Por Cristiano Santana
O dilema de Heinz é um dos mais tradicionais exemplos utilizados na filosofia moral por aqueles que defendem a teoria de que às vezes nos encontramos numa situação em que, qualquer que seja o modo de proceder, estaremos violando uma regra moral. Eis o dilema:
"Numa cidade da Europa, uma mulher estava gravemente doente. Um medicamento recentemente descoberto por um farmacêutico dessa cidade podia salvar-lhe a vida. A descoberta desse medicamento tinha custado muito dinheiro ao farmacêutico, que agora pedia dez vezes mais por uma pequena porção desse remédio. Heinz, cuja mulher estava a morrer, contactou pessoas conhecidas para lhe emprestarem o dinheiro e, assim, poder comprar o medicamento. Apenas conseguiu juntar metade do dinheiro que o farmacêutico exigia. Foi ter, então, com ele, contou-lhe que a sua mulher estava a morrer e pediu-lhe para lhe vender o medicamento mais barato. Em alternativa, pediu-lhe para o deixar levar o medicamento, pagando mais tarde a metade do dinheiro que ainda lhe faltava. O farmacêutico respondeu que não, que tinha descoberto o medicamento e que queria ganhar dinheiro com a sua descoberta. Heinz, que tinha feito tudo o que era possível para comprar o medicamento, ficou desesperado e decidiu assaltar a farmácia e roubar o medicamento para a sua mulher."
O caso acima efetivamente gera várias opiniões a respeito da ação desse homem, algumas tendendo para a justificação, outras para a reprovação de tal conduta.
O dilema de Heinz me fez lembrar de um outro, que propus aos meus alunos da Escola Bíblica Dominical. Um determinado cristão, filho único, recebeu o salário numa segunda-feira. Durante a semana efetuou o pagamento de todas as suas obrigações: conta de luz, água, prestações, etc. restando-lhe apenas o dinheiro do dízimo que pretende entregar no domingo. Ao chegar a sexta-feira, ele recebe a notícia de que a sua mãe foi para o pronto-socorro com princípio de acidente vasculhar cerebral, popularmente conhecido como derrame. Ele imediatamente conclui que esse fato inesperado geraria uma série de despesas. Primeiramente toma conhecimento de que o médico prescreveu vários remédios caros. Em razão da inequação do transporte público, sua mãe terá de voltar para casa de táxi. O trajeto é longo e conta será alta. Além disso, ele terá de comprar alimentos pouco calóricos para sua mãe e outros produtos dietéticos, cujos preços são menos atrativos do que os preços de produtos comuns.
E agora?
Ele dá ou dízimo ou utiliza o dinheiro para cuidar da sua mãe?
A PAZ DO SENHOR IRMÃO CRISTIANO!
ELE DEVE ENTREGAR SEU DÍZIMO SEM DÚVIDAS NEM TEMORES.
DEUS É FIEL;PASSEI ALGO PARECIDO COM UMA OUTRA CONTA HA ALGUNS ANOS E O SENHOR ME HONROU A FÉ QUANDO ENTREGUEI O DIZIMO E DEIXEI PARA DEUS ME SUPRIR A NECESSIDADE.
EM CRISTO,
MARIO
Claro que ele deve usar o dinheiro para cuidar de sua mãe, se essa for a única possibilidade de salvar a vida dela. Aliás, está lá, nos Dez Mandamentos: "Honra teu pai e tua mãe para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor teu Dues"; "Não matarás". Se não socorresse sua mãe ele seria culpado de sua morte por omissão. Jesus seria implacável com o Sr. Mario César: "Ai de vós, fariseus, que pagais o dizimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças, e desprezais a justiça e o amor de Deus". Pagar o dízimo e com isso perder a mãe... Certamente esse não ama a Deus nem cumpre a sua Lei. O dilema do filho único de sua mãe em risco de perder a vida encontra solução na própria Bíblia, onde o espírito da Lei prevalece sobre a letra da lei.
Em primeiro lugar, o dízimo é mandamento de DEUS para as 11 tribos de Israel sustentarem a tribo de Levi(tribo sacerdotal), pois a essa tribo foi atribuido os serviços no templo-edifício, pois a mesma não tinha herança territorial e apenas cuidava das coisas de DEUS no templo-edifício(sacrifícios, manutenção do templo-edifício, etc...). Em segundo lugar, Jesus não mandou que ninguém entregasse dízimo nenhum que não fosse no Templo-edifício de Jeruzalém, nem que construíssem templos-edifícios nenhum, o único templo-edifício construído por ordem de DEUS foi o templo de Jerusalém, onde os secerdotes(levitas) exerciam seu trabalho. Em 70 D.C. o templo de jeruzalém foi destruído pelo império romano sendo extinto totalmente o mandamento do dízimo, pois se não existe mais templo-edifício, não existe também o ofício sacerdotal no templo, sendo assim os ex-sacerdotes poderiam com o trabalho de suas próprias mãos se sustentarem. Irmãos, onde estiverem 2 ou mais em SEU nome, ali ELE estará, Jesus veio para acabar com a alienação do homem a esses falsos mestres, eles são os verdadeiros devoradores das suas finanças, onde eles são capazes inclusive de fazer pessoas pouco informadas de deixarem de salvar a própria mãe por causa do dinheiro delas e ainda atribuem a DEUS tal mandamento. Qualquer dúvida ou questionamento acerca do que publiquei mandem um e-mail...
Abraços a todos!!!
Que o Jesus esteja com todos nós!!!
E-mail: diegomarcano0@gmail.com
Prezados irmãos,
Obrigado pelos comentários.
Há uma grande diferença entre a teoria e a prática. Eu duvido que alguém numa situação real de risco de morte da sua mãe, irá deixar de cuidar dela para contribuir para a igreja. Só se for uma monstro insensível.
Boa tarde irmão Cristiano!!!
Nesse caso, não existe essa teoria(dízimo) pois isso foi uma errônea interpretação dos falsos mestres, afim de obterem vantagem financeira de suas ovelhas-fantoches(alienadas, aprisionadas, etc...). A verdadeira teoria é que a igreja somos nós e que o templo do Espírito Santo é o nosso corpo, pois o espírito Santo de Deus, não pode habitar em lugar construído pelas mãos dos homens e nosso corpo foi criado pelas próprias mãos de Deus. Se querem contribuir com alguém, ajudem um orfatano, os pobres, os velhos desamparados, etc... todos os necessitados. Os verdadeiros mandamentos de Deus se resumem em 2: Ame a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo e você já cumpriu todos os mandamentos. Tudo se resume no AMOR...
INVESTIGUEM IRMÃOS, LEIAM A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO...
NÃO FOQUEM SÓ NA BÍBLIA, TEM COISAS QUE SÓ CONSEGUIMOS ENTENDER CONHECENDO A HISTÓRIA...
A BÍBLIA TEM VÁRIOS ERROS DE TRADUÇÃO, O MAIS PRÓXIMO DO ORIGINAL É A SEPTUAGINTA(TRADUÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO PARA O GREGO).
ABRAÇOS IRMÃO CRISTIANO, ESPERO ESTAR CONTRIBUINDO PARA ESCLARECER AS DÚVIDAS DE TODOS OS IRMÃOS...
QUE O NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA CONOSCO!!!
E-MAIL: diegomarcano0@gmail.com
Pois é irmão Diego
Lembremos do que o Senhor disse, "misericórdia quero e não sacrifícios"
Abraço
Bom dia Irmãos, minha opinião é que o filho deve sem dúvida nenhuma, obedecer à Deus sob todas as coisas, isto é, cumprir o seus mandamentos assim como em Ex 20, honrar sua mãe, pois este é o mandamento escrito pelo próprio dedo de Deus!
Quando Jesus resume os 10 mandamentos em 2, ele está se referindo às 2 tabuas da lei, que a primeira tábua se refere "AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e a segunda tábua "AME A SEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO". Isto se resume à lei , quando pergunta-se à cristo qual é o maior mandamento, cristo resume todos os mandamentos como importantes, pois são MORAIS, e isto cristo não aboliu e sim confirmando mais uma vez, CUMPRIU e ENSINOU.
O decálogo é uma lei moral eterna, criada pelo próprio Deus.
Que Deus permita que sejamos coerentes quanto à questão do AMOR.
Abraço a todos os irmãos,
fiquem na paz de nosso SENHOR JESUS CRISTO!