POR CRISTIANO SANTANA
Você que gosta de se vangloriar e de dar "carteiradas" nas igrejas que visita, dizendo com pompa que é ministro do Evangelho, já parou para estudar a origem bíblica da palavra "ministro"? Se ainda não fez isso, vou lhe ajudar usando, para isso, o Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento.
"Antes, como ministros (diakonos) de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições..." (2 Cor 6:4)
"Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro (diakonos)."(Col 1:23)
"Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros (diakonos) pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?" (Cor 3:5)
"Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro (diakonos) de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido." (1 Tim 4.6)
"São ministros (diakonos) de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes." ( 2 Cor 11.23)
Em todas as ocorrências de "ministro" a palavra traduzida é diakonos. O estudo etimológico desse substantivo revelará que o "glamour" e o "status" associados à função de ministro do Evangelho, nos dias atuais, é um conceito totalmente estranho aos escritos neotestamentários.
Diakoneo: "servir", "apoiar", "servir como diácono"; diakonia: "serviço", "cargo", "ajuda", "sustento", "distribuição" (de esmolas, etc.), "cargo de diácono"; diakonos: "servo", "diácono"
Grego Secular
No grego secular são básicos: (a) "servir a mesa", que é expandido para (b) "cuidar das necessidades do lar", e, a partir disto (c) "servir" de modo geral. O primeiro significado envolve sujeição pessoal que era considerada indigna e desonrosa para um homem livre. Quando é usado no terceiro sentido pode ser "serviço a uma causa", e.g., para o bem da comunidade (em Platão, em conexão com a polis), ou a um deus. Como tal, e uma tarefa honrosa e uma ocupação condigna para um homem livre. De modo geral, a entrega voluntária de si mesmo ao serviço do seu próximo é estranha ao pensamento grego. O alvo mais sublime diante do homem era o desenvolvimento da sua própria personalidade.
O subs, derivado diakonia expressa as ocupações subentendidas pelo verbo e significa "serviço", "cargo". O segundo substantivo, derivado diakonos denota a pessoa que leva a efeito a tarefa. Logo, o significado primário no grego secular era um "garçom", e assim e usado mais tarde com referência às refeições rituais.
Novo Testamento
Tanto nos Sinóticos quanto em Paulo diakoneo é achado com relativa freqüência, mas, com a exceção de Lc 10:40, diakonia não é achada nos Evangelhos, embora não seja incomum em Atos, e seja muito freqüente em Paulo. diakonos também é um conceito predominantemente paulino.
(a) diakoneo, "servir", é achado com o significado de "servir à mesa" em, e.g., Mt 8:15 par. Mc 1:31; Lc 4:39; 10:40; cf. Jo 12:2; Lc 17:8; At 6:2. Acha-se no sentido de "cuidar de" em Mt 27:55 par. Mc 15:41; Lc 8:3; Mt 4:11; 25:44 (no contexto de serviço a indivíduos), e em 2 Tm 1:18; Hb 6:10; 1 Pe 4:10-11 (no contexto da igreja). Usa-se especialmente para o trabalho dos diáconos em 1 Tm 3:10, 13; em conexão com a oferta para os santos em Jerusalém em Rm 15:24; 2 Co 8:19 (Pobre , art. ptochos NT 4 (a)); como expressão para a proclamá-lo do evangelho em 2 Co 3:3; 1 Pe 1:12; do próprio Jesus como expressão da Sua humilhação e entrega de Si mesmo em prol dos outros através do sofrimento e da morte em Mt 20:28 par. Mc 10:45; cf. Lc 18:26-27 (Redenção, art. lytrori), e, nesta conexão também, para a voluntária auto-humilhação do discípulo em Lc 22:26-27, e para seu seguir a Cristo em Jo 12:26. Empregado desta maneira, o conceito estende-se além dos limites da sua esfera anterior de significado. Já o dito escatológico em Lc 12:37 indica uma mudança nos valores previamente sustentados. Este também é o caso em Lc 22:27, ligado com o v. anterior, em que a humildade de Jesus fica sendo a norma para a vida dos discípulos (ver abaixo, 2).
(b) diakonia ocorre 34 vezes no NT. Significa "serviço à mesa" em Lc 10:40; At 6:1, etc. É usado em um sentido geral para serviço amoroso em 1 Co 16:15 e Ap 2:19; para o serviço amoroso mediante o levantamento de uma coleta em At 11:29; 12:25 ("missão" - ARA); Rm 15:31; 2 Co 8:4; 9:1, 12-13 (onde a graça de Cristo é claramente vista como o motivo); para a proclamá-lo da palavra e a missão cristã em 2 Tm 4:11; At 6:4; 20:24; 21:13; 2 Co 11:8, etc; para todos os serviços na comunidade cristã em Ef 4:12; para o serviço mediante anjos em Hb 1:14; para o cargo carismático em At 1:17; Rm 11:13; 2 Co 3:7-8; 4:1; 5:18; 6:3; Cl 4:17; 2 Tm 4:5. Cada serviço e cada cargo, no entanto, acha seu significado na unidade orgânica do corpo de Cristo (1 Co 12:5; Rm 12:7). A glória da diakonia do NT desenvolve-se disto (2 Co 2:8-9; ver abaixo, 3).
(c) diakonos é achada 29 vezes no NT. Seu significado primário é "aquele que serve à mesa" (Mt 22:13, onde há uma nota escatológica; Jo 2:5, 9). Significa um "servo" em um sentido mais amplo em Mt 20:26 par. Mc 10:43; cf. Lc 18:26; Mt 23:11, e um "ajudante" em Ef 6:21; Cl 4:7. Especialmente em Paulo, a palavra recebe um sentido especificamente cristão; e.g. um ''ministro" da nova aliança (2 Co 3:6), um "ministro" da justiça (2 Co 11:15), um "ministro" de Cristo (2 Co 11:23; Cl 1:7; 1 Tm 4:6), um "ministro" de Deus (2 Co 6:4), um "ministro" do evangelho (Ef 3:7; Cl 1:23; cf. 1 Co 3:5), um "ministro" da igreja (Cl 1:25). O próprio Cristo é chamado um diakonos em Rm 15:8 (de Israel) e Gl 2:17 (do pecado, no sentido paradoxal). Em Rm 13:4, a autoridade secular é chamada "ministro" de Deus.
Em Fp 1:1 e 1 Tm 3:8-13, diakonos é usado para um homem que detém o cargo de diácono na igreja; o mesmo título é aplicado a uma mulher, Febe, em Rm 16:1; este cargo talvez seja aludido em 1 Tm 3:11. Às vezes, diakonos é substituído por hypèretés; e.g. Lc 1:2 ("ministro" da palavra); At 26:16; 1 Co 4:1 ("ministros" de Cristo). A palavra originalmente significava um "remador", e daí, um "servo", "ajudante", "criado" (Hdt., 3, 65; 5,111). Em outros lugares no NT normalmente significa o "servo" (armado) de uma pessoa de autoridade, um "oficial" do tribunal da justiça, etc. (e.g. Jo 18:3, 12, 18, 22; Mt 5:25 ver abaixo, 4; 26:58).
Depois de termos utilizado esse maravilhoso dicionário, podemos facilmente concluir que, no contexto neotestamentário, o significado primário da palavra "ministro" é diametralmente oposto àquele que foi cunhado nos dias atuais, isto porque o ministro da Bíblia é alguém comissionado para servir humildemente ao próximo, é alguém que se entrega sem reserva ao serviço cristão. Não tem relação alguma com esses executivos engravatados que sentam nos púlpitos das igrejas de pernas cruzadas achando que são o centro das atenções.
A verdade é que, ao utilizar o termo "ministro" as igrejas evangélicas acabaram importando o significado secular dessa palavra, oriundo principalmente da esfera política. Por isso há pastores e evangelistas por aí, que só faltam ir à Brasília pedir uma audiência com o Lula, sob a alegação de que são ministros do Evangelho.
Na verdade, hoje em dia existem muitos ministros só de carteirinha. Por causa da soberba e da arrogância esses filhos de Balaão já deixaram de ser ministros do Evangelho há muito tempo. Muitos dos verdadeiros ministros do Evangelho estão nos bancos, como simples membros, desprezados e esquecidos, mas Jesus conhece o trabalho deles e irá recompesá-los com o devido galardão na glória futura.
É verdade: já está virando um negócio, a posiçao social e a carteira de munistro e que manda.
ainda bem que o juiz é Deus.
Amado irmão Gerson
Certamente muitos que não têm essa posição entre os homens receberão o maior galardão no céu.
Prezado Irmão Cristiano, a distorção vem de longos anos, de acordo com a conveniência, (se convem e dá status, vamos lá). Gostaria de ver essa galera posar de "ministro" se o lucro fosse prisão, chicotada, acoite, escarnio, tapa na cara, correntes nos tornozelos, fome, perseguição, tortura, ser chamado de lixo do mundo, de louco, maluco, etc. Esta claro que esses procuram a propria gloria e não a de Cristo. Se fosse so essa distorção de termos no evangelho estaria otimo, tem um caminhão cheio, incluem-se ai sacrificios, jejuns, campanhas, fogueira santa, agua santa e ungida, azeite ungido, rosa ungida, sal ungido, sabonete de arruda ungido, montes, retetes, advinhação, profetada, bizonhice, bizarrice, maluquice, e nos ai, batendo palmas pra esse bando de malucos dançarem.
Pois é irmão Gilson
E pensar que existem obreiros que gostam de usar a carteira que incluí acima.
Abração
Cristiano
concordo em partes. Pois o proprio paulo se colocou como apostolo. e escreveu aos efesios 4:11 os 5 ministerios da igreja, onde não esta diaconos.
é paradóxo sua comparação. e antagonica.
se bem q o sumo do teu texto tem muita verdade, apenas sua colocação não foi feliz.
paz.
Esse anônimo alienado deve ser algum desses que dão carteirada de ministro. Kkkkk.
é verdade carteira não vai entrar no céu não mas olhando para outro lado tém muitos fasos pastores e ministro que nem se quer tem um registro ministerial que com provem á sua onestidade e idoniedade para com povo de deus quem não registra seu ministerio no conselho pastoral é porque não tem vida limpa diante deus!!!
O pior é que com tantos escandalos sujaram o nome de pastor, agora vem com o nome de Apostólo, me diga o que significa Apostólo, que virou moda para alguns líderes. Abraços
Caro anônimo.
Queria muito que todos eles entendessem que ser cristão é servir e não ser servido.
Um abraço
muito bom...
Essa é a verdadeira função pastoral,SERVIR..
qualquer um pode ser ministro hoje, é só fazer um cursinho via internet e pronto, ja posso usufluir do que o titulo me garante hoje. Não há mais compromisso, não há mais chamado, servir esta fora de moda. Precisamos de uma reforma urgente.