonhar o de ninguém. eu concordo que o citado exagerou na sua interpretação,mas então vamos orar e fazer algo. Se eu sei fazer e não faço abro espaço para quem não sabe, e aí eu não posso reclamar e sim me envergonhar porque não fiz.
mas no fundo acho que você quis mostra o seu zelo pela palavra de Deus. vou te adicionar no face pois vejo que tem conteúdo e posso aprender muito com você. Deus abençoe.
OI, EU LI SEUS COMENTARIO E NAO ENTENDI NADA O PORQUE DE TABTAS CRITICAS, POIS ENQUANTO VC FICA PREUCUPADO COM OSO OUTROS NAO CONSEGUE FAZER SUA PARTE, QUE SAIA DO SEU CAMINHO O ESPIRITO QUE PERTUBOU CAIM, POIS ELE FICOU PREUCUPADO COM A ADORAÇÃO DE ABEL Q ELE MESMO NAO PRESTOU SEU CULTO!!!!!!!!
ola a biblia nos relata em primeiras cronicas cp16.v.22 não toqueis nos meus ungido e no meus profetas não vasais mal cuidado abilio santana é homem di deus vamos orar amem jesus te ama e não quer que nenhu de seus filhos si perca fuiiiiiiiiiiiiiiii fica com deus a todos
DE TUDO QUE FOI FALADO VAI OS MEUS PARABÉNS PARA MEU IRMÃO EM CRISTO JESUS QUE FEZ O COMENTÁRIO ABAIXO :
Anônimo
on 25 de agosto de 2011 17:55
Eu acho que vocês não passam de um bando de vendilhões da palavra de Deus, vocês perdem tempo tentando destruir uns aos outros, enquanto muitos estão morrendo por ai sem conhecer Jesus. Preguem a palavra de Deus, mostre para a multidão o caminho, a porta e a vida, que é Jesus Cristo. E deixem de criarem notas criticando o seu próximo, seus hipócritas, Jesus nos deu a maior lição de vida para nós, Ele disse para que primeiro tire a trave que está nos nossos olhos, para depois tirar o cisco do olho do nosso irmão.
idiota deixa o homem pregar a palavra, se eh dessa forma eh pq eh asim q Deus usa ele, com esse seu 'senso crítico', vc vai direitinho para o inferno.
esse papinho de não tocar no ungido de DEUS, já deu.. olha os ungidos ai ( pastor metralhadora, pastor da agua benta de 100 reais, pastor do sal grosso, pastor da biblia de 1000 reais, pastor das maldições hereditárias, me poupem, não seria mais sensato fazer as pessoas abrir os olhos?
falar pra seguir a cristo é facíl. o duro é essa pessoa saber se não está seguindo uma seita ,tipo testemunhas de jeová, e prá tirar ela de lá depois ? conheços pessoas sinceras que são idolatras e que seguem seitas...
ola!pazz irmaos vcs estao muitos alterados,jesus nos ama e pra ke no´s vamos ficar alimentando o inimigo com coisas insignificantes criticando um ao outro,olha DEUS deu mentis diferentes ousadias diferentes e algo diferenti pra cada ser, vou lhe dizer ,tenha certeza k todas os irmaos k ouvirao a mensagem(historia)sairao idficados no espirito de DEUS ,e vou dizer quanto mais criticam este(s) cervo(s)de DEUS ,mais DEUS levanta na terra pra fazer sua vontade,olha vou dar um conselhos aos criticos ,continuem criticando ,falando mal,(alegrando o inimigo)porq o nosso DEUS nos deu uma rocha de alicerse eterno k e´seu filho JESUS ,ha nosso AMADO pastor ABILIO SANTANA baiano doido por JESUS ,arretado na fe,varao valoroso,com uma mente brilante k a JESUS (rocha)lhe deu ,este dai mesmo ele esta edficado na rocha ,e kem e´o debyloid pra esmurrar ou dar socos na rocha,mi diz kem? kem ,olha se vc esta querendo se aparecer amarra uma melancia no pescoço e sai no centro das capitais do brasil,mas ti dou um conselho num vai na bahia naum k os bahianos sao bom na pexeira e eles amam bola d,aguakkkkkkkkkkk xau pazzzzz ass MARCOS FERNANDES DA SILVA I.E.P. VITORIA DE CRISTO BIRIGUI SP
entendo perfeitamente a visão do companheiro ai. Realmente o pr Abílio viaja bastante. Mas por outro lado respeito o fato de ele viajar pois os pentecostais sempre viajam bastante e se ele nao ferir a essência do evangelho nao vejo problema nenhum. E quanto ao companheiro seja mais sutil e terá o respeito de todos. Mas se for tao agressivo vai deixar transparecer sua ira pessoal. Paz
EU ACHO QUE A INVEJA NAO PROCEDE DE DEUS EM VEZ DE PROCURAR ERRO NO SEU IRMAO TIRA A TRAVA DO SEUS OLHOS PARA ENXERGAR O SEUS QUE PELO VISTO SAO MUITOS AMEM! DIACONO ELIAS G. MAGNO SP GUARULHOS
Obrigado Irmão,
Foi muito esclarecedor em relação as heresias que alguns pastores cometem quando pregam sobre Mefibosete, 2Samuel 9
Como pretendo pregar sobre esse capítulo em minha igreja, estou pesquisando tanto o significado real do nome de MEFIBOSETE, como LO-DEBAR e MAQUIR filho de Amiel, para que eu tenha total segurança do que vou falar. Muito obrigada! Deus te abençoe continuamente. Irmã Roberta.
porque você não vai procurar o que fazer e deixa de falar da vida dos outros;por exemplo,catar coquinho
"Cristiano Santana Uma Visao Mundo
Servo de Deus e amante da boa leitura. Apaixonado por Teologia, Filosofia, Psicologia, Ciências e fatos gerais do universo cristão. Neste humilde espaço compartilho de minha visão sobre o mundo e assuntos relacionados à vida espiritual. Fique à vontade para concordar ou discordar de minhas colocações, afinal, você é livre! Aguardo seus comentários! "
Só não vê ele relata que está em oração.
