
O bispo da Igreja Universal Edir Macedo afirmou em uma palestra que algumas esposas de pastoras são como umas pestes ou piolhos. (1) Segundo Macedo uma das razões do fracasso do pastor é a esposa com que casou, e que algumas delas só servem para serem mulheres.
Caro leitor, na minha opinião o conceito que este senhor tem da esposa do pastor é um dos mais absurdos que já ouvi em toda a minha vida.
Pois é, na minha caminhada cristã, tenho visto um número significativo de esposas de pastores, marcadas negativamente pela igreja. Na verdade, basta olharmos para os nossos arraiais evangélicos que perceberemos uma quantidade de mulheres de Deus, feridas e adoecidas emocionalmente em virtude da pressão do ministério pastoral do marido.
É muito comum em nossas comunidades cobrarmos das esposas de nossos pastores, atitudes e comportamentos perfeitos. Na verdade, para muitos é absolutamente natural, exigir de nossas irmãs, aquilo que comumente exigimos de nossos pastores. E é pensando assim, que boa parte do povo de Deus estabeleceu em nome da pseudo-espiritualidade, que as esposas de pastores, devam estar presentes no maior número de reuniões possíveis. Para tais pessoas, a mulher do pastor tem que ser apta a coordenar ao mesmo tempo crianças, ministério de louvor, além obviamente de sociedades femininas. Isto sem falar, que a educação dada aos filhos deve ser perfeita, ilibada; e que a sua postura e comportamento devem ser irrepreensíveis, culminando assim com o sorriso constante de alguém que não experimenta crises e problemas. Para piorar a situação, muitas igrejas têm vivido debaixo da tirania da imposição, onde todas as mulheres de pastores eminentemente devem ser ordenadas pastoras.
Queridos, cobrar das nossas irmãs, esposas de pastores, aquilo que Deus não lhes chamou para fazerem ou executarem é no mínimo perverso. É importante que entendamos que muitas delas foram chamadas por Deus, para exercerem um ministério cristão, no entanto, torna-se imprescindível que também entendamos que as mulheres, não foram por Deus chamadas para exercerem o ministério pastoral. Ora, o simples fato de exigirmos com que tais irmãs exerçam aquilo pelo qual não foram chamadas contribui significativamente para o seu adoecimento.
É de fundamental importância que compreendamos que a missão de ser auxiliadora do marido por si só já é dificílima. Isto sem contar o fato de que a esposa do pastor ainda carrega no bojo da vida a sublime missão de ser mulher, profissional, mãe e esposa!
Porque então colocar sobre nossas irmãs um peso que o Senhor não colocou?Minha oração é que o nosso Deus nos ensine a sermos equilibrados, bem como possuirmos bom senso, até porque, tais atributos tornam-se indispensáveis a uma comunidade rica e saudável.
Pense nisso!
Fonte: Renato Vargens
ptz
sei que preciso amar as pessoas como cristão
mas amar esse senhor, para mim é um desafio
Caro Cristiano Santana,
Graça e paz!
Sem entrar no mérito do "pensador" em questão, quero apenas registrar que, se cada esposa de pastor, for uma boa mulher, mãe e esposa, já é uma virtude excepcional, pois, por mais que faça e se dedique, um pastor de verdade, ao atender suficientemente o rebanho, dificilmente consegue alcançar excelência em todos os quesitos familiares, nesse caso, a esposa sempre fica mais sobrecaregada que qualquer outra esposa.
Intercedamos pela difícil missão de ser esposa de pastor.
Parabéns pela postagem!
Pr. Carlos Roberto
Prezado Pr. Carlos Roberto
Louvo a Deus pela esposa que tenho, uma mulher de Deus, um presente dado pela Senhor. Eu não teria chegado aqui sem ela e reconheço que o apoio dela será sempre fundamental na minha carreira eclesiástica.
Um grande abraço
Cristiano
A paz do Senhor! Concordo com você, na igreja em que faço parte a esposa do meu pastor esta sofrendo grande pressão com isso, chegando ao ponto de ser agredida verbal mente e fisicamente por alguns membros da igreja. Devemos ter em mente que Deus chamou o homem para pastorear a igreja e sua esposa não é vice pastor e sim sua auxiliadora em tudo na sua vida e não somente no seu ministério. Desde já peço as vossas orações pela esposa do meu pastor, não posso dizer seu nome,por questão ética, mas deus Ouvirá quando vocês orarem pela esposa do pastor da irmã Lêda. Que Deus continue vos abençoando.
Sou esposa de Pastor,e incrível,como este comentário se enquadra perfeitamente na minha vida!Nós,esposas de pastores,sofremos,por termos que dividir nossos esposos com as atividades da igreja,e muitas vezes somos colocadas em segundo plano por causa da obra,fazemos de tudo para agradar a todos e ainda assim,o que fazemos é considerado pouco e insatisfatório,o que as pessoas esquecem é que não somos escravas da igreja,porém ajudadora daquele que foi chamado!