
Por Cristiano Santana
Esse Silas Malafaia não tem jeito mesmo. Na semana passada, enquanto eu me arrumava para ir trabalhar, liguei a TV, como de costume, para ouvir noticiários matutinos. O aparelho estava sintonizado no canal onde é transmitido o programa "Vitória em Cristo", apresentado por ele.
Ele tinha levado um pastor da Igreja Quadrangular de Governador Valadares, MG, que deu "testemunho". Tinha obtido a alta quantia de R$ 800.000,00 depois de ter investido em doações para o programa "Vitória em Cristo". Com esse dinheiro ele conseguiu comprar um terreno enorme para construir a sua igreja.
Baseados nesse "testemunho", ambos apelavam aos telespectadores: "Deus está falando comigo que se você investir nesta obra, Deus vai te multiplicar".
Não bastasse essa imoralidade "iurdiana" de pedir insistentemente por doações, ainda houve a utilização de uma exegese distorcida de 1 Re para tentar persuadir os telespectadores a contribuir.
Entretanto, o povo oferecia sacrifícios sobre os altos, porque até àqueles dias ainda não se tinha edificado casa ao nome do SENHOR. Salomão amava ao SENHOR, andando nos preceitos de Davi, seu pai; porém sacrificava ainda nos altos e queimava incenso. Foi o rei a Gibeão para lá sacrificar, porque era o alto maior; ofereceu mil holocaustos Salomão naquele altar. Em Gibeão, apareceu o SENHOR a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê. Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê. Agora, pois, ó SENHOR, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar. Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá. Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias.
O tal pastor sustentou que Deus só veio ao encontro de Salomão depois que ele ofereceu sua oferta no altar, os mil holocaustos, dando a entender que Deus só se aproximará de nós depois que procedermos como Salomão, oferecendo, também, a nossa oferta (essa oferta seria bastante dinheiro para o programa do Silas Malafaia!)
Fique evidente pelo texto que a causa da aparição de Salomão ao Senhor não foram as ofertas oferecidas, mas o fato de Salomão amar ao Senhor e andar em seus preceitos:
"Salomão amava ao SENHOR, andando nos preceitos de Davi, seu pai"
Além disso a resposta surpreendente de Salomão é de fazer qualquer desses telepregadores corarem de vergonha. Deus ordenou que ele pedisse o que quisesse:
"Pede-me o que queres que eu te dê."
E qual foi a resposta de Salomão:
"Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? "
Salomão podia ter pedido a morte de seus inimigos, riquezas incontáveis, reinado de paz, etc, mas pediu um coração sábio, um coração compreensivo, estando de acordo com o espírito do Evangelho: "Buscai o reino de Deus e a justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas"
A resposta de Deus foi maravilhosa:
"Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá. Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias."
Na verdade, esse texto é um tapa na cara daqueles que advogam a Teologia da Prosperidade, pois nos ensina que o que mais agrada ao Senhor é um coração humilde, quebrantado, cujo principal interesse é receber dádivas espirituais, como a sabedoria, ao invés de bençãos materiais.
Se Salomão fosse igual a esses telepregadores da atualidade, teria pedido um jatinho novo, um canal de televisão, um templo evangélico, etc. Mas Salomão fez o pedido certo, e devemos imitá-lo nesse aspecto.
Caro Pb. Cristiano Santana,
Graça e Paz!
Quanto ao fato de que o programa tem que ser pago e isso só se faz com dinheiro, não há a menor dúvida. Só conribuições voluntárias e com alegria, poderão fazer com que o objetivo seja cumprido.
O que não concordo, é quando textos bíblicos são utilizados fora do contexto, para atingir os alvos pretendidos.
A isso chamo de pretexto.
Acima disso, entendo ainda que, a experiência do Pr. da Quadrangular, foi algo individual e não necessariamente terá que se repetir com os demais contribuintes do referido programa.
Outrossim, entendo que a lei da semeadura é infalível, porém não tem prazo determinado, e muitos semeam na parte da manhã e já querem colher no mesmo dia à tarde. Ficam decepcionados quando não acontece o jeito que querem.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Infelizmente Cristiano,
o mundo é cheio disso. E isso muito me entristece. Parabéns por expor sua indignação.
Otimo texto posso colocar no meu blog ?
so falta o silas fazer as correntes do contribuintes!
Pois Cláudio
Só falta vender correntinhas mesmo. Pode colocar esse texto no seu blog, sim, meu irmão. Será uma honra.
Um grande abraço
Amado irmão Faustini.
Se os recursos obtidos através dessas ofertas fossem utilizados exclusivamente para fins evangelísticos, até que haveria uma atenuante.
Eu, por exemplo, não vejo sentido no programa "a la Ana Maria Braga" de sua esposa.
Prezado pr. Carlos Roberto
Realmente, para que o programa seja mantido no ar é necessária a contribuição, como o você bem disse. Também concordo com a sua palavra quando nos dá a entender que os meios utilizados para pedir contribuições sejam lícitos e dentro de uma perspectiva bíblica.
