Autor: Cristiano Santana
Num desses dias, quando me preparava para ir trabalhar, liguei a televisão no momento em que o missionário R. R. Soares estava respondendo perguntas dos telespectadores. Alguém perguntou o que é hermenêutica e ele respondeu, em linhas gerais - não me recordo bem - que é a arte e a técnica da interpretação de textos. Mas o que me chamou a atenção foi o fato de o missionário ter dito que "não existe técnica para entender a Bíblia, pois quem dá a interpretação é o Espírito Santo". Não concordo com essa afirmação e vou expor os motivos:
1- Sem a utilização de algumas técnicas fica impossível entender o significado de algumas passagens bíblicas. Além de estarmos afastados dos autores bíblicos originais pelo tempo, ainda há a diferença de idioma, de cultura, de costumes e de lugar. Quem lê a parábola das 10 virgens, por exemplo, sem conhecer os detalhes da cerimônia de casamento daquela época, corre o risco de pensar que o noivo casa-se com todas elas. É preciso conhecer um pouco das leis existentes na época de Abraão para poder compreender que foi perfeitamente natural a utilização da escrava Hagar para suscitar descendência a esse patriarca, já que Sara não conseguia engravidar. Para entendermos perfeitamente um texto bíblico é preciso aplicar a interpretações léxico-sintática, contextual, histórico-cultural, teológica etc. Quem estiver esperando que o Espírito Santo vai revelar esses detalhes está completamente enganado. Esse trabalho de pesquisa deve ser nosso.
2- Se é exclusivamente o Espírito Santo quem nos revela o sentido do texto bíblico não há critério objetivo para se decidir qual é realmente a interpretação correta. Qualquer um, sob a alegação de que recebeu uma revelação divina, poderá dizer que a sua compreensão da Bíblia é a correta. O critério da verdade passaria a ser puramente subjetivo. Como convencer a alguém de que se equivocou na sua interpretação, nesse caso? Que instrumentos utilizaríamos para identificarmos as heresias? Tem de haver um crivo que é exatamente a aplicação sadia da hermêutica bíblica. É por causa dessa visão do missionário, tão difundida no meio evangélico, que estamos presenciando o surgimento de movimentos bizarros nas igrejas de nosso país. Cada um cria em sua mente loucas fantasias e as insere na Igreja que as aceita sem contestações, pensando ter fundamento bíblico.
3- A afirmação de que é o Espírito Santo quem ensina o sentido do texto bíblico não deixa de ser um retrocesso que nos remete à doutrina do magistério da Igreja Católica, segundo o qual encargo de interpretar autenticamente a Palavra de Deus, escrita ou transmitida, foi confiado exclusivamente ao Magistério vivo da Igreja, ao Papa e aos Bispos em comunhão com ele, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo. Segundo essa doutrina devemos nos submeter a interpretação que o alto escalão hierárquico da Igreja Católica aplica à Bíblia sagrada a qual seria superior em autoridade à nossa interpretação privada. Isso significa dizer que não são todas as pessoas que tem a capacidade de entender plenamente a Bíblia, somente aquelas dotadas de um inspiração especial dada por Deus. É comum vermos em nossas Igrejas "crentes espirituais" que se acham portadores dessa autoridade interpretativa os quais se acham no direito de desprezar as interpretações bíblicas daqueles que eles consideram carnais. Irônicamente são esses crentes gnósticos os maiores responsáveis pelo surgimento de modismos irracionais no seio da Igreja.
4- Interpretações errôneas da Bíblia são devidas muito mais a pressupostos do que propriamente à utilização incorreta de técnicas de interpretação. Pressuposto é aquilo que se supõe de antemão. Nesse sentido podemos dizer que se nos aproximarmos a Bíblia já condicionados por pressupostos, crenças ou qualquer tipo de visão ou filosofia, provavelmente iremos interpretar o texto bíblico de acordo com o nosso condicionamento. Um espírita lerá a Bíblia procurando base para o espiritismo, o ateu procurará contradições, o predestinista procurará textos que apoiam a predestinação, o outro, textos que apoiam o livre-arbítrio, e assim por diante. Seria muito bom se nos despíssemos desses pressupostos antes de sentarmos para ler as Sagradas Escrituras. Creio que o primeiro trabalho seria aplicar sobre o texto bíblico todas as técnicas de interpretação que se aplicam a qualquer obra literária (história, poesia, etc.). Só depois deveria haver o esforço de extrair as aplicações espirituais do significado obtido.
