OS ABSURDOS BÍBLICOS E TEOLÓGICOS DO LIVRO "A LEI DO RECONHECIMENTO" DE MIKE MURDOCK, PUBLICADO POR SEU AMIGO, SILAS MALAFAIA (PARTE 3)
Por Cristiano Santana
CAPÍTULO 5 - A LEI DO RECONHECIMENTO DE UM PROTEGIDO ESPIRITUAL
Afirmação de Murdock: O discípulo excepcional semeia alegremente as sementes de apreciação de volta para a vida do orientador.
Refutação: O autor argumenta que, assim como a rainha de Sabá deu 4 milhões de dólares a Salomão, também devemos honrar o nosso orientador com dinheiro. Ora, o próprio exemplo de Paulo demonstra como é delicada essa questão de recompensar financeiramente alguém por seu papel de orientador. O apóstolo, para não ser acusado de mercenário, dificilmente aceitava ofertas das igrejas, isso para não dar ocasião aos seus acusadores. A aceitação da oferta dos irmãos de Filipos figura como exceção, já que Paulo trabalhava para o próprio sustento. É certo que está escrito "Não atarás a boca ao boi que debulha". Mas também está escrito: "De graça recebestes, de graça dai". Há muitos supostos orientadores que vendem seus conselhos a peso de ouro.
Afirmação de Murdock: O discípulo excepcional recebe, no final, o manto do orientador.
Refutação: O que é isso? Sucessão real? Sucessão apostólica? Isso é totalmente estranho ao Novo Testamento. Ademais, ninguém deve seguir um orientador apoiando-se nessa falsa promessa de que, no final, receberá o "manto sucessório". A igreja é do Senhor Jesus Cristo e ele exalta a quem quiser. Por mais que sejamos fiéis a algum líder, às vezes a vontade de Deus é que o seu sucessor seja outra pessoa. Por acaso Saul foi algum orientador para Davi? Davi estava sempre perto de Saul em busca de conselhos? Apesar disso, Deus elevou a Davi como rei de Israel. Infelizmente, hoje em dia, muitos só recebem o manto do orientador depois de se formarem na faculdade de "puxa-saquismo"
Afirmação: O discípulo excepcional mudará sua programação para ficar mais tempo na presença do seu orientador.
Refutação: Murdock dá como exemplo o fato de Paulo ter ido à Jerusalém para conhecer a Pedro pessoalmente. Ridídulo!! Isso faz de Pedro um orientador de Paulo? Sabemos que Paulo era completamente independente. Essa visita a Pedro ocorreu depois de muitos anos!! Será que Murdock esqueceu que Paulo disse que não tinha recebido o seu evangelho de homem algum? Será que ele esqueceu que Paulo repreendeu a Pedro publicamente? Quem tem coragem de repreender o seu orientador assim??
Afirmação: Quando o conselho do orientador é rejeitado, Deus corrigirá o discípulo por meio de experiências dolorosas.
Refutação: Em nenhuma parte do Novo Testamento existe esse ensinamento ridículo de que devemos nos render incondicionalmente aos conselhos de um orientador. Essa é uma idéia medieva, repressiva e retrógrada. O cristão é um ser livre, e tem o direito de avaliar qualquer conselho pelo crivo da Palavra de Deus. Além disso a Bíblia defende o sacerdócio universal do crentes, através do qual qualquer servo de Deus tem amplo acesso a Deus para fazer suas orações e pedir a orientação do Espírito Santo. O orientador também é um ser humano sujeito a falhas, portanto capaz de dar orientações erradas. O orientador não é onisciente. Alguém conhece algúm orientador que nunca erre em seus conselhos?
CAPÍTULO 6 - RECONHECIMENTO DO PARCEIRO QUE DEUS APROVOU PARA VOCÊ - SEM TRECHOS DE HERESIA PERIGOSA
CAPÍTULO 7 - RECONHECIMENTO DE UM MOMENTO DE FÉ EXCEPCIONAL
Afirmação: Mike Murdock diz que "semeou" 8.500 doláres, sendo que a recompensa divina foi uma renda vitalícia.