Deus está precisando é de homens de unção irmão e não de pessoas que perssigam aos demais irmãos.
Ore pelo Pastor Abílio e os demais que estão empenhado em fazer a obra de DEUS.
So lhe digo uma coisa seu assassino de profeta, Deus que é Deus não envergonha ninguém quanto mais tu que es pó, vai te converte, por isso que tu estas no anonimato por que não tem humildade, pois você fique sabendo que representa o povo de Deus, a família Brasileira la no senado, e não você; Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
(Romanos 14:4 - ACF)
o homen mais perfeito do mundo sabe quem foi pessoal cristiano santana
homen mais perfeito do mundo primeiro jesus segundo cristiano santana
bye
Pertinentes os comentários entretanto acho desnecessário assumir a posição de juiz em relação à ministração do pregador Abílio Santana. Acredito que Deus deva julgar esta questão posteriormente numa conversa "olho no olho" que está por chegar. Abílio tem uma forma diferente, poderia ir um pouco além e dizer "transloucada" muitas vezes, mas acho que faz parte da sua própria estrutura hermenêutica. Quem somos nós para dizer que ele não se enganou, ou que não pesquisou ou que está convencido de tais histórias fantasiosas. Como já disse, entendo que cabe a Deus julgar tais situações e a nós pregar o evangelho e promover comunhão ao invés de divisão. Enquanto os pastores se degladiam criticando uns aos outros, outras religiões crescem nas rebarbas aproveitando esse clima tenso entre os líderes evangélicos no Brasil.
É muito bom ser um apologético mas eresia se combate com a pregação da palavra ela vai manifestar a verdadeira pregação e todos vão entender quem na verdade prega o puro evangelho!
ótimo estudo, mano, tenha coragem, siga, denuncie as heresias, porque as pessoas não conhecem, e não buscam conhecimento, por isso são facilmente enganados.
as pessoas preferem acreditar em estorias que massageiam o ego e em promessas de bençãos, repare na maioria dos comentarios acima, e verá que o que a bíblia diz é o avesso do que eles observam, enfim, se Jesus viesse a terra hoje, com certeza não o reconheceriam.
enfim, parabéns mano, e tem gente aí em cima achando que que possui a chancela de Deus para falar o que pode ou o que não pode em relação as escrituras baseada no que convém a eles. fiquem com DEUS.
Meus parabéns irmão,você é um vaso de Deus e que Deus ti ajude,pois na igreja esta como no mundo ,não podemos tocar em celebridades ,principalmente para aqueles que sonham com a mídia e este evangelho fajuto que andam inventando por aí,apóstolo Paulo sofreu o mesmo,não vou falar nem do nosso mestre Jesus,então deixa Deus ti usar ,mas com prudência e ensina a verdade com educação no espírito ,fica na paz .
Melhora o desing desse site... horrivel de visualizar
não li todo o texto, a pagina não oferece condições suficientes de acessibilidade ao leitor:
põe o texto praticamente da mesma cor da pagina.
caro blogueiro, pessoas com dificuldades na visão não conseguem assimilar textos e fundo com cores parecidas.
grato
Cristo nunca criticou ninguém irmão??? Crítica não é pecado. Os mestres de Ef 4.10 não podem corrigir erro doutrinário????
Cristo nunca criticou ninguém irmão??? Crítica não é pecado. Os mestres de Ef 4.10 não podem corrigir erro doutrinário????
Cristo nunca criticou ninguém????? Criticar é pecado????? Jr 23 ele arrebenta contra líderes religiosos de Israel.os mestres de Ef 4.10 não podem combater erro doutrinário??
Cristo nunca criticou ninguém irmão??? Crítica não é pecado. Os mestres de Ef 4.10 não podem corrigir erro doutrinário????
Cristo nunca criticou ninguém irmão??? Crítica não é pecado. Os mestres de Ef 4.10 não podem corrigir erro doutrinário????
Esclarecer a palavra é de excelencia, mas melhor ainda é fazer com amor e zelo. Sem precisar atacar ninguém.
Que Deus continue abençoando a todos, muitas pessoas idolatram pregadores, e o comentário sobre a mensagem do Pr Abílio foi uma demonstração de que todos nós somos falhos. Mas aprendemos também que devemos estudar mais a Bíblia ,pois , o próprio Jesus diz que erramos por falta de conhecimento. Temos que tomar cuidado pois não podemos acrescentar nem tirar segundo o que está escrito em apocalipse. Mas no geral ,temos que ter humildade de reconhecer erros, e tomar cuidado com a intenção que fazemos as críticas, acredito que a crítica do nosso amado irmão foi construtiva.Deus abençoe a todos!!!
Que Deus continue abençoando a todos, muitas pessoas idolatram pregadores, e o comentário sobre a mensagem do Pr Abílio foi uma demonstração de que todos nós somos falhos. Mas aprendemos também que devemos estudar mais a Bíblia ,pois , o próprio Jesus diz que erramos por falta de conhecimento. Temos que tomar cuidado pois não podemos acrescentar nem tirar segundo o que está escrito em apocalipse. Mas no geral ,temos que ter humildade de reconhecer erros, e tomar cuidado com a intenção que fazemos as críticas, acredito que a crítica do nosso amado irmão foi construtiva.Deus abençoe a todos!!!