5- A pergunta que surge, finalmente é esta: qual é então o papel do Espírito Santo na interpretação bíblica? Gostei muito da explicação do irmão Misael Batista do Nascimento:
Quando falamos de interpretação, o Espírito Santo não concede nova revelação, e sim iluminação. Não há nova verdade a ser acrescentada sobre o texto bíblico. Há nova iluminação, ou seja, são-nos mostrados novos aspectos da verdade que são relevantes para a nossa situação atual. A verdade é apenas uma. As aplicações dessa verdade é que são diversas. Somos incumbidos de entender a verdade e, sob a unção do Espírito de Cristo aplicá-la. Não fomos chamados para descobrir novas coisas, mas para ensinar as velhas e maravilhosas verdades de forma nova, pois elas são sempre necessárias em nossa geração.
Essas aplicações da verdade são muitos mais fáceis de serem obtidas por alguém que já vivencia a realidade do texto bíblico do que por alguém que ainda não a experimentou. Por exemplo, quem já experimentou o novo nascimento obterá aplicações muito mais profundas de textos como João 3:3 do que aquele que ainda não foi transformado em filho de Deus. O primeiro já lerá o texto estando inserido nas consequências práticas de seu significado ao passo que o segundo será como aquele que lê sobre a sensação que um paraquedista sente quando pula de um avião sem nunca ter feito o mesmo.
O missionário R. R. Soares deveria ter um pouco de discernimento antes de falar essas coisas na televisão. Se é uma opinião particular dele, tudo bem; não sou contra. Entretanto ele deveria ser estar ciente da repercussão do que fala e do poder de influência que tem. Tais declarações só afundam ainda mais os cristãos no misticismo e na alienação.
Não é a toa que surgem todo dia mais e mais seitas. Outro dia vi 10 igrejas cristãs de diferentes nomes uma atrás da outra na mesma avenida. Os fiéis escolhem qual que mais lhes agrada, como num self-service: cada igreja com sua interpretação da verdade, quando ela deveria ser só uma.
R.R. Soares é daqui do Estado. Nosso Estado só perde para Roraima em número de igrejas com denominações diferentes, infelizmente. É uma loucura e isso acaba por segregar pessoas. É comum ouvir que alguns não frequentam tais lugares porque as pessoas que estão lá não são "de Deus" (conversa entre cristãos).
Com certeza, prezado Faustino, muitas seitas neopentecostais tem surgido por causa do desprezo em relação aos princípios elementares de interpretação bíblica. Cada um procura moldar sua interpretação de acordo com seus caprichos pessoais.
Foi exatamente o que eu disse a minha esposa, ontem, ao ouvir o mesmo R.R. Soares, dizer que "aquilo que você entendeu da Palavra é a revelação de Deus para você".
Ótima postagem.
Fique na Paz de Cristo.
Ednaldo.
Ednaldo.
Confesso que quando ouvi essas palavras do R.R. Soares quase caí para trás. Eu não sabia que ele tinha essa opinião. Lamentável.
Abraços
Cristiano
Assisto sempre que posso o programa dele, infelizmente são tantas coisas que estamos vendo nesses últimos dias, que se você não estiver firmado em Cristo e na sua palavra, chega a ser um alvo para essas heresias que nos rodeiam, gosto de muitas pregações que ele faz, mas, não são todas que eu concordo.
Irmã Leda,
R. R. Soares é outro pregador televisivo que, com o tempo, causou-me decepção.
Ele procura evitar qualquer vinculação com os outros programas de "libertação" de sua igreja. Todos conhecem o R. R. Soares como aquele pastor que aparece naquele programa de auditório, com cenário de céu azul ao fundo. Os outros pastores de sua igreja aparecem em programas com formato diferente, com jaleco branco (são médicos ou pais de santo?) oferecendo aos telespectadores toda sorte de superstições: gruta da libertação, óleo ungido, rosa, e outros objetos milagrosos.
R. R. Soares veladamente apóia todos esses artifícios, mas faz questões de não ser conhecido na mídia como aquele que os patrocina.
Concordo inteiramente. Os metodos atuais sao construir grandes catedrais (o que denota falta de esperanca para a Vinde do Messias), quando nao, reformas suntuosas, que se colocarmos na ponta do lapis da pra construir outra congregacao novinha e ainda sobra grana, compra de terrenos(na cabeca de alguns, e expansao do Reino na area imobiliaria), ocupacao de cargo importante na sucessao imperatorial (imperio pessoal) e chegar quem sabe a pastor presidente, ai sim, eh que a ditadura vai escambar. E aqueles que nao concordarem com "metodos pouco ortodoxos" que caiam fora.
Concordo com voçê, não vejo diferença entre ele e o Edir Macedo.
Meu amado irmão Gerson. Obrigado por mais uma visita ao meu blog.
Realmente são farinha do mesmo saco.
