Por Cristiano Santana
A partir de hoje estarei apresentado breves "reviews", isto é, avaliações das diversas bíblias eletrônicas existentes no mercado. As bíblias eletrônicas são softwares que dispõem de inúmeras versões da Bíblia e que possuem incríveis recursos de análise: referências cruzadas, comentários, léxicos, versículos paralelos, gramática, etc.
BibleWorks
O BibleWorks é meu software preferido para efetuar análises léxico-gramaticais da Palavra de Deus.
Interface
Pode-se perceber pela interface que é possível posicionar, em paralelo, diversas perspectivas de análise. Podemos colocar, lado a lado, por exemplo, a ferramenta de busca, a janela de comparação de versões, a janela de análise léxico-gramatical e outra de comentários bíblicos. Quando posicionamos o mouse num versículo bíblico da segunda janela as referências na última janela da direita mudam automaticamente. Sensacional esse recurso!
Search Window (Janela de busca)
É impressionante a quantidade de formas de pesquisa: Por livro, por capítulo. Uma ou mais palavras, juntas ou separadas, por frase, por versículo completo; pasmem, até parte de uma palavra! Você pode até mesmo filtrar por tipo de palavra: advérbio, conjunção, adjetivo, preposição, etc.
Browse Window (Janela de Navegação)
Nesta janela é possível utilizar diversas versões da Bíblia ao mesmo tempo, na língua que quisermos. Esse recurso é muito bom para fins de comparação. Acima, por exemplo, foram utilizadas as seguintes versões: King James, Nova Versão Internacional, Hebreu Transliterado e Hebreu do Novo Testamento BHS. São disponibilizadas quase uma centena de versões diferentes, inclusive na língua portuguesa.
Analysis Window (Janela de Análise)
É impressionante a quantidade de recursos que essa janela apresenta: gramática e léxicos na língua grega e hebraica, comentários, referências, etc. O usuário pode personalizar o seu kit de análise. Um vez feito isso, você ficará surpreso ao perceber que o conteúdo da janela de análise muda dinamicamente, de acordo com a posição do mouse no versículo da janela de navegação (Browse Window).
Existem muitos outros recursos, além desses.
Para maiores informações acesse aqui o site do fabricante.
Na próxima postagem falarei de outro produto.
Postar um comentário