Refutação: É triste perceber que o amigo do Silas gastou praticamente todo um capitulo para influenciar o leitor a crer que semear bastante dinheiro na obra de Deus é a demonstração de fé por excelência. Tem o disparate de dizer que "a pequena semente lançada durante uma crise produz uma colheita muito maior que a semente generosa lançada em tempos de bonança". Qual é o pai de família que dará o único dinheiro que tem à igreja no momento em que o seu filho jaz terrivelmente doente precisando de remédios. Mike Murdock semearia nesse momento de crise? Jesus disse "misericórdia quero e não sacrifícios".
CAPÍTULO 8 - RECONHECIMENTO DE SUA FONTE DOMINANTE DE FAVOR - SEM TRECHOS DE HERESIA PERIGOSA
continua...
A Paz do Senhor
Cristiano Santana
Boa Noite
tenho uma pergunta a lhe fazer o que vc tem a dizer do Bispo Edir Macedo da IURD. ja que com tanta elouquencia falou de outros pregadores da palavra de Deus sendo que o Próprio livro aonde se encontram as Sagradas Escrituras que vc fala, nos ensina que nao devemos Julgar estes homens sendo que nos seus relatos vc fala do Rei Davi e do rei Saul sendo, Que o maior ensinamento do Rei Davi foi não toque num Ungido de Deus, sendo que este meu Comentário nao é para entrar en discursão mais apenas para lembrar que não temos o direito de falar dos ungidos de Deus pois ele mesmo nos Fala que dos ungidos dele ele mesmo cuida. Sendo vc um Presbitero nao deveria prestar mais atenção nas próprias escrituras a que vc aqui se refere. Que Deus lhe abencoe.
Não estou defendendo a um nem a outro e sim tentando lhe mostrar que devemos fazer nossa parte pois certamente Deus nao precisa de mim nem de vc para para estarmos aqui discutindo nem colocando mais duvida na cabeça das pessoa que ainda não conhecem a palavra de Deus vamos nos Ater a ensinar a palavra e fazer nossa parte. A igreja e de Deus, a obra e de Deus tenha certeza de que ele tem o controle de tudo. e se vc não Acredita nisso tenha cuidado,
Certaqmente sei que vc acredita EM DEUS.
Que Deus venha derramar bençãos
sem medidas na sua Vida
Pr. J. P. Sousa
Prezado irmão Cristiano,
muito bom seu texto. Esclarecedor e contundente. Pena que você teve de ler coisas como essas do Murdok. Pensando sobre suas colocações você fez muito bem o trabalho de um apologista e fez sua parte denunciando esse mercado gospel que vem corrompendo a mensagem, imagem e vida da igreja. Malafáia traz tais pessoas ao Brasil porque lhe rende muito dinheiro. Continue nessa empreitada porque a igreja precisa de batalhadores pela fé. Com certeza seu texto esclarecerá muitas pessoas que foram cooptadas pela teologia da prosperidade.
Um abraço
em Cristo
Ao PR J P Sousa,
Apesar de não conhecer o Presbítero Cristiano pessoalmente, dou fé, pelos seus escritos, de que possui bom conhecimento da Palavra.
Creio que o Sr Pr se equivoca ao afirmar que o Presbítero Cristiano julgou o Pr Mike Murdock. O que está em questão aqui não é Mike Murdock, mas sim a doutrina que ele prega (que seria redundante de minha parte dizer que está biblicamente equivocada). Quanto a isto, temos não só o direito como a "incumbência" de julgar (At 17:11).
O Sr na condição de Pastor, sobretudo, deveria exercer o julgamento não do indivíduo, mas da doutrina que o tal traz consigo. Digo isto, não eu, mas a Palavra, a qual, transcrevo aqui:"Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo." (I Co 5:12,13) e ainda mais "E falem dois ou três profetas, e os outros julguem" (I Co 14:29).
No amor de Deus, Wagner.
Ops!
Só agora vi que o Presbítero Cristiano já havia postado uma resposta.
Grande abraço a todos.
No amor de Deus, Wagner.