
Por Cristiano Santana
Marco Feliciano já colocou em prática o seu mais ardiloso plano: ele está fabricando clones, cópias fiéis de sua pessoa para dominar as igrejas evangélicas. Pude comprovar esse rumor ontem em minha igreja.
Ao chegar à casa do Senhor, ajoelhei-me tranquilamente e orei agradecendo a Deus por mais uma oportunidade de estar em sua casa adorando-o. Quando fui sentar deparei-me com o pregador que tinha sido convidado. Ele tinha cabelos mais ou menos compridos, um anel de grau na mão, vestia um terno preto e por baixo um casaco da mesma cor, no lugar da camisa com gravata. Logo imaginei: "lembra bastante o Marco Feliciano". Mas não dei muita atenção.
Quando ele assumiu o púlpito tomei um choque ao ouvir as suas primeiras palavras, num berro estridente: "Te prepara que hoje a tampa da chaleira vai voar". Estarrecido preparei-me para o pior.
Acompanhei, ao longo daqueles difíceis minutos a perfomance desse clone do Marco Feliciano. Ele imitou o célebre pregador com perfeição, na entonação da voz, na alternância entre voz pausada e acelerada, na gesticulação, etc.
Ele usou de vários bordões e estratégias:
"Levanta o dedo profeta"
"Crente tem de cuspir fogo"
"Se você crê nisso levanta a mão"
"Se você ficar de boca fechada vai voltar mais vazio"
"Enche, enche, enche..."
"Quem quer se cheio?"
O problema é que os crentes da minha congregação não reagem a qualquer tipo de pregação. Eu mesmo, quando prego, me sinto como um garimpeiro procurando ouro, dá trabalho para extrair glórias e aleluias.
Não pude perceber nenhuma reação positiva na igreja. Acho que a maioria percebeu o caráter teatral da sua pregação abundante em gestos e berros, mas pobre em palavras.
Ele é mais um desses jovens (ele tem só 18 anos) que escolheram "viver da fé". É um pregador itinerante que parece sobreviver da venda de seus DVD´s, pois os ofereceu no fim do culto.
Sinceramente, eu tenho pena desses indivíduos. Sinto muita tristeza pelo fato de eles terem escolhido esse caminho. É claro que ninguém peca pelo fato de desejar ser um pregador bem sucedido, mas escolher como paradigma a figura do Marco Feliciano é a mais infeliz das escolhas.
Além disso eu percebi que se trata se um jovem ainda muito inexperiente como crente, como cidadão e como pregador. Deu uma vontade tremenda de aconselhá-lo. Pensei em pedir para ele voltar para a sua terra, estudar, buscar uma profissão, etc. Ele tinha vindo de Minas e estava indo para a Bahia pregar também.
Mais trágico do que isso é o fato de as próprias igrejas estimularem o surgimento desses tipos de pregadores. São os próprios crentes que alimentam seus sonhos irreais. É o próprio sistema evangélico quem está fabricando esses clones do Marco Feliciano.
Oro a Deus para que ele envie alguém experiente para aconselhar esse jovem e assim possa resgatar a sua própria personalidade e individualidade.
Paz Pb. Cristiano,
Infelizmente, homens como o MF tem gerado "clones" tão rasos quanto uma miragem no deserto, mas como o irmão disse são "as próprias igrejas estimularem o surgimento desses tipos de pregadores.", pois em busca e Fogo Santo, tem levado fogo estranho aos púlpitos.
Em Cristo,
Ednaldo
Irmão Ednaldo.
Juntos, unidos, creio que sejamos capazes, com a ajuda do Senhor, de influenciar nossos líderes evangélicos de forma que eles venham a rejeitar esses tipos de pregadores, valorizando, assim, aqueles que se esmeram em expor a genuína palavra de Deus, através de um estilo que associe didática e profundidade.
Abraços
Cristiano
Graça e Paz, irmão Cristiano.
Vejamos o lado bom desse negocio, (se é que tem lado bom).
Imaginemos que ao invés de imitar o MF esse nosso irmãozinho imitasse o INRI CRIST. Até que algumas heresias estariam no mesmo nível, mas em
compensação o figurino seria hilário. Fico até com receio de escrever isso, já pensou se alguém gostar da idéia? Serei acusado de fomentar esse desastre em comentário em um blog. E nesse caso envolveria o prezado irmão por tabela e ai estaríamos os dois sendo arrolados como culpados.
Espero, sinceramente, que não aconteça esse desastre, porque é so o que esta faltando no nosso meio, essas doideiras atingirem níveis insuportáveis para aqueles que querem viver na verdade. E nos ai, como já disse varias vezes,
tendo que bater palmas pra maluco dançar. Porque? Por que não se pode contrariar maluco. Sinceramente, da vontade de levantar e sair correndo da congregação em uma situação assim.