Prezado Cristiano
que alegria em ler um texto tão bem formulado e esclarecedor. Já está adicionado ao meu Google Reader
RR Soares é um pregador da Teologia da Prosperidade e fala muitas baboseiras, esta foi somente uma. Para mim Universal, Mundial, Graça e Renascer ocupam o mesmo setor das igrejas cristãs que desviam a sã doutrina. Aliás, na igreja da Graça o único que ainda dá umas bolas dentro é o Jayme de Amorim Campos.
Já repassei este texto a mais pessoas na esperança de que elas entendam que estudar a Palavra de Deus não é pecado e que temos capacidade pra isso. Tenho conversado com muitas pessoas e muitas nem querem saber de estudar a Bíblia, só vivem de "revelação do ES". Daí começam a cair na igreja por qualquer motivo, dão o dízimo por medo da maldição divina, etc
Um abraço
Prezado irmão
Obrigado por sua participação. Sabemos que R. R. Soares e cia. não querem que o cristãos desenvolvam uma consciência crítica, que só é possível mediante o estudo aprofundado da Palavra de Deus.
Um abraço
Cristiano Santana
Saudações em Cristo, Ir. Cristiano.
Seria bom que aquelas regras de interpretação de textos (que nos acompanham desde cedo) tão necessárias para compreensão de nossa língua pátria em nosso ensino secular, fossem (sábia e corretamente) usadas para melhor entender o que o Senhor quer nos ensinar.
Mas, também é preciso equilíbrio para não sermos apenas meros religiosos. O segredo está na piedade-conhecimento unidos para o "aperfeiçoamento dos santos".
Em Cristo,
Ir. Márcio Cruz
Querido Márcio
Pretendo, mais à frente, escrever um artigo sobre a hermenêutica legítima. Conforme você falou compreensão da Bíblia passa necessariamente pelas regras que utilizamos para interpretar qualquer texto. Essas regras devem ser somadas à iluminação do Espírito Santo. O resultado é uma interpretação sadia e equilibrada.
Deus lhe abençoe
Cristiano
Ele falou em defesa ou causa propria. Imaginem se ele se prender a regras da hermenêutica ou exegese, vai ficar algemado a verdade e aí não vai dar, tem que desandar, inventar, arrecadar, mentir, enganar, escamotear, isolar texto fora de contextos, esconder informações importantes e por fim jogar toda a conta para "foi Deus quem me revelou". E haja heresias.
que diria eu que ja não foi dito,, é realmente um
F A L S O P R O F E T A ele e todos os seus pastores,e os demais de sua igreja são os pobres enganados, assim tambem os que seguem,Valdemiro Santiago,Hernandes, Malafaia, Jabes de Alencar, Caio Fabio, Jose Wellington B. da Costa,(maçon)... Pagliarin, Milhomens, Edir Macedo, Marcos Feliciano, e muito mais que não da para citar aqui o espaço é pouco...
faça uma analise veja, se não esta seguindo um deles é facil saber, a porta é bem larga, o caminho é bem espaçoso, veja alguns exemplos , você não deixa a sua esposa lavar a garagem de calcinha e sutien, imagina,o que não vão pensar da sua esposa, ai estufa o peito engrossa a voz e diz --- querida vamos à praia no sabado com as meninas ,/ la ela e suas filhas pode enfiar uma tira dentro das nadegas, por um mini sutien e tudo bem la pode, DEUS vai estar fazendo o que na praia né??? voce pode torcer e até jogar futebol não tem nada a ver, pode deixar a de 40 e casar c/ a de 20,sua mulher pode se borrar toda pra ficar bonita como Jesabel,(aliás, DEUS pode ter pintado e enchido Èva de jóias para apresenta-la a Adão, né?)pode andar semi-nua, voces podem assistir a maldita imagem que fala, pode viver amasiado, pode se batizar em tanques ou picinas, ora, JESUS deixou os tanques de Jerusalem e foi ao rio porque ele quis, não tem nada a ver com ensinamento e muito mais que não da pra citar aqui o espaço é pouco.
E noite vai para igreja com uma biblia thonpison de estudo embaixo do braço com a maior cara de pau tomar ceia ,eh caminho apertadinho hem? que porta estreitinha né? DEUS me livre ...
Em outras palavras, só quem pode interpretar a biblias são "eles".
pegando gancho da sua narrativa, outro dia "me erre.erre" foi perguntado se a pessoa ao receber o "chamado", deveria abrir uma igreja...resposta do missionario: "não meu irmão, tome cuidadô (fazendo bico com os labios)nem sempre estes chamados são de deus".(pasmei!)em seguida ele pegou um boleto bancario e disse: vc estiver recebendo o "chamado" agora, não deixe pra depois, vá ao bradesco, tire a folha de baixo...(pasmei de novo!)
Sem comentários Tadeu. O único chamado de Deus que eles reconhecem atualmente é o de contribuir para as igrejas deles, infelizmente.