É a utilização de métodos persuasivos fantasiosos, antibíblicos e anti-éticos que evidentemente merece a nossa reprovação.
Fique na paz, meu pastor
Um grande abraço
A paz do Senhor! Meu esposo e eu assistimos esse programa, achamos um absurdo, quando vemos que o meio de comunicação esta sendo usado por alguns cristãos, mais para pedir dinheiro do que para pregar a palavra de Deus, sei que é muito caro para se manter no ar um programa, mas eu observo que outros programas que não são evangélicos não pedem dinheiro toda hora, e o povo de Deus é um pede pede que da agonia ate assistir, Deus me perdoe mais esta um verdadeiro vexame no meio evangélico.
Irmã Leda
A pergunta que se deve fazer quanto ao programa Vitória em Cristo é a seguinte: a finalidade principal desse programa é evangelizar? Às vezes eu tenho a impressão que esse programa só é útil na medida em que mantém a imagem do Silas Mafalaia na mídia e na medida em que serve como meio de divulgação dos produtos da Central Gospel. A pergunta que eu faço é a seguinte: as pregações do Silas ocupam quanto tempo do programa Vitória em Cristo? Se for menos do que a metade acho que alguma coisa está errada.
adorei ,mais infelizmente acontece muito isso ainda....
Quero parabeniza-lo, irmão Cristiano. Primeiro pelo excelente post e comentario, e em segundo pela paciencia enorme que teve em ver aquela bagaça ate o fim. Confesso ao irmão, que não consegui, pois parece que ja perdi a paciencia com esse "tipo de evangelho banganhador". Assim que ouvi "trouxe um amigo pastor para testemunhar acerca de...", troquei de canal. O pior que corri o risco de ver a continuação da outra bagaça que se vestiu de "super-homem" e ganhou o primeiro lugar na bobageira do CQC.
Os dons não são concedidos para proveito pessoal e egoístico. São para glorificar a Cristo e não ao homem, 1Co 12.4,11; Lc 9.51-55; 1Co 14.23. 6.
Os dons não substituem a Palavra de Deus. A Palavra é inspirada pelo Espírito e o Espírito confirma a Palavra, Jr 1.12.
Jesus lutou contra Satanás, no poder do Espírito, usando a palavra de Deus, Mt 4.1-11. O Espírito e a palavra estão sempre em perfeita harmonia. Homens cheios do Espírito são homens cheios da Palavra, Ef 5.18,19; Cl 3.16.
Quando homens torcem a Palavra e pregam outro "evangelho", com certeza estão possuidos por "outro espirito". Esse sagaz, violento, futil, fugaz, enganador, caluniador e mentiroso. Que ama o dinheiro com todas as forças. Profere palavras enganosas, para levar outros ao engano.
Que Deus nos livre (aos fieis) das garras deles.
Graça e Paz.
Essas distorçoes é que levam muintos ao engano, com certeza depois dessa muintos vaõ passar a contribuir com o programa, esperando milagres financeiros. O pior é que essas heresias faz com que muintos que naõ conhece o verdadeiro sentido da contribuiçaõ biblica, se tornen egoístas ofertando com a motivaçaõ errada.
Graça e Paz irmão,
tenho um fórum:
www.forumevangéilico.com
e gostaria de saber, se posso copiar alguma de suas matérias lá?
Obrigado,
Thiago Eddine.
Presbitero Lucas Magela
presado Cristiano,eu entendo que o pr silas malafaia divulga a central gospel,justamente por que ele é dono,mas isso não tira o merito da pregação,pois não é por muito falar que seremos ouvido certo, acho que precizamos orar pela vida dele e dos demais pastores que se destacam na midia, pois são alvos,e estão mais precizando das nossas orações do que das nossas criticas,acho que devemos olhar para a multidão que se rende aos pés de cristo na ora do apelo.enguanto a muitos que nem uma alma se quer consegue levar ate a cristo.
Abraços cristiano obrigado
OLA BOA NOITE!
E BOM DIALOGAR SOBRE TUDO ISSO, MAS DEVEMOS TOMAR MUITO CUIDADO QUANDO ACUSAMOS ALGUEM DE ALGO QUE NAO TEMOS CERTEZA QUE ESTA ACONTECENDO, AFINAL NAO SOMOS MELHORES NEM PIORES MAS SIM IGUAIS E SE ESTIVER ALGO DE ERRADO NAO SE PREOCUPEM ACALMEM SEUS CORACOES POIS DEUS ESTA NO CONTROLE DE TUDO E NADA NAO ACONTECE SE NAO FOR DA VONTADE DE DEUS. OBS:NAO ESTOU DEFENDENDO POIS NAO O CONHECO MAS TAMBEM NAO O JULGO POIS NAO CABE A MIN E NEM A NINGUEM MAS SIM A DEUS..