Que Deus tenha misericórdia de nos e daqueles que querem clonar (alem de já clonarem praticas espirituais como se fossem receituário magico) certos pregadores que não são nenhuma referencia nem da exegese, hermenêutica e muito menos de gente comum.
Foi um ótimo post, e foi um prazer comentar.
Jesus Cristo deve ser clonado (vida, palavra e obras) e não essas figuras.
Já pensou Gilson, eu na igreja, com uma coroa de espinhos, dizendo "Ó Pai"?
Ontem eu tive certeza de que sou crente. Controlei a carne e ouvi a pregação até o fim. Foi difícil, mas consegui.
Deus te abençoe meu irmão
Paz, Cristiano.
No penúltimo parágrafo você atingiu a raiz de toda essa questão: O palhaço só faz sucesso porque a platéia compra o ingresso. Muitas igrejas contemporâneas tem se transformado em uma fábrica de ídolos. Lembro-me do episódio narrado no pentateuco, quando Arão pegou o ouro do povo, "lançou" no fogo (será?) e o resultado foi um ídolo para adorar. Pois bem: é exatamente isso que está acontecendo hoje.
Louvo a Deus pelas raras exceções...
Abraço fraterno,
Leonardo.
PS: Posso re-publicar no Púlpito Cristão?
Graça e paz querido,
Sabe o que é pior? É que se vc torce o nariz para isso, 90% dos crentes vão torcer pra vc quebrar o nariz!
Essas figuras de circo da estratosfera (Palavra do MF) são aberrações do modismo da "nova era da igreja cristã". Não me assusto, afinal isso é cumprimento das profecias das escrituras sagradas.
E até parei de visitar igrejas por constantes decepções como essas que o querido teve. E me preocupo muito com isso, quando indico alguém para visitar uma igreja, fico com medo depois, mas confio em DEUS.
Tudo oque causa impacto pode influenciar uma leva de seguidores, então os papagaios de púlpito vão aderir o estilo de tal "pregador" a fim de ganharem reconhecimento.
Pois sua apresentação é eloquente...que Deus tenha misericórdia desses homens que buscam status.
Prezados Eduardo e Miriam
Tenho orado a Deus para que ele ilumine a mente de coordenadores de departamentos como mocidade, adolescentes, senhoras, etc., para que eles convidem para seus eventos pregadores verdadeiramente comprometidos com o genuíno Evangelho, que impressionem, não pela teatralidade, mas pela profundidade de pensamento; que digam palavras que façam estremecer o espírito e não a carne.
Obrigado pelo comentário
Cristiano
Esses clones saõ pessoas imaturas sem nenhum dicernimento espiritual, saõ levados por ilusões com se fossem atingir alguma fama.A verdade que tudo isso tem acontecido, porque tem sido dissceminado no meio evangélico que o crente é levantado para fazer sucesso. Temos que combater esses modismos héreges, embora vaõ dizer que somos invéjosos, que estamos querendo apagar o brilho de outros, que somos frios, gelados, mas o que importa é permanecer na sãn doutrina primando pelos fundamentos biblicos Cristocentrico. Deus continue abençoando irmaõ Cristiano fique na paz do Senhor
Prezado irmão Laerte.
Deus conta com o trabalho de cada um de nós, em sua respectiva igreja, para resistir a essa situação. Temos de conversar com nossos pastores para não convidarem qualquer um para pregar na igreja.
Deus lhe abençoe
Cristiano
Lamentável. Cópias de Feliciano...
No mundinho evangélico, muitas coisas viram moda: "o melhor de Deus está por vir", "sonhos de Deus"; títulos e unções "apostólicas", "batalhas espirituais" e o evangelho da prosperidade com suas bíblias de estudos...
Pertmita-me apenas um comentário sobre o seu texto, com todo respeito: não trabalhe como garimpeiro para extrair 'glórias a Deus' e 'aleluias', como concordância, aprovação ou referência de que o povo reage (entendendo ou não entendendo)ao que está sendo pregado. Apenas pregue...
apaz querido: pastor é verdade tantos jovens e outros tambem q tem tanto pela frenti, tem potencial; pois se conseguem imitar tão bem pense: o que deus ñ pode fazer na vida de alguem, tão disponivel, e com tanta facilidade em aprender, nossa se fosem eles mesmo até o idolo q criarão ficaria pra tras ;pois se somos de deus e a palavra é dele temos tudo; é so buscar na fonte certa. e ser fiél sei q o mosso vai acordar e ver q pode ir mais alem com... cristo .oremos por ele ,e o q ñ é contra nós é por nós .
Gostaria apenas de te deixar um versículo que o Próprio Apóstolo Paulo deixou escrito em I Co. 11:1 - Sedes meus imitadores, como também eu sou de Cristo. Que penas que vocês não entende isso, Que Deus os